Ocorrência de secas nos Açores?

Fran

Cirrus
Registo
23 Jun 2012
Mensagens
27
Local
Açores
E em relação à seca também foi incorrecto ao dizer que os Açores nunca têm seca. "É graças aos valores persistentes de humidade elevada durante todo o ano que os Açores nunca entram em seca e nunca estão seco"
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Junho 2012

E em relação à seca também foi incorrecto ao dizer que os Açores nunca têm seca. "É graças aos valores persistentes de humidade elevada durante todo o ano que os Açores nunca entram em seca e nunca estão seco"

Aonde é que há seca diga-me?

Só se for em P. Delgada porque basta percorrer a ilha toda de lés a lés e ver que ela não está em seca. Mas se quiser umas boas fotos posso tirar já amanhã e partilhá-las aqui para ver que não sou mentiroso. A sua realidade de P. Delgada não fala pela ilha toda entenda! A ultima seca que me recordo aqui mais grave, penso que foi no Verão de 2009 onde as lagoas chegaram a a ver reduzidas as suas margens, porque de resto falar-se de seca propriamente dita nos Açores é utópico até.

O período mais chuvoso do ano nos Açores vai de Outubro a Março, mas mesmo no Verão, não se pode falar propriamente de uma estação seca ao contrário do que acontece por exemplo, na Madeira ou no Continente. Só nas ilhas mais baixas como Santa Maria e Graciosa existe uma certa deficiencia pluviométrica nos meses de verão.
E só para ter uma ideia, em S. Miguel, a Achada das Furnas e Serra da Tronqueira, registam médias anuais compreendidas entre 2500 e 3500 mm. O mesmo se verifica na Terceira, São Jorge e Faial, na parte central das ilhas.

Cumprimentos :thumbsup:
 

Fran

Cirrus
Registo
23 Jun 2012
Mensagens
27
Local
Açores
Re: Seguimento Açores e Madeira - Junho 2012

O

A ultima seca que me recordo aqui mais grave, penso que foi no Verão de 2009 onde as lagoas chegaram a a ver reduzidas as suas margens, porque de resto falar-se de seca propriamente dita nos Açores é utópico até.

Cumprimentos :thumbsup:

O que você referiu foi que os Açores nunca tinham seca. Agora já diz que existiu em 2009, blá..

Curioso, você não soube que em 2011 os Açores atravessaram a sua pior seca dos últimos 25 anos ?

[ame="http://videos.sapo.pt/RZYr8KhtnpuGSHWG3ZL3"]Lavoura a braços com a seca - SAPO Vídeos[/ame]

E que já em 2012 os Açores entraram novamente em Seca ?

"Não é só em Portugal Continental que o problema da falta de chuvas se coloca. Também nos Açores e na Madeira há seca em perspetiva, dada a ausência de precipitação no inverno. O diretor do Instituto de Meteorologia nos Açores alertou para a ausência de chuva neste período do ano"

oops......

Afinal houve seca em 2011 ou não ?
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Junho 2012

O que você referiu foi que os Açores nunca tinham seca. Agora já diz que existiu em 2009, blá..

Curioso, você não soube que em 2011 os Açores atravessaram a sua pior seca dos últimos 25 anos ?

Lavoura a braços com a seca - SAPO Vídeos

E que já em 2012 os Açores entraram novamente em Seca ?

"Não é só em Portugal Continental que o problema da falta de chuvas se coloca. Também nos Açores e na Madeira há seca em perspetiva, dada a ausência de precipitação no inverno. O diretor do Instituto de Meteorologia nos Açores alertou para a ausência de chuva neste período do ano"

oops......

Afinal houve seca em 2011 ou não ?


Já lhe disse e torno lhe a dizer: NÃO EXISTE PROPRIAMENTE UMA ESTAÇÃO DE SECA NOS AÇORES AO CONTRÁRIO DA MADEIRA OU DO CONTINENTE! Quer isso por escrito ou assim chega?

Isto foram EXCEPÇÕES que não ditam a normalidade do clima dos Açores! Agora conte quantos dias anuais chove e quantos faz sol nos Açores que aí vai fazer rápido as contas.

Falar se de seca nos Açores é uma utopia! Casos pontuais como este não fazem a regra!

