O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
A fuga aos impostos rende bastante bem em Portugal !

Uma coisa curiosa que constatei neste mercado foi que os principais compradores eram funcionários públicos, ou funcionários do Estado paralelo. Há 20 anos os principais compradores eram donos de PMEs e médicos. Interessante a mudança de perfil... Os emigrantes portugueses também compraram e ainda compram. Mas quem mais comprava eram juízes, arquitectos, professores, directores de serviços... classe média do Estado...

A fuga aos impostos rende bastante bem em Portugal !

Sabes como é que alguns algarvios fizeram fortuna sem pagar um cêntimo de impostos... intermediários da venda de terrenos. Tinham contactos nas câmaras e sabiam com antecedência tudo sobre alterações de PDMs... passaram muitas prendas de Natal para funcionários de uma câmara aí do Algarve... depois falavam com pessoas de idade que tinham terras agrícolas, às vezes faziam a sua vigarice para enganar com documentos, e depois arranjavam um estrangeiro ou uma empresa daquelas que fazem infra-estruturas e lotes para comprar... e pelo caminho ganhavam dezenas de milhar de euros...

nem com os melhores salários podias pagar casas de 200 mil euros... garantias bancárias falsas, avaliações de risco potencial falsas, não me impressiona a falência massiva de pessoas e os buracos nos balanços dos bancos. A prudência nunca existiu nas cabeças de quem vendia crédito.

Tudo porque se acabou com os empréstimos com prazo máximo de 25 anos que existiam nos anos 90. Sem regulação, com empréstimos a 40 anos tudo foi possível.

o salário médio em portugal são 700-800 euros... esse nível de salários não paga imóveis de 200 mil euros. Estamos a falar para uma minoria de pessoas, se é que elas existem mesmo.

o salário médio em portugal são 700-800 euros... esse nível de salários não paga imóveis de 200 mil euros. Estamos a falar para uma minoria de pessoas, se é que elas existem mesmo.

Há posts atrás discutia-se o salário mínimo e o facto de haver tanta e tanta gente a usufruir do mesmo. Ora, se o salário médio ronda os "700-800 euros", então é porque também há muita gente a ganhar muito mais que o ordenado mínimo, para no fim de contas termos uma média dessa grandeza.

Agreste, olha quanto custa um apartamento T3 aqui:

-> T3 - Odivelas, Colinas do Cruzeiro.

E não é preciso procurar muito para encontrar pelo dobro ou triplo do preço.

• Gosto
Reactions: frederico
Agreste, as pessoas que compravam tinham salários acima de 2000 euros. Juízes, quanto ganham? Arquitectos ou engenheiros de empresas públicas ou empresas municipais? Advogados? Professores que dão explicações (aqui no Porto havia explicadores a tirar mais de 5000 euros/mês, ordenado mais explicações).

Posso te dizer que normalmente davam uma entrada, variava entre 25 a 100 mil euros e depois o resto era pago com empréstimo mas não pediam normalmente a mais de 20 anos.

A minha família esteve no negócio quando dava e conheço a realidade do sector na zona do sotavento.

Agreste, já viste os milhares de apartamentos e casas que foram vendidos na Praia Verde, Manta Rota, Altura, Cabanas, Conceição, Vale Caranguejo, Tavira, Hortas, Aldeia Nova, Monte Fino ou Santa Luzia? Sabes quem comprou aquilo tudo? Na sua maioria portugueses. Alguns espanhóis, irlandeses, holandeses ou ingleses, mas arrisco que mais de 70 ou 80% foi para portugueses.

Há posts atrás discutia-se o salário mínimo e o facto de haver tanta e tanta gente a usufruir do mesmo. Ora, se o salário médio ronda os "700-800 euros", então é porque também há muita gente a ganhar muito mais que o ordenado mínimo, para no fim de contas termos uma média dessa grandeza.

Agreste, olha quanto custa um apartamento T3 aqui:

-> T3 - Odivelas, Colinas do Cruzeiro.

E não é preciso procurar muito para encontrar pelo dobro ou triplo do preço.

