O Fórum das Caminhadas

caminhadas

Cirrus
Registo
9 Jun 2008
Mensagens
2
Local
Torres Vedras
Portugal.gif


O FÓRUM DAS CAMINHADAS



E-mail: caminhadas.web@gmail.com


Apresentação institucional: O teu Fórum das Caminhadas, Passeios e Percursos Pedestres, Calendarização de caminhadas e passeios pedestres, percursos pedestres sinalizados, equipamentos, biblioteca, links, etc. tudo o que precisas de saber onde e quando podes participar e muito mais.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Está lançada a ideia de uma caminhada à Sanabria, ao seu ponto mais alto, Peña Trevinca, em data a combinar. Surgiram já interessados, deixem aqui a vossa intenção, para se pensar nalguma coisa mais organizada.:thumbsup:

Tal como o Dan disse no seguimento interior norte e centro, esta é uma óptima ideia. Aliás, já por diversas vezes foi falado em algo do género, mas nunca se tem passado do pensamento à acção. :hehe:

Exercício, meteorologia, natureza, fotografia e convívio. ;)
Eu acho que é de combinar.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Tal como o Dan disse no seguimento interior norte e centro, esta é uma óptima ideia. Aliás, já por diversas vezes foi falado em algo do género, mas nunca se tem passado do pensamento à acção. :hehe:

Exercício, meteorologia, natureza, fotografia e convívio. ;)
Eu acho que é de combinar.

A caminhada proposta tem uma duração estimada de 8 horas, o que exige alguma preparação física. Não envolve escalada, não havendo necessidade portanto de equipamento especial.:cool:

Estava a pensar numa altura em que existisse menos neve e as pessoas tivessem mais tempo livre, para não ser só chegar, caminhar e partir. Uma hipótese seria por altura da Páscoa, talvez o sábado depois do feriado de sexta-feira santa. Como diz o AnDré, falta passar à acção, digam de vossa justiça...;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
A caminhada proposta tem uma duração estimada de 8 horas, o que exige alguma preparação física. Não envolve escalada, não havendo necessidade portanto de equipamento especial.:cool:

Estava a pensar numa altura em que existisse menos neve e as pessoas tivessem mais tempo livre, para não ser só chegar, caminhar e partir. Uma hipótese seria por altura da Páscoa, talvez o sábado depois do feriado de sexta-feira santa. Como diz o AnDré, falta passar à acção, digam de vossa justiça...;)

Se quiserem escolher outro fim-de-semana, nesse Sábado não vou estar por cá :(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ora aí está, sem ti não haverá caminhada Dan. Vamos para a tua região, desculpa mas vais ter que ser tu a marcar o sábado. Nós seguimos-te:thumbsup:

E começa aqui a primeira dificuldade!:hehe:
E se fosse, por exemplo, no fim-de-semana que antecede a Páscoa (4 e 5 de Abril)?
Seria mais fácil para os jovens e até para os professores, que se não estou em erro, estarão de férias por essa altura.

Outra dificuldade é o transporte, a estadia, as refeições... Enfim!

Não conheço a Sanabria, mas por ser um destino turístico, suponho tudo lá deve ser um pouco caro.

Assim, e mais uma vez a pensar em algo económico e acessível a todos, seria encontrar-mo-nos em Bragança na sexta-feira (dia 3) à noite, ou Sábado (dia 4) bem cedo, e partirmos para a Sanabria.
Talvez as pessoas com carro, pudessem levar aqueles que não têm carro, dividindo a gasolina entre todos. :)

Quanto a estadia, e sendo em Bragança, existe uma pousada de juventude que tem boas condições e a um preço bastante bom. Ver aqui!

Quanto a refeições, e porque se trata de uma caminhada, que tal piquenique? :p

PS: Para o pessoal de Lisboa que trabalhe ou tenha aulas nessa sexta-feira (dia 3), o último autocarro para Bragança parte às 18h de Sete Rios e chega a Bragança às 00h40.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
boas

desculpem lá o off topic, mas para quem vive nas ilhas (Terceira e Pico) pode participar nas caminhadas realizadas pelos Montanheiros pelo interior destas duas ilhas, começam dia 15 deste mês, quem quiser é só encontrarem-se pelas 9h junto da sede dos montanheiros da respectiva ilha.

para o pessoal do continente que goste da natreza esta é sem dúvida ma maneira de conhecer estas ilhas em todo o seu esplendor...

para quem quiser saber mais sobre esta associação vá a

http://www.montanheiros.com/
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
E começa aqui a primeira dificuldade!:hehe:
E se fosse, por exemplo, no fim-de-semana que antecede a Páscoa (4 e 5 de Abril)?
Seria mais fácil para os jovens e até para os professores, que se não estou em erro, estarão de férias por essa altura.

Outra dificuldade é o transporte, a estadia, as refeições... Enfim!

Não conheço a Sanabria, mas por ser um destino turístico, suponho tudo lá deve ser um pouco caro.

Assim, e mais uma vez a pensar em algo económico e acessível a todos, seria encontrar-mo-nos em Bragança na sexta-feira (dia 3) à noite, ou Sábado (dia 4) bem cedo, e partirmos para a Sanabria.
Talvez as pessoas com carro, pudessem levar aqueles que não têm carro, dividindo a gasolina entre todos. :)

Quanto a estadia, e sendo em Bragança, existe uma pousada de juventude que tem boas condições e a um preço bastante bom. Ver aqui!

