O Fórum das Caminhadas

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Também concordo. Podemos agendar alguma coisa já para Abril, se estiver bom tempo até podemos tentar a Peña Trevinca. No caso de estar nevoeiro, chuva ou neve sempre podemos dar um passeio num local menos exigente aqui na região.

Concordo em absoluto! Um passeio de 23km feito em 8 horas a essas altitudes já será um pouco exigente o que para iniciar o pessoal nestas andanças é capaz de ser puxado :hehe: Convém que o tempo esteja de feição.:thumbsup:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Penso que apresentaste um bom programa AnDré:thumbsup: Gostava de acrescentar o seguinte:
1) Existe em Bragança um hotel Ibis, com preços módicos;
2) A distância a percorrer é de cerca de 23 km, por montes (8 horas de percurso), logo iremos ter obrigatoriamente que fazer um piquenique;
3) No sabado de manhã vamos ter que arrancar bem cedo de Bragança, são cerca de 45 minutos até à Lagoa dos Peixes, onde começa o trajecto. O ideal será chegada na véspera;
4) Disponibilizo o meu carro para levar pessoas;
5) Se entenderem, é possível organizar um jantar de confraternização no sábado, a fome deve ser muita e não faltam em Bragança e arredores bons restaurantes.:D
6) Sugeria que o Dan, que já efectuou este trajecto, pelo que sei, nos desse umas dicas sobre que vestuário/calçado/equipamento que cada um deve levar.
7) Penso que a data está bem escolhida.

Dito isto, aceitam-se inscrições:w00t:


Grande ideia, ainda por cima uma caminhada a um pico que eu não conheço-Peña Trevinca.

Eu da minha parte ainda não sei se estarei em Bragança nesse fim-se-semana, porque estou a atravessar uma época complicada em termos de trabalho, mas se puder lá estarei. Deve ser uma caminhada fantástica:thumbsup:



Senderismo: Ruta nº 8 - Ascensión a Peña Trevinca
Trazado: Laguna de los Peces - Vega del Conde - Peña Trevinca
Distancia: 25 Km apx. ida y vuelta
Duración: 9:30 Horas apx. ida y vuelta
Dificultad: Alta por su desnivel
Desnivel acumulado: 630m apx.
Tipo de camino: Sendas ganaderas y tramos campo a través
Información : Peña Trevinca es la cumbre de Zamora. Esta excursión la iniciamos en la Laguna de los Peces y seguimos la senda que pasa por la Laguna la Ventosa, descendemos al valle de Vega del Conde y desde ahí, río arriba llegamos a los pies de Peña Trevinca. El Paso por la cumbre es de vértigo, por lo que esta ruta no es indicada para los que tengan problemas con las alturas. La mejor época del año es el mes de Junio y Julio.
© www.alojamientoensanabria.com/



É esta rota que estão a pensar fazer?!



91590764.png




O jantar de Sábado devia ser noutro lugar "mítico" em termos meteorologicos - Gimonde:)
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Grande ideia, ainda por cima uma caminhada a um pico que eu não conheço-Peña Trevinca.

O jantar de Sábado devia ser noutro lugar "mítico" em termos meteorologicos - Gimonde:)

A ideia de afrontarmos o Peña Trevinca em Abril pode ser complicada, é uma questão a ponderar. Na data prevista (4 e 5 de Abril), alguma rota iremos percorrer.:thumbsup:

Quanto ao jantar, a oferta de Gimonde é vasta, por mim apoio a ideia.;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A ideia de afrontarmos o Peña Trevinca em Abril pode ser complicada, é uma questão a ponderar. Na data prevista (4 e 5 de Abril), alguma rota iremos percorrer.:thumbsup:

Quanto ao jantar, a oferta de Gimonde é vasta, por mim apoio a ideia.;)

Pois, depende muito do tempo.
Se este tempo anticiclónico se mantiver, com temperaturas elevadas para a época, o mais provavel é depararmos-nos com a Primavera instalada também por lá... Digo eu. :unsure:

Na minha opinião, apostávamos na Sanábria como plano A.
Caso o tempo não o permita, temos o Montezinho ali junto a Bragança, que não é nada de descartar! :)

Quanto a Gimonde, já conheço o rio igrejas, a ponte... Mas o petisco ainda não provei! Também apoio a ideia! :D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,933
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Só uma informação que pode ser útil: Há uma pousada cerca de 3 a 4 quilómetros a partir do lago de Sanábria em direcção à lagoa dos peixes, mais precisamente na localidade de San Martin de Castaneda, e trata-se de uma POUSADA DA JUVENTUDE.
Penso que é assim um local ideal para pernoitar e subir bem cedo à montanha, sem o transtorno de uma viagem de Bragança antes de uma caminhada como a que pretendem fazer.
É acessível monetariamente pelo que me disse um colega que já ali pernoitou.
E há ainda um interessante parque de campismo se assim o desejarem 2 quilómetros antes dessa pousada - tem uma pequena faixa de areia junto ao lago (voltada a sul ;)) para quem pretenda fazer actividades de bronzeamento e passeio "marítimo.:thumbsup:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Só uma informação que pode ser útil: Há uma pousada cerca de 3 a 4 quilómetros a partir do lago de Sanábria em direcção à lagoa dos peixes, mais precisamente na localidade de San Martin de Castaneda, e trata-se de uma POUSADA DA JUVENTUDE.
Penso que é assim um local ideal para pernoitar e subir bem cedo à montanha, sem o transtorno de uma viagem de Bragança antes de uma caminhada como a que pretendem fazer.
É acessível monetariamente pelo que me disse um colega que já ali pernoitou.
E há ainda um interessante parque de campismo se assim o desejarem 2 quilómetros antes dessa pousada - tem uma pequena faixa de areia junto ao lago (voltada a sul ;)) para quem pretenda fazer actividades de bronzeamento e passeio "marítimo.:thumbsup:

Obrigado Aristocrata, pelas informações preciosas. Principalmente a Pousada da Juventude pode ser uma boa opção para quem se desloque de longe. Aliás existe mesmo um trilho que parte de San Martin de Castaneda até à Lagoa dos Peixes.
Este tempo estival, a continuar, vai derreter grande parte da neve existente, o que pode facilitar o atingir do nosso grande objectivo, a ascenção do Peña Trevinca.:thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,933
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Podes contar com o derreter lento da neve a essas altitudes mas não contes com um clima sempre assim. Em Abril pode nevar intensamente por lá e o frio instalar-se em força se assim houver mudança para tal.
Mais um apontamento: a meio de Setembro passado estive lá de férias - 4 dias - e se de dia passeei de t-shirt pela lagoa dos peixes e fiz praia com respectivos banhos no lago de Sanábria, também à noite o aquecimento das casas já estava ligado - volto a referir: de noite, no dia 15 de Setembro, o aquecimento das casas já está ligado pois o frio é marcado.
Não esperem sempre um tempo tão ameno como aqui - lá o clima é tipicamente de montanha e podem ter surpresas, por isso preparem-se bem.
Dou também outra ideia de alojamento:
- para quem quer partilhar uma habitação, sem ser numa pousada, ou quer levar a família, há um alojamento rural a 2 Km do lago; chama-se el fontano, fica em Galende (www.elfontano.com), e tem 9 ou 10 apartamentos simples e pequenos, com 2 quartos + sofá cama, pequena kitchenet e casa de banho; fiquei lá nessa altura que referi e paguei por noite 40€. É simpático o alojamento e fica junto à estrada que leva ao lago.
Há outras opções na zona como hospedarias ou pensões, cada qual ao gosto de cada um:thumbsup:
Em relação aos preços: é uma zona turística mas que é essencialmente procurada nos fins de semana da primavera e verão e todo o mês de julho e agosto, pelo que os preços não são elevados - atender que nós Portugueses temos menor poder de compra que "nuestros hermanos";)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
boa tarde

como já havia dito num post anterior, hoje deu-se inicio aos passeios pedestres pelos montanheiros edição de 2009, na ilha terceira.

o passeio de hoje foi à rocha do chambre, um trilho que já está devidamente assinalado, de forma a que já se possa fazer sem guia.

o paasei teve inicio pelas nove horas da manhã, com a concentração junto da sede dos montanheiros em seguida partimos para o inicio do trilho e por volta das 10h deu-se o inicio à caminhada.

embora meteorológicamente o dia não estivesse bom, um bocado de nevoeiro, também não choveu, o que foi optimo.

por volta das 2h da tarde estávamos de regresso ao ponto de partida da caminhada.

estiveram presentes 158 pessoas, o que já é um numero considerável.

fotos ainda não as tenho, mas para quem tiver curiosidade pode ir ao google e pesquisar por rocha do chambre, encintra lá as paisagens que se pode ver, e fotos dos passeios de outros anos.

agora vou esperar pelo proximo que é já daqui a um mês
 

Sirilo

Cumulus
Registo
10 Dez 2008
Mensagens
141
Local
Omnipresente
Já estive em Sanabria e é realmente muito bonito. Fiz 2 percursos. Um que adorei e é mais fácil e agradável foi até á "cascada de sotillo". quando puder ponho fotos.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Também concordo. Podemos agendar alguma coisa já para Abril, se estiver bom tempo até podemos tentar a Peña Trevinca. No caso de estar nevoeiro, chuva ou neve sempre podemos dar um passeio num local menos exigente aqui na região.

acho que pode estar lançado o 1º encontro meteopt :D
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Esse local tem um potencial fotográfico magnifico :D Será que se puder haverá espaço para mais 1? Era capaz de alinhar! :thumbsup:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Esse local tem um potencial fotográfico magnifico :D Será que se puder haverá espaço para mais 1? Era capaz de alinhar! :thumbsup:

Meus amigos, sem querer ultrapassar os nossos estimados administradores, gostava de esclarecer que, sob o louvável pretexto de uma caminhada na Sanábria, fim-de-semana 3/4/5 de Abril, o objectivo será acima de tudo um convívio entre todos nós que entenderem ou puderem participar.:thumbsup:

De que forma se vai organizar o evento, a maneira mais formal de nos inscrevermos, outros pormenores, penso que está a chegar a hora de se abrir um tópico só para este efeito.

Deixaria contudo esse encargo a quem de direito, afirmando a minha disponibilidade para colaborar no que for necessário:thumbsup: