É preciso retirar todo o exagero com que os órgãos de comunicação social se referem aos fenómenos meteorológicos; é sempre o "maior nevão, a "maior seca", a "maior cheia", etc.
Isto já para não falar de algumas reportagens que mais parecem anúncios publicitários a empresas privadas que exploram hóteis e outras estruturas turísticas na Serra da Estrela. Mas isso são outras histórias...
Este terá sido, quando muito, o nevão mais generoso em cotas baixas desde o início da década; nevou em boa parte do concelho da Covilhã, incluindo zonas a pouco mais de 400 m (como o Canhoso) e mesmo no Sul do concelho: ver imagens de blogues de
Sobral de S. Miguel e
S. Jorge da Beira.
Ao nível da Serra da Estrela teríamos que nos guiar pelos dados de estações meteorológicas do IM, como a das Penhas Douradas. Mas, claramente, este não estará entre os maiores em termos de quantidade de precipitação ou mesmo no número de dias.
P.S. - O maior nevão de que tenho memória na Serra da Estrela terá ocorrido algures por volta de 1995 ( se não foi em 95 terá sido, quando muito, em 94 ou 96). A estrada para a Torre esteve fechada várias semanas, o que provocou a ira dos comerciantes.
O número de dias de neve e a quantidade de precipitação foi colossal! Nas Penhas da Saúde, há relatos de as pessoas ficarem ao nível das casas ilegais de zinco que por lá deixaram construir.
Eu tenho fotografias tiradas no início de Março desse ano, numa altura em que a estrada para a Torre estava ainda encerrada desde Janeiro e com o Lago Viriato, que abastece a Covilhã, ainda completamente gelado à superfície.