Quanto a refeições, e porque se trata de uma caminhada, que tal piquenique? :p

PS: Para o pessoal de Lisboa que trabalhe ou tenha aulas nessa sexta-feira (dia 3), o último autocarro para Bragança parte às 18h de Sete Rios e chega a Bragança às 00h40.

Penso que apresentaste um bom programa AnDré:thumbsup: Gostava de acrescentar o seguinte:
1) Existe em Bragança um hotel Ibis, com preços módicos;
2) A distância a percorrer é de cerca de 23 km, por montes (8 horas de percurso), logo iremos ter obrigatoriamente que fazer um piquenique;
3) No sabado de manhã vamos ter que arrancar bem cedo de Bragança, são cerca de 45 minutos até à Lagoa dos Peixes, onde começa o trajecto. O ideal será chegada na véspera;
4) Disponibilizo o meu carro para levar pessoas;
5) Se entenderem, é possível organizar um jantar de confraternização no sábado, a fome deve ser muita e não faltam em Bragança e arredores bons restaurantes.:D
6) Sugeria que o Dan, que já efectuou este trajecto, pelo que sei, nos desse umas dicas sobre que vestuário/calçado/equipamento que cada um deve levar.
7) Penso que a data está bem escolhida.

Dito isto, aceitam-se inscrições:w00t:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
boas

desculpem lá o off topic, mas para quem vive nas ilhas (Terceira e Pico) pode participar nas caminhadas realizadas pelos Montanheiros pelo interior destas duas ilhas, começam dia 15 deste mês, quem quiser é só encontrarem-se pelas 9h junto da sede dos montanheiros da respectiva ilha.

para o pessoal do continente que goste da natreza esta é sem dúvida ma maneira de conhecer estas ilhas em todo o seu esplendor...

para quem quiser saber mais sobre esta associação vá a

http://www.montanheiros.com/

Obrigado pela informação, Hazores. Já estive em S. Miguel, num congresso e demos a volta à ilha de carro. Fiquei com imensa vontade de regressar, para conhecer outras ilhas, pode ser uma boa ideia com os montanheiros:thumbsup:
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Boa noite!

Eu estou a adorar a ideia e disponho-me a apadrinhala, colocando á vossa disposição o carro e tudo o mais necessário aqui na cidade.

Conheço a lagoa dos peixes, mas nunca efectuei o percurso até Peña Trevinca, mas gostava de salientar que é um percurso a efectuar todo acima dos 1700mts de altitude e uma grande parte acima dos 2000m...

Não é como caminhar à beira mar... e parece-me que no inicio de Abril, o tempo ainda estará muito agreste por aquelas altitudes...:(

Porque não tentam conciliar uma data mais perto de Junho, onde os dias são bem mais compridos e o tempo na alta montanha também será mais ameno?

Hoje, à vista desarmada, via-se que a Sanábria continuava com uma grande camada de neve... è muito frequente a neve manter-se até Maio....:rolleyes:


Pensem nisso;)




z z z z z z z z z z z z z
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Boa noite!

Eu estou a adorar a ideia e disponho-me a apadrinhala, colocando á vossa disposição o carro e tudo o mais necessário aqui na cidade.

Conheço a lagoa dos peixes, mas nunca efectuei o percurso até Peña Trevinca, mas gostava de salientar que é um percurso a efectuar todo acima dos 1700mts de altitude e uma grande parte acima dos 2000m...

Não é como caminhar à beira mar... e parece-me que no inicio de Abril, o tempo ainda estará muito agreste por aquelas altitudes...:(

Porque não tentam conciliar uma data mais perto de Junho, onde os dias são bem mais compridos e o tempo na alta montanha também será mais ameno?

Hoje, à vista desarmada, via-se que a Sanábria continuava com uma grande camada de neve... è muito frequente a neve manter-se até Maio....:rolleyes:


Pensem nisso;)




z z z z z z z z z z z z z

Não deixas de ter razão, Z13, quanto á possibilidade de existir uma quantidade de neve que dificulte muito a caminhada em Abril. Ou não, o nosso amigo anticiclone pode encarregar-se de a derreter.;)

De qualquer forma, eu propunha manter-mos a data agendada, existem na Sanábria outros trajectos possíveis mais fáceis ou até em Montesinho. Penso que será um pretexto para um convívio agradável e para o conhecimento de uma bela região.:thumbsup:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Não deixas de ter razão, Z13, quanto á possibilidade de existir uma quantidade de neve que dificulte muito a caminhada em Abril. Ou não, o nosso amigo anticiclone pode encarregar-se de a derreter.;)

De qualquer forma, eu propunha manter-mos a data agendada, existem na Sanábria outros trajectos possíveis mais fáceis ou até em Montesinho. Penso que será um pretexto para um convívio agradável e para o conhecimento de uma bela região.:thumbsup:

Também concordo. Podemos agendar alguma coisa já para Abril, se estiver bom tempo até podemos tentar a Peña Trevinca. No caso de estar nevoeiro, chuva ou neve sempre podemos dar um passeio num local menos exigente aqui na região.