Se quiser também coloco aqui videos de extremos meteorologicos nos Açores sobre Trombas de água como a ultima que houve aqui em S. Miguel e na Terceira o mês passado, mas mesmo essas trombas de água são PONTUAIS!

Realmente você deve se achar que é muito esperto. Se ao menos percebesse o mínimo de meteorologia, veria que isto são situações RARAS e não podem falar pelo clima dos Açores.

Boa noite e tente se actualizar mais um pouco e não me corrija mais por favor! Tente seguir a Licenciatura ou Mestrado em Meteorologia e Geofísicas. Quem sabe assim aprende a dicernir um extremo meteorologico de normais climatológicas!
 

Fran

Cirrus
Registo
23 Jun 2012
Mensagens
27
Local
Açores
Re: Seguimento Açores e Madeira - Junho 2012

Não vale a pena. Você não aceita as correcções.

Em relação à seca você escreveu isso:

A 21/6 . "É graças aos valores persistentes de humidade elevada durante todo o ano que os Açores nunca entram em seca e nunca estão secos"

Parece-me claro.

Aceite as correcções e admitia que se enganou. E não se ache dono da razão. Aliás o exemplo do aeroporto devia-lhe servir de lição.....
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Junho 2012

Não vale a pena. Você não aceita as correcções.

Em relação à seca você escreveu isso:

A 21/6 . "É graças aos valores persistentes de humidade elevada durante todo o ano que os Açores nunca entram em seca e nunca estão secos"

Parece-me claro.

Aceite as correcções e admitia que se enganou. E não se ache dono da razão. Aliás o exemplo do aeroporto devia-lhe servir de lição.....

Correcções? Mas que correcções?

É graças aos valores elevados da humidade relativa do ar que os Açores nunca ou quase nunca estão em seca. Pode haver seca na agricultura e pastagens mas as zonas mais altas estao sempre isentas de seca em situações RARAS desta natureza, até porque se fossem atacadas pela mesma, as nascentes e as lagoas seriam as primeiras a sofrerem os primeiros efeitos! As zonas mais altas das ilhas ( que não sofreram desmatação) estão sempre verdes, com valores elevados de humidade e precipitação. Ou os Açores já passaram a ter um clima semi árido e nós ainda nem demos por isso a não ser o senhor? Você está a falar apenas de seca na agricultura e não de seca ao nível de abastecimento publico, até porque nunca ouvi falar nesta ilha de seca de ribeiras, a não ser de grotas.

Estes casos são excepcionais e RAROS! O senhor é que parece que quer passar a ideia que a seca nos Açores é tão normal como na Madeira e Continente o que é MENTIRA! O verão de 2011 foi um verão anómalo em termos de precipitação em todo o arquipélago dos Açores ou seja não foi normal, porque o normal nos Açores é chover durante TODO o ano.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Junho 2012

"Não é só em Portugal Continental que o problema da falta de chuvas se coloca. Também nos Açores e na Madeira há seca em perspetiva, dada a ausência de precipitação no inverno.

Falso!

Sem atingir níveis tão baixos como no Mediterrâneo, durante a estação quente, nos Açores a precipitação desce consideravlmente sobretudo devido à maior frequência das situações anticiclónicas, sendo normal, mesmo assim, chover mais na serra do que no litoral. Além disso, se houver problemas de falta de água no verão nos Açores (isto se for um verão anómalo), prende-se mais com a porosidade do solo ( e com a adequada armazenagem) do que com a precipitação propriamente dita! Durante mesmo a estação quente o normal é a precipitação atingir valores a rondar os 50 mm por mês. o que é bastante apreciável.

Além disso, saiba também que uma das caracteristicas dos tipos de tempo quente ligados ao anticilone dos Açores é precisamente a participação de uma HUMIDADE RELATIVA ELEVADA próxima da SATURAÇÃO!

Por isso, quando no Verão o AA está centrado a SW ou a S das ilhas, a média diária da temperatura ronda os 25% e a humidade não raro, suplanta os 90%, portanto o exemplo que o senhor quis tentar passar aqui de uma "seca açoriana" é totalmente utópica, sem sentido, e nem sequer existe, e as de 2009 e 2011 no verão foram casos extremos que não é normal acontecerem. Já na Madeira e Continente elas são bem mais frequentes! Você não sabe o que é uma seca e tampouco se soubesse o que é na verdade um clima temperado marítimo não dizia disparates.

Não tente passar a ideia às pessoas que a seca é uma situação comum nos Açores como é na Madeira e no Continente, quando as coisas são totalmente o contrário. Trombas de água e situações de seca são situações anómalas nos Açores. Podem acontecer é claro, mas não são tão comuns como o senhor tenta apregoar, e nem fazem a regra do Clima dos Açores, por isso eu quando disse que nos Açores quase nunca existe seca eu sabia o que estava a dizer, até porque não costumo dar tiros para o escuro! Quem não sabe, aprende e quem aprende fica instruído mais depressa! Assim é o seu caso.

Cumprimentos-!
 

miripico

Cirrus
Registo
23 Jun 2012
Mensagens
7
Local
sao mateus pico
Boa tarde!
Em relaçao a seca só me lembro do ano passado ter havido seca na agricultura,por isso concordo com o Azor quando disse que as secas sao raras nos Açores.Acho que este Sr.Fran devia falar da sua realidade porque as Ilhas só podem ser atacadas pela a seca nas pastagens,porque o resto está verde e nao seco e para concluir,acho que estes episodios de seca sao raros e nao se pode falar de secas nos Açores como se fala na Madeira e do Continente.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Dá-me a ideia que os meses secos, apenas têm maior expressão, em ilhas como as de Santa Maria. O resto, no geral, é bastante estável em termos de precipitação e com maior predominância do tempo húmido. Muitas vezes nem existem meses secos.

Em ilhas em que não hajam meses secos e a temperatura média do mês mais quente exceda os 22ºc, já podemos falar de clima subtropical húmido. Como é natural este clima também ocorre nos Açores.

Mudando um pouco o assunto:
Azor, ainda existe laurissilva de baixa altitude, nos Açores?
Nem que seja em pequenos enclaves.
Tenho muita curiosidade sobre isso. :)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Dá-me a ideia que os meses secos, apenas têm maior expressão, em ilhas como as de Santa Maria. O resto, no geral, é bastante estável em termos de precipitação e com maior predominância do tempo húmido. Muitas vezes nem existem meses secos.

Em ilhas em que a não hajam meses secos e a temperatura média do mês mais quente exceda os 22ºc, já podemos falar de clima subtropical húmido. Como é natural este clima também ocorre nos Açores.

Mudando um pouco o assunto:
Azor, ainda existe laurissilva de baixa altitude, nos Açores?
Nem que seja em pequenos enclaves.
Tenho muita curiosidade sobre isso. :)

Boa tarde

Mas isso foi o que eu tentei dizer a este senhor que não se pode falar em seca nos Açores da mesma maneira que se fala da Madeira e Continente. As unicas ilhas onde existe alguma deficiencia pluviometrica no verão, é apenas em Santa Maria e Graciosa (isto apenas nos meses de verão), até porque o normal é nos Açores chova pelo menos 50 mm por mês, mas claro que pode haver anos em que os verões podem ser bastante secos e isto não se realizar. Além disto, a questão da seca nos Açores quase sempre se deve à porosidade dos solos e não à falta de água ou de humidade! E episodios como este em que o sr Fran colocou um video de seca na agricultura, foi um caso pontual e não é a verdade da nossa realidade. O resto da ilha não é só pastagem e quem é dos Açores sabe o que quero dizer!

O que eu acho é que não se pode falar de seca tão levianamente como o sr Fran está a tentar fazer. Estes episodios são raros e não falam pela realidade do clima dos Açores e para isso já lhe expliquei acima que até mesmo em dias anticiclonicos, existe uma grande humidade relativa que leva à saturação mesmo em dias de bom tempo, portanto não insista e não deturpe as minhas palavras e as palavras dos açorianos.
Muito obrigado!


Belém a Laurissilva neste momento está apenas concentrada nas áreas centrais interiores e de maior relevo das ilhas, onde mesmo em dias de bom tempo no litoral, na serra estão quase sempre envoltas em fortes nevoeiros, e humidade!

Cumprimentos
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Obrigado Azor, pelas informações.
Estás em S. Miguel?
Tenho que recolher informações de mais ilhas.
Isto é por causa do tema do «Rewilding».

