O «maior nevão da década» na Serra da Estrela ?



Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
:intrigante:

"E aqui (Serra da Estrela) a neve é mais densa: se nos Alpes pesa cerca de 70 quilos por metro cúbico, aqui pesa mais de 780 quilos."

Fonte: JN (07/02/2009)

Esta é uma teoria que já ouço há muitos anos mas ainda não encontrei uma explicação clara, ie, fisicamente o que têm os flocos de neve diferentes dos dos Alpes e por que é que são diferentes. Será assim tão diferente a neve da Serra da Estrela da do Sistema Central em Espanha ou do Cantábrico :huh:

Desconfio que esta história não passa de um mito, mas pode ser que não :unsure:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
:intrigante:

"E aqui (Serra da Estrela) a neve é mais densa: se nos Alpes pesa cerca de 70 quilos por metro cúbico, aqui pesa mais de 780 quilos."

Fonte: JN (07/02/2009)

A neve fresca normalmente apresenta uma densidade próxima dos 10%, ou seja, 100 kg por metro cúbico. Nas áreas mais próximas ao litoral a densidade da neve tende a ser mais elevada. Quando neva com valores elevados de temperatura, a densidade dessa neve é também maior.

Também o facto de, todos os dias, a neve fundir parcialmente e voltar a gelar faz com que a densidade aumente.

Os Alpes, por terem uma localização bem mais continental e por serem mais frios, terão neve menos densa que na Serra da Estrela. No entanto, 780 quilos por metro cúbico é muita coisa. Esse é já um valor de densidade típico da neve velha que fica de um ano para o outro (Firn) e já próximo da densidade do gelo puro (aproximadamente 900 quilos por metro cúbico).
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Eu também noto diferenças no tipo de neve, pelo menos em relação a ser mais seca ou mais húmida. Por vezes, uma temperatura de 3 ou 4 graus já é suficiente para derreter tudo, enquanto noutras situações, mesmo com 7 ou 8 graus permanece em alguns locais... Sobre a questão do peso, acho um pouco exagerada essa comparação com os Alpes.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Quando me referi à diferença da neve não me expliquei bem, pois estava a referir-me como pode a neve ser tão diferente ao ponto de dificultar as tarefas de limpeza ou ser mais ou menos perigosa no que toca ao peso que a dos Alpes.

Agora claro que a neve é diferente de local para local e varia conforme as condições atmosféricas no momento. Um ambiente demasiado frio além de diminuir a humidade disponível, dificulta a agregação dos cristais. A ausência de vento também é outro factor determinante para manter os flocos maiores. Os maiores flocos de neve que tenho visto até agora foram sempre a temperaturas superiores a 0ºC e em zonas baixas, um pouco como aconteceu em 9 de Jan último.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Mesmo que houvesse acesso às pistas de esqui não seria possível esquiar, argumenta José Flávio, comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã. "O vento e o gelo não o permitiriam", garante. "Ao contrário do que acontece na maior parte das estâncias estrangeiras, esta tem muito vento. E aqui a neve é mais densa: se nos Alpes pesa cerca de 70 quilos por metro cúbico, aqui pesa mais de 780 quilos. Não vale a pena comparar os cenários: são diferentes. Não é possível fazer milagres".

Pegando na afirmação completa, concordo em parte quanto fala do vento e do gelo. De facto as pistas de esqui da Serra da Estrela são muito expostas uma vez que estão no topo da montanha, coisa rara na maioria das outras estâncias onde normalmente as pistas estão abrigadas por grandes picos montanhosos. Assim como também é raro haver estâncias de esqui onde se chega à cabeceira das pistas de automóvel.
 

Quantum

Cirrus
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Lisboa
Essa Turiestrela já irrita um bocado... Querem o monopólio daquilo tudo mas não querem saber da segurança das pessoas que lá passam, só vêm dinheiro à frente, desperdiçado ou não. Vamos lá ser sinceros: como estância de esqui, a Serra da Estrela não vale minimamente nada. Neve húmida simplesmente não presta para esqui; só serve para fazer bonecos de neve mais nada.
Por isso quando se vê aquelas fotos de neve com não sei quantos metros de altura na Serra da Estrela, isto é mais devido à quantidade de água.. e a qualidade dela para prática de esqui é péssima!!
Sendo assim, alguém se importa de me explicar o que é que os portugueses vão fazer à Serra da Estrela? É só ver a neve mais nada? O dinheiro que gastam no caminho e/ou hoteis de lá só para ver neve, estavam muito mais bem gastos numa estância de esqui "a sério" em Espanha, que nem estão assim tão longe, onde viam neve e ainda podiam fazer esqui a sério. Sierra Nevada por exemplo, os preços não são assim tão proibitivos quando comparados com a Serra da Estrela. A neve lá costuma ser húmida, sim.. mas ao menos têm máquinas para cobrir com neve seca artificial.
Não vale a pena irmos à Serra da Estrela "só porque é a serra portuguesa mais conhecida" ou isso.. Já temos a sorte de termos o clima que temos quando comparado com a Europa Central; não se pode ter tudo.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Essa Turiestrela já irrita um bocado... Querem o monopólio daquilo tudo mas não querem saber da segurança das pessoas que lá passam, só vêm dinheiro à frente, desperdiçado ou não. Vamos lá ser sinceros: como estância de esqui, a Serra da Estrela não vale minimamente nada. Neve húmida simplesmente não presta para esqui; só serve para fazer bonecos de neve mais nada.
Por isso quando se vê aquelas fotos de neve com não sei quantos metros de altura na Serra da Estrela, isto é mais devido à quantidade de água.. e a qualidade dela para prática de esqui é péssima!!
Sendo assim, alguém se importa de me explicar o que é que os portugueses vão fazer à Serra da Estrela? É só ver a neve mais nada? O dinheiro que gastam no caminho e/ou hoteis de lá só para ver neve, estavam muito mais bem gastos numa estância de esqui "a sério" em Espanha, que nem estão assim tão longe, onde viam neve e ainda podiam fazer esqui a sério. Sierra Nevada por exemplo, os preços não são assim tão proibitivos quando comparados com a Serra da Estrela. A neve lá costuma ser húmida, sim.. mas ao menos têm máquinas para cobrir com neve seca artificial.
Não vale a pena irmos à Serra da Estrela "só porque é a serra portuguesa mais conhecida" ou isso.. Já temos a sorte de termos o clima que temos quando comparado com a Europa Central; não se pode ter tudo.

Eu não pratico esqui, mas também tenho a ideia de que a nossa estância não é nada de especial. Acho que está ao nível do país, porque as nossas cidades também não são nada de especial quando comparadas com outras nações, as nossas praias também não são nada de especial quando comparadas com outras regiões do mundo, portanto...