Não vou discutir a avaliação desses imóveis porque não sei onde ficam... A maioria das pessoas chega aos 700-800 euros, não se paga mais do que isso. Estão a aparecer cada vez mais salários mínimos e a média está já a descer. A realidade é que os salários são muito baixos em Portugal. Não devia ser possível chegar a esses valores e portanto esses imóveis não estão acessíveis. Talvez tenham estado quando a avaliação de risco era muito má.

Agreste, as pessoas que compravam tinham salários acima de 2000 euros. Juízes, quanto ganham? Arquitectos ou engenheiros de empresas públicas ou empresas municipais? Advogados? Professores que dão explicações (aqui no Porto havia explicadores a tirar mais de 5000 euros/mês, ordenado mais explicações).

Posso te dizer que normalmente davam uma entrada, variava entre 25 a 100 mil euros e depois o resto era pago com empréstimo mas não pediam normalmente a mais de 20 anos.

A minha família esteve no negócio quando dava e conheço a realidade do sector na zona do sotavento.

Ok... então que raio de avaliações bancárias foram as que se fizeram para vender imóveis tão caros com tão poucas garantias. Dar dinheiro de entrada não me impressiona nada, não é garantia de nada. São operações a muitos anos. Os bancos queriam ganhar nos juros mas e o resto? Despejamos dinheiro em banalidades pessoais para os de cima... os de baixo não chegaram a comprar o que precisavam e agora vivemos todos rotos.

Outra coisa que não entendo é como é possível que as pessoas se apresentam em tribunal para pedir a insolvência a título individual com 5-10 e até mais créditos por pagar... Não devia ser possível! a mim não me emprestam dinheiro 10 vezes!

Não sei onde vão buscar esses valores de 5 mil euros mensais... só pode ser na economia paralela. Se eu ganhasse 5 mil euros não precisava de crédito bancário pra nada.

Disse-me quem está nisto do sector imobiliário que antes do euro compravam casa no Algarve os estrangeiros e os portugueses, quando compravam, pagavam a pronto. Os portugueses iam mais para os apartamentos, houve muita gente com PME's a comprar nos anos 80 e 90 para usufruir como casa de férias ou para arrendar. A compra a crédito veio depois. Pessoalmente acho uma asneira pedir um empréstimo para comprar uma casa de férias, mas cada um sabe de si.

E sobre avaliação de risco... com 18 anos ainda estudante recebi uma carta do BCP com um cheque oferta de 2000 euros para crédito ao consumo... deveriam estar fiados na conta do meu pai... cabe na cabeça de alguém enviar 2000 euros para um «puto» de 18 anos?

Disse-me quem está nisto do sector imobiliário que antes do euro compravam casa no Algarve os estrangeiros e os portugueses, quando compravam, pagavam a pronto. Os portugueses iam mais para os apartamentos, houve muita gente com PME's a comprar nos anos 80 e 90 para usufruir como casa de férias ou para arrendar. A compra a crédito veio depois. Pessoalmente acho uma asneira pedir um empréstimo para comprar uma casa de férias, mas cada um sabe de si.

Penso que nos anos 90 surgiu a idéia do time-sharing, em que um apartamento no algarve podia ser comprado por uma sociedade de n pessoas, que teriam direito a usufruir durante 365/n dias ao ano.

Na Urbanização São Miguel em Moncarapacho, a vivenda mais barata é de 250 mil euros a mais cara é quase de 400 mil euros.

http://casa.trovit.pt/index.php/cod.search_homes/type.1/what_d.urbanização s miguel moncarapacho/

Na Urbanização Cerro Azul (a urbanização do Pinto da Costa) em Moncarapacho a 2 kms da anterior tem uma vivenda à venda por 210 mil euros.

Nem estamos na zona mais turística do Algarve e quem procura são mais portugueses, porque conheço a agência imobiliária que vende.

