Onda Gigante - Nazaré

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bem resumido é mesmo isso. :thumbsup:

Aponto o excepcional gradiente batimétrico como a principal razão para o empolamento, mas no fundo é a contribuição desses pontos todos que torna a onda a mais alta do mundo! Tudo a favorecer um aumento da altura das ondas naquele ponto específico!

Fixe...qualquer dia temos de combinar uma ida á Nazaré com mais uns membros do Forum..hehe:D
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Fixe...qualquer dia temos de combinar uma ida á Nazaré com mais uns membros do Forum..hehe:D

Eu que sou "maluco" pelo mar, e também por ondas grandes, e já assisti a grandes swell's em vários lugares, desde Sagres, Costa Vicentina, costa de Sintra, margem sul, nunca tive oportunidade de assistir a um na Nazaré. Há muito que espero o dia perfeito para lá ir, mas muitas vezes não dá por ser dia de semana, ou por qualquer tipo de impedimento que impeçam uma viagem um pouco mais longa...

Mas se surgir a oportunidade, penso que haveria alguns interessados daqui que alinhavam nessa!
 

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Tenho ido frequentemente à Nazaré neste inverno, inclusive durante o último temporal, mas nunca testemunhei ondas destas. É mesmo :shocking:

Agreste, esta foi tirada no início do "tombo" do farolim;

img5818h.jpg
 

Cenomaniano

Cumulus
Registo
20 Ago 2011
Mensagens
132
Local
Lisboa
A fotografia, com a marca d'água Billabong, foi tirada com teleobjectiva (senão nem se via o surfista), de cima para baixo logo a perspectiva fica comprimida: daí a onda parecer ser mais alta do que na realidade, parecendo ser "mais alta" que o farol (uma calinada repetida na televisão, mas enfim). :lmao:

E quando medirem a altura "certa" da onda não esquecer a deformação da curvatura da onda, o que costuma dar valores errados, assim a olho.
Aliás, até existe uma fórmula (com os devidos descontos da altura) para fazer esse cálculo...
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Boa noite!

Algumas fotos da praia do norte de hoje à tarde! De salientar a quantidade de pessoas que por lá estavam, que obrigou a policia a cortar o transito para o farol no sitio!
A qualidade da máquina.......

dsc00182f.jpg

dsc00180cb.jpg

dsc00172ef.jpg

dsc00147xd.jpg

dsc00146pp.jpg

dsc00123gc.jpg

dsc00104hb.jpg

dsc00103ov.jpg
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Parece que para o fim de semana haverão boas condições. ;)

Não, a partir de Sexta à tarde as condições devem estar longe de ser boas. Bastante vento on-shore, se as previsões se confirmarem. Isso tira qualquer possibilidade de boas ondas para surfar. :thumbsup:

Até lá, não me parece que ocorra nada de extraordinário, a ondulação rondará 3/3,5 m, sem vento e período elevado. Dias parecidos ao de ontem, portanto. Com boas condições mas nada de épico. Vamos ver, às vezes pode aparecer uma onda surpreendente nestas condições...
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
A fotografia, com a marca d'água Billabong, foi tirada com teleobjectiva (senão nem se via o surfista), de cima para baixo logo a perspectiva fica comprimida: daí a onda parecer ser mais alta do que na realidade, parecendo ser "mais alta" que o farol (uma calinada repetida na televisão, mas enfim). :lmao:

E quando medirem a altura "certa" da onda não esquecer a deformação da curvatura da onda, o que costuma dar valores errados, assim a olho.
Aliás, até existe uma fórmula (com os devidos descontos da altura) para fazer esse cálculo...


Oiça, as ondas da Nazaré eram colossais. Não se esqueça que a altura na parte da frente da onda é diferente da altura na parte de trás. Aquela água toda é sugada para a onda e forma-se como que um "buraco" e a onda começa a rebentar. Se estiver a apanhar uma onda e olhar para baixo às vezes parece que vai cair de um muro (por vezes desiste que é o que eu faço quando acho que me vou estatelar toda :rolleyes:) e aí sai-se da onda para trás, ou seja não a apanha.
Não sei a altura da onda que está na foto mas que é um "basalto" enorme isso é sem dúvida. É necessário mestria, força (muita) para aguentar a impulsão e a velocidade e ... claro ausência de medo.
Uma onda da Ericeira, a rebentar ao seu lado parece uma camionete a descarregar pedras para o chão (e refiro-me a ondas pequenas que são aquelas que, francamente, conheço de perto). Agora imagine o som e a força daquela onda a falar de voz grossa pela boca do Adamastor ... :shocking: Chocante não? Descer aquela onda da Nazaré (quer tenha 30m, 20m ou até 10m) como fez o americano/hawaiano e os amigos e tb alguns Portugueses foi e é um feito digno de registo. Perdoe-se qualquer fotoshop :)
 
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
57
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Seguimento Marítimo 2013 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

:surprise::surprise:
Brutal.

Apesar de saber, como toda a gente na Nazaré, que hoje algo do género podia acontecer na praia do norte não pude passar por lá por motivos profissionais...:(

Nesta imagem podem verificar do que resta da minha Vantage pro 1 depois da tempestade do dia 19JAN: o udómetro desapareceu bem como o sensor da velocidade do vento. A estação encontra-se no mastro na ponta direita do farol.
 

Cenomaniano

Cumulus
Registo
20 Ago 2011
Mensagens
132
Local
Lisboa
Perdoe-se qualquer fotoshop :)

Cara Papoila,

O meu comentário, como fotógrafo profissional, nada tem a ver com photoshop, antes pelo contrário, a imagem está limpa de efeitos adicionais. O que eu quis dizer tem só a ver com as leis da óptica (uso de teleobjectiva): se observarem bem, o observador vê o forte, bem como o seu tecto (parte superior do mesmo), de uma posição cimeira; logo, a onda enorme que se forma no limiar da praia, toma proporções descomunais se utilizarmos uma teleobjectiva (daí a perspectiva ser comprimida exagerando o tamanho dos objectos). E mais, em parte alguma do meu post anterior, eu desconsiderei algum dos atletas corajosos e dos motoristas das motas. Tenho um enorme respeito por quem desafia aqueles monstros!:surprise: