O «maior nevão da década» na Serra da Estrela ?

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Vince 30 Dez 2008 às 01:16.

  1. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,306
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Se não gostam de Portugal podem sempre emigrar.... :rolleyes::inocente:
     
  2. Quantum

    Quantum
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    10 Abr 2008
    Mensagens:
    23
    Local:
    Lisboa
    Não disse que não gostava, longe disso lol
    Apenas que não compreendia essa excitação pela Serra da Estrela quando se podia ter muito melhor qualidade não muito longe daqui.. e essa turiestrela só vê dinheiro à frente; nada de qualidade e/ou segurança.
    E sinceramente, pelas fotos acho o gerês muito mais giro que a Serra da Estrela.. embora não tenham tanta neve, ok. Mas se é só para ver a neve..

    De qualquer maneira o publico.pt lançou agora uma infografia com a neve na Serra da Estrela.. [pelo menos penso que só lançou agora porque nunca tinha visto antes..]
    Encontra-se em: http://static.publico.clix.pt/docs/sociedade/neveserraestrela/
     
  3. Serrano

    Serrano
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    9 Nov 2005
    Mensagens:
    1,874
    Local:
    Covilhã - 775m
    Preferi antes migrar, foi por isso que deixei a zona de Lisboa e vim para a Covilhã, região de todos os meus ascendentes.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Sirilo

    Sirilo
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    10 Dez 2008
    Mensagens:
    141
    Local:
    Omnipresente
    Eu sou serrana. Amo a minha serrinha, mas tudo o que por ti foi dito eu concordo plenamente. A serra da estrela é linda! Tem sitios fantásticos e paisagens deslumbrantes. Algumas delas só acessiveis a pé. Tem uma diversidade de flora e fauna consideravel, nela nascem 2 rios importantissimos para o obastecimento de água de muitas populações. Tem aldeias e vilas muito bonitas.
    O problema da serra é realmente a neve, ou melhor, os senhores que exploram a neve e a publicitam desmesuradamente. A "minha" serrinha recebe todos os anos toneladas de lixo proveniente do turismo. Milhares de pessoas que usam os wc que se localizam na torre desconhecem que o esgoto se encontra a céu aberto a drenar para os solos que alimentam as ribeiras. Milhares de carros expelem para este ar tão puro grandes quantidades de CO2. Foi criada uma relação serra da estrela-neve-torre-estância de esqui, nada mais para além disso. Existem os hoteis resorts que exploram a serra numa suposta "aldeia de montanha" com casas completamente descaracterizadas, sem qualquer história e muitas delas construidas de forma ilegal. Ficam esqueçidas as pequenas aldeias e vilas situadas no coração da serra da estrela que não recebem nem beneficiam de um tostão proveniente do turismo, afectadas grandemente pelo desemprego e desertificação.
    Quando vierem visitar a serra da estrela pensem neste cenário. Um local que poderia ser um pequeno paraíso recheado de riquezas ambientais e culturais, é ao invés, uma espécie de monopólio com o unico interesse de fazer dinheiro e mais dinheiro para servir apenas a um só.
     
  5. Serrano

    Serrano
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    9 Nov 2005
    Mensagens:
    1,874
    Local:
    Covilhã - 775m
    Por causa de algumas das situações referidas é que eu só passeio pela Serra no Verão, porque no Inverno somente lá vou quando tenho visitas que pedem para o fazer...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    913
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    Eu fui à Serra da Estrela, passei lá duas noites, quarta e quinta, numa altura em quase andávamos sozinhos pela Serra. E uma coisa te garanto: Não fiz nem pretendi fazer esqui. Fui só para ver neve? Não, fui mais para ver as belas paisagens da Serra com neve, e nesse aspecto, fui completamente concretizado. Aliás, garanto-te que para mim, apesar de ter sido espectacular ver as impressionantes alturas de neve (que não acho serem maiores por a neve ser mais húmida, pois pelo contrário a neve sendo mais compacta ainda diminui a sua altura) o local mais feio da Serra é mesmo a Torre, para onde quase todos os portugueses se dirigem. A Serra da Estrela é muito mais do que a Torre, onde temos uma paisagem inóspita, normalmente vento e nevoeiro (desta vez foi excepção) e a neve é mais húmida (sim, a cotas mais baixas a neve já tem outras características). Os inúmeros covões, o poço do inferno, a imensidão do planalto da Nave Sto António coberta de neve, o Vale do Zêzere, as Penhas Douradas e muitos outros sítios que não tive oportunidade de visitar, já são bonitos de se ver sem neve... com neve então, vislumbrei paisagens nestes locais ainda melhores. Por isso, fui à Serra da Estrela, não por ser a mais conhecida, ou por ter umas fracas estâncias de esqui (mesmo que fossem boas, queria lá saber), únicas em Portugal, e ao contrário do que dizes, valeu muito a pena visitar a Serra naqueles dias.

    Cumprimentos, Jorge
     
  7. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    9,066
    Local:
    Foros Charneca (Benavente) / Mte. Barca (Coruche)
    Na minha opnião penso que se devia limitar o acesso de automóveis ao Maciço Central. Ou então haver um sistema de portagens, em que o dinheiro obtido fosse utilizado para a manutenção do Parque Natural...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página