• Gosto
Reactions: frederico
Na Urbanização São Miguel em Moncarapacho, a vivenda mais barata é de 250 mil euros a mais cara é quase de 400 mil euros.

http://casa.trovit.pt/index.php/cod.search_homes/type.1/what_d.urbanização s miguel moncarapacho/

Na Urbanização Cerro Azul (a urbanização do Pinto da Costa) em Moncarapacho a 2 kms da anterior tem uma vivenda à venda por 210 mil euros.

Nem estamos na zona mais turística do Algarve e quem procura são mais portugueses, porque conheço a agência imobiliária que vende.

Os preços não podem baixar porque os terrenos foram vendidos 3 a 5 vezes acima do seu valor real.

Nisto da construção não aponto o dedo aos construtores e a quem vendeu os terrenos, aponto sim às cúpulas políticas de Lisboa. Os problemas que temos neste sector já existiam no Estado Novo, e em 40 anos de democracia nunca ninguém os resolveu. Com a orgia de crédito barato das últimas duas décadas foi a desgraça que conhecemos, mas os problemas já vêm do Estado Novo e até da Primeira República.

Infelizmente um número preocupante de portugueses gosta de esquemas para ganhar dinheiro rápido, no século XIX houve a escravatura no Brasil, com a consequente acumulação de riqueza em Portugal (os negreiros e os «brasileiros), agora houve a construção, o crédito e os fundos europeus.

Miguel Macedo diz que escadaria da Assembleia não volta a ser invadida
O que aconteceu ontem na 'manif' das Forças de Segurança "não voltará a repetir.se", disse o ministro da Administração Interna esta noite.
Manuela Goucha Soares
20:56 Sexta feira, 22 de novembro de 2013
Miguel Macedo diz que o que está em causa é a credibilidade e prestígio das Forças de Segurança Lusa Miguel Macedo diz que o que está em causa é a credibilidade e prestígio das Forças de Segurança
macedo-9a73.jpg

"Quero dizer aos portugueses que num Estado de Direito há regras a cumprir e limites que não devem ser ultrapassados", disse esta noite o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, numa curta declaração ao país.

O que aconteceu ontem na 'manif' das Forças de Segurança "não voltará a repetir-se", afirmou o titular da pasta da Administração Interna, acrescentando que esses "acontecimentos são absolutamente inaceitáveis".

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/miguel-mace...ao-volta-a-ser-invadida=f842514#ixzz2lSjPwA00

se eles enquanto fardados têm de cumprir ordens e a ordem , porque raio os que lá estavam de farda não o fizeram desta vez tal como o fazem nas outras manifestações em que o povo também quer subir a escadaria "num acto simbólico"?

• Gosto
Reactions: Snifa e Aristocrata
Miguel Macedo diz que escadaria da Assembleia não volta a ser invadida
O que aconteceu ontem na 'manif' das Forças de Segurança "não voltará a repetir.se", disse o ministro da Administração Interna esta noite.
Manuela Goucha Soares
20:56 Sexta feira, 22 de novembro de 2013
Miguel Macedo diz que o que está em causa é a credibilidade e prestígio das Forças de Segurança Lusa Miguel Macedo diz que o que está em causa é a credibilidade e prestígio das Forças de Segurança
macedo-9a73.jpg

se eles enquanto fardados têm de cumprir ordens e a ordem , porque raio os que lá estavam de farda não o fizeram desta vez tal como o fazem nas outras manifestações em que o povo também quer subir a escadaria "num acto simbólico"?

Nas manifestações anteriores, houve arremesso de pedras, insultos etc etc...claro que os polícias não são de ferro, são homens, e naturalmente reagem a isto tudo...de qualquer modo era óbvio que os colegas não iam bater nos outros colegas...é certo e sabido que , mesmo que não houvesse insultos nem agressões, o "povo" não iria poder subir a escadaria , tal como fizeram os polícias, a meu ver foi uma autêntica palhaçada, parecia tudo combinado, um "churrasco" entre amigos, os polícias que lá estavam para manter a ordem já sabiam de antemão que não iriam ocorrer problemas, e facilitaram, no fim até se cumprimentaram e tiraram fotos juntos.........:rolleyes:

• Gosto
Reactions: CptRena
Estado
Fechado para novas mensagens.