bem que o título tópico podia ser paisagens de são miguel!!! tou a brincar são miguel-azores sou açoreano, mais concretamente terceirense, conheço 7 das 9 ilhas dos Açores, falta-me o Pico e Santa Maria (do Faial também conheço pouco, mas já lá estive) contudo o que é verdade é para se dizer são miguelpara mim em termos de paisagem é sem dúvida das mais bonitas, dizem que o pico também não lhe fica atrás, mas não conheço.
cumprimentos ai ao pedro fins e ao manuel luis um dia tenho de viajar para essas NOSSAS maravilhosas ilhas
Obrigado colegas por terem gostado das fotos. Deixo aqui as últimas que me foram igualmente cedidas. Espero que gostem! Pôr-de-Sol - Ginetes Povoação Salto da Farinha - Salga Salto do Cavalo (Autor: Carla Andrade) Feteira Pequena Lagoa do Areeiro Lagoa Azul - Sete Cidades (Autor: Helena Medeiros) Pico das Camarinhas - Ginetes Salto do Prego - Faial da Terra Pico da Barrosa Fagundas - Água Retorta Zona Oeste de São Miguel Lagoa das Furnas Moinhos de Água - Nordeste Algarvia - Nordeste Fumarolas Lagoa do Congro Sete Cidades Lagoa de Santiago (Autor:bfms) Fajã do Rodrigo - Nordeste Pico da Pedreira - Nordeste Moinho de Água - Furnas Lagoa do Fogo (Autor: Helena Medeiros) (Rodrigo Ferreira) São Miguel - Zona Oeste Lagoa das Furnas e fumarolas Salto do Cabrito
Xiiiiiiiiiiiiiii deus não dormiu este planeta tem realmente coisas de cortar a respiração e voçês o privilégio de estar em contacto com elas pena o isolamento que uma ilha provoca para quem está e para quem quer ir
já tentei postar umas fotos minhas mas nem com image shack nem com o photobuchket nada tb dvo ser um pouco tónhó mas que querem já tentei e não consigo se alguem me quiser postar as fotos ficava agradecido
Só conheces São Miguel? Tens de conhecer as outras ilhas então Cada ilha é diferente de cada qual e é essa magia que caracteriza os Açores. Ilhas irmãs na sua génese mas diferentes na sua paisagem. Mas para mim sendo açoriano de gema a 100% posso dizer com toda a certeza que as ilhas mais lindas e fantásticas dos Açores, são Flores, São Miguel, Pico e São Jorge Sou suspeito hehehehe E como a tradicional música já dizia: "Não há ilha mais bonita... não há ilha mais bonita do que a ilha de São Miguel"
Ilhéus de São Miguel: Ilhéu das Formigas - Localizado a meio canal entre São Miguel e Santa Maria no meio do Oceano. É um baixio de rochas e local de nidificação do Tubarão Azul e de uma enorme variedade de Cetáceos e Golfinhos. Gonçalo Velho Cabral quando aqui aportou em 1427 julgou tratar-se de uma passagem para as ÍNdias Ocidentais. É Reserva Regional http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilh%C3%A9us_das_Formigas Ilhéu de Vila Franca Antiga cratera de um vulcão extinto sobranceiro à costa de Vila Franca do Campo, na altura o maior e principal povoado dos Açores onde residiam os capitães donatários e a alta burguesia fidalga da época, antes de ter sido parcialmente soterrada por um escorregamento de terras matando 5.000 pessoas corria o ano de 1522. Vila Franca do Campo é hoje um manancial arqueológico e uma das estações arqueológicas mais importantes dos Açores. No século XVI as tropas espanholas de Filipe II, foram ali enforcadas e deixadas penduradas de aviso aos que tentassem tomar a ilha. Seguiu-se o banho de sangue em praça pública das tropas luso-francesas, partidárias de D.António Prior do Crato que foram derrotadas por D. Álvaro de Bazán, e que se traduziu num enorme massacre em Vila Franca do Campo, sendo o maior massacre de que há registo nos Açores. Decapitou-se 78 soldados franceses, e muitos outros portugueses foram enforcados. Estas execuções foram feitas com grande lentidão e crueza, prolongando-se por todo o dia, sendo os corpos decapitados e amontoados sobre o adro da matriz de Vila Franca. Parte dos marinheiros foram enforcados no ilhéu de Vila Franca, ficando os corpos a apodrecer nas forcas como aviso aos restantes franceses que ainda andavam embarcados nas ilhas a renunciar o reinado espanhol de D. Filipe II ao trono de Portugal. O ilhéu tem uma praia no seu interior http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilh%C3%A9u_de_Vila_Franca Ilhéu de São Roque Vestígio da cratera de uma antiga erupção marítima anterior ao povoamento e descobrimento das ilhas. Há muitas lendas fantásticas ao redor desse mesmo ilhéu. Possui uma piscina natural. Ilhéu dos Mosteiros Vestígio de uma antiga erupção marítima ao largo do povoado que lhe deu o nome. É local de nidificação do Tubarão Azul.