Miripico:

A ilha do Pico, penso que tem os locais mais chuvosos de toda a Europa e seguramente é um dos locais mais húmidos de todo o mundo.
Já tive a consultar gráficos e fiquei abismado!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Obrigado Azor, pelas informações.
Estás em S. Miguel?
Tenho que recolher informações de mais ilhas.
Isto é por causa do tema do «Rewilding».

Miripico:

A ilha do Pico, penso que tem os locais mais chuvosos de toda a Europa e seguramente é um dos locais mais húmidos de todo o mundo.
Já tive a consultar gráficos e fiquei abismado!

Curioso, que estive em 2002 na ilha do Pico, e foi-me dito pelos locais que estavam numa situação algo complicada ao nível da seca. O ano passado também se viveu uma seca com alguma gravidade nos Açores, e notavam-se as pastagens nuns tons mais secos, pouco verdejante, não só na Graciosa (algo normal, face à baixa altitude da ilha), mas também na ilha Terceira.

Claro que não se podem comparar as secas do continente com as dos Açores, não só pelos valores elevados da humidade relativa, mas também pela existência de temperaturas mais amenas. São muito menos frequentes e não causam tantos problemas, agora acho abusivo dizer-se que muito raramente há secas nos Açores.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Curioso, que estive em 2002 na ilha do Pico, e foi-me dito pelos locais que estavam numa situação algo complicada ao nível da seca. O ano passado também se viveu uma seca com alguma gravidade nos Açores, e notavam-se as pastagens nuns tons mais secos, pouco verdejante, não só na Graciosa (algo normal, face à baixa altitude da ilha), mas também na ilha Terceira.

Claro que não se podem comparar as secas do continente com as dos Açores, não só pelos valores elevados da humidade relativa, mas também pela existência de temperaturas mais amenas. São muito menos frequentes e não causam tantos problemas, agora acho abusivo dizer-se que muito raramente há secas nos Açores.

Quando se fala em seca nos Açores fala-se sempre numa palavra: pastagem.
Em todas as ilhas pouco existem efeitos deste fenómeno pura e simplesmente. Até em Santa Maria e Graciosa, que são as mais baixas e secas, os valores de humidade estão sempre elevados nas suas zonas de maior altitude.

Abusivo para mim é alterar a realidade dizendo que elas são frequentes nos Açores. É o mesmo que dizer que os tornados e as trombas de água são frequentes nos Açores (o que é totalmente falso). São situações específicas e muito pontuais.

David, penso que a palavra "menos frequente" vai dar ao mesmo que "raramente".
O que algumas pessoas parece que ainda não perceberam é que as secas propriamente ditas nos Açores só existem ao nível das pastagens a baixa altitude, porque a média e alta altitude, mesmo que haja alguma deficiência pluviométrica, as pastagens andam sempre verdes e isso está explicado devido aos altos valores da humidade com a altitude. Portanto quando se falar de seca nas ilhas dos Açores há que se ter sempre cuidado naquilo que se diz, porque uma seca meteorologica é muito diferente de uma seca confinada apenas ao nível da pastagem que no caso dos Açores toda a gente sabe que estas coisas são bem mais complexas.

Belém posso te dizer que todas as ilhas ainda têm vestigios de Laurissilva e nos Açores a maior mancha deste tipo de floresta situa-se na parte oriental da ilha de S. Miguel a uma altitude média alta, mas um pouco por toda a ilha em zonas de montanha ainda subsiste exemplos deste tipo de floresta. Nas restantes ilhas pelo que eu sei, existe menor número, e confinadas apenas às zonas de maior altitude. Graciosa por exemplo já tem muito pouco ou quase nada...

Cumprimentos
 

miripico

Cirrus
Registo
23 Jun 2012
Mensagens
7
Local
sao mateus pico
Sr.Fran nao me chame de mentirosa nem os Açoreanos. As secas sao raras nos Açores e ja estou farta de bater na mesma tecla com voce. o Sr.é que comecou a atacar as pessoas aqui,alem disso ja é conhecido em alguns groupos de se achar com direito de corrrigir as pessoas,nao invente coisas onde nao existem.Ja agora,sabe onde fica a Ilha do Pico? Se soubesse veria que nao ha falta de agua nas Lagoas,mesmo no Verao.Por favor pare de alucinar.Obrigado!