Meu bom amigo! Eu desde que cá estou a viver, conheço apenas S. Miguel, Pico, Faial e a Terceira (Apenas Angra). Para mim, arquitectonicamente a cidade de Angra é das mais bonitas de Portugal. Como paisagens adorei o Faial, mais do que o Pico, embora a montanha seja imponente. Mas aqui em S. Miguel temos de tudo tanto no que diz a belezas paisagisticas como a lazer.
hehehehehe Pois tens de conhecer as 9 ilhas todas... Santa Maria é um mimo e fica só cerca de 25 minutos de vôo de S.Miguel e a 4 horas de barco Angra é uma cidade totalmente reconstruida aquando do sismo de 1980, e totalmente diferente da Praia da Vitória ou da Horta. Ponta Delgada é uma miscelânea entre o antigo e o moderno. Vila do Porto em Santa Maria, ao invés, é o unico povoado mais antigo e rico em arquitectura patrimonial desde o século XV e XVI que chegou até aos nossos dias de forma intacta A cidade da Ribeira também é uma das cidades que mais património do século XVII e XVIII tem. É a cidade dos paços, dos fortes, e das casas solarengas de Estilo Micaelense com fortes embasamentos arquitecturais.
Adorei a Horta, cidade bonita. A Praia da Vitória pretendo conhecer este ano O Pico acho muito parecido com certas zonas do continente. Gosto muito de Ponta Delgada, pois gosto de cidades modernas! Adoro o Nordeste, vila pitoresca, se não tivesse o mar fazia lembrar uma qualquer vila do interior de portugal. A Ribeira Grande é bonita, tem belas casas.
Sim! O casario das várias cidades, vilas, freguesias e outros pequenos povoados, constituem vestígios sobre a variada origem dos povoadores dos Açores. Por exemplo no Nordeste e na zona Oeste de São Miguel são muito típicas as casas de pedra com chaminé em cunha e de mãos postas com forno de lenha, e as casas de pedra abarracadas com janelas de guilhotina igualmente existentes no Pico e em Santa Maria...além dos muitos moinhos de vento, adegas e currais que existiram um pouco por todas as ilhas dos Açores: Exemplo de um pequeno povoado micaelense: Sanguinho: Algumas casas de pedra, adegas e currais micaelenses: Alguns Moinhos de água de São Miguel: Alguns Moinhos de vento de São Miguel Priôlo: Ave endémica de São Miguel e em vias de extinção. Esta ave única no mundo, só se encontra em São Miguel mais concretamente na Floresta da Laurissilva do Pico da Vara a 1103 m de altitude. Antigamente esta ave era muito numerosa em São Miguel mas foi foi muito dizimada. Hoje está-se a proceder à sua recuperação Águia de Asa Redonda e localmente conhecido nos Açores como "Queimado". É a ave mais comum no arquipélago dos Açores. Existe em todas as ilhas com excepção das Flores e Corvo. Na altura do povoamento dos Açores os descobridores portugueses encontraram bandos imensos dessas aves, julgando-se tratar-se de Açores, e baptizando erróneamente o arquipélago de "Açores" quando na verdade tratava-se apenas da Águia de Asa Redonda. Mocho dos Açores Ave de rapina nocturna existe em todas as ilhas à excepção de Flores e Corvo Tentilhão dos Açores Ouriço Cacheiro e coelho bravo dos Açores Cão de Fila de São Miguel: Originário da Ilha de São Miguel, caracteriza-se pelo seu porte médio, pode ser meigo ou agressivo (depende do treino dado ao cão), é fiel ao dono e caracteriza-se também pela sua aptidão para o trabalho de pastoreio. Era o antigo cão guardador de gado. Os Açores foram povoados com casais do Algarve, Alentejo, Minho, Extremadura, Flamengos, Bretões franceses (daí o característico falar do "U" micaelense e o sotaque afrancesado de S.Miguel), Mouriscos, (Do Norte África), Ingleses, Judeus, Espanhóis, Italianos e em pequena quantidade Judeus, degredados de Portugal que vinham cumprir pena aqui nas ilhas. De notar que os escravos nos Açores foram brancos( Norte de África = Marrocos). Nas nossas veias corre-nos muita miscelânea de origens Eu por exemplo falo o micaelense muito genuíno e com orgulho Nos Açores é muito comum sobrenomes como Brum, Silveira, Terra, Bruges, Dutra, Blanque, Linhares, Espínola, Hickling, Ornelas, e Bettencourt que atestam bem a origem flamenga e inglesa dos povoadores. No século XVI e XVII as ligações entre a Flandres e os Açores foram muito fortes. Eu por exemplo tenho Brum no nome, logo devo ter família distante na Flandres Aconselho-te a conheceres Santa Maria. É uma ilha linda, linda, linda e possui os maiores areais dos Açores... Digo isso porque sou suspeito... ou não fosse licenciado em Património Cultural lool
Visitei os Açores ( Faial e Pico) em Agosto de 2008. Adorei, tenho muito boas recordações de tudo nos Açores, autêntico paraiso natural. Parabéns pelas Fotos!