Pandemia da COVID-19 2021

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Pela primeira vez em vários vezes, a incidência de Portugal (mesmo com os dados errados da Madeira) desceu dos 100 casos por 100.000 habitantes em 14 dias. Eram estes os dados divulgados hoje, no Continente (com uma média de 72,9 casos): :palmas:
- Norte: 67,4
- Centro: 56,1
- LVT: 138,4
- Alentejo: 45,8
- Algarve: 56,6

A incidência nos Açores aumentou nos últimos dias, estando agora à volta dos 60 casos por 100.000 habitantes. :surprise:

• Gosto
Reactions: Albifriorento
Pela primeira vez em vários vezes, a incidência de Portugal (mesmo com os dados errados da Madeira) desceu dos 100 casos por 100.000 habitantes em 14 dias. Eram estes os dados divulgados hoje, no Continente (com uma média de 72,9 casos): :palmas:
- Norte: 67,4
- Centro: 56,1
- LVT: 138,4
- Alentejo: 45,8
- Algarve: 56,6

A incidência nos Açores aumentou nos últimos dias, estando agora à volta dos 60 casos por 100.000 habitantes. :surprise:

Usando os dados da DRS Açores, o número de casos está estável há várias semanas, rondando os 40 casos por 100k habitantes a 14 dias.
LVT está muito abaixo desse valor que apresentas, andará a rondar os 107.

Usando os dados da DRS Açores, o número de casos está estável há várias semanas, rondando os 40 casos por 100k habitantes a 14 dias.
LVT está muito abaixo desse valor que apresentas, andará a rondar os 107.
Cheira-me que ele está a usar a população apenas da AML, enquanto que LVT também junta o Oeste e o Ribatejo

A situação no Brasil está absurdamente má, e com aquele bronco no poder a coisa não será facilmente controlada... A incidência curiosamente até nem é assim muito alta (Portugal teve uma incidência de 1600 casos por 100.000 habitantes em janeiro, mas o Brasil neste momento tem somente 500 e picos), mas vale a pena ressalvar que o Brasil tem um nível de testagem muito inferior a qualquer país da UE e, portanto, o número verdadeiro de casos é bastante superior aos 85.000 que são reportados diariamente. :shocking:

Tenho alguns amigos portugueses que estão no Brasil e estão a ver se conseguem regressar a Portugal, já que possuem cidadania portuguesa, dada a gravidade da situação por lá. :scared:
Quanto ao que acontece cá no burgo, só ontem é que eu reparei nisto: supostamente existem 40.000 casos ativos neste preciso momento, mas somente 17.600 casos em vigilância. Esperem lá, então os casos em vigilância não deveriam ser sempre mais que os casos ativos? Alguma coisa está errada naqueles números e, tendo em conta os dados diários da COVID, até diria que os números de casos em vigilância até acabam por estar mais próximos do valor real que o dos casos ativos... :rolleyes:

• Gosto
Reactions: RStorm e N_Fig
A situação no Brasil está absurdamente má, e com aquele bronco no poder a coisa não será facilmente controlada... A incidência curiosamente até nem é assim muito alta (Portugal teve uma incidência de 1600 casos por 100.000 habitantes em janeiro, mas o Brasil neste momento tem somente 500 e picos), mas vale a pena ressalvar que o Brasil tem um nível de testagem muito inferior a qualquer país da UE e, portanto, o número verdadeiro de casos é bastante superior aos 85.000 que são reportados diariamente. :shocking:

Tenho alguns amigos portugueses que estão no Brasil e estão a ver se conseguem regressar a Portugal, já que possuem cidadania portuguesa, dada a gravidade da situação por lá. :scared:
Quanto ao que acontece cá no burgo, só ontem é que eu reparei nisto: supostamente existem 40.000 casos ativos neste preciso momento, mas somente 17.600 casos em vigilância. Esperem lá, então os casos em vigilância não deveriam ser sempre mais que os casos ativos? Alguma coisa está errada naqueles números e, tendo em conta os dados diários da COVID, até diria que os números de casos em vigilância até acabam por estar mais próximos do valor real que o dos casos ativos... :rolleyes:

Depende. Se os casos ativos estiverem todos em isolamento e a transmissao estiver muito reduzida, os casos em vigilancia sao menores. Repare que existem casos ativos que estao ativos há varias semanas.

• Gosto

Quanto ao que acontece cá no burgo, só ontem é que eu reparei nisto: supostamente existem 40.000 casos ativos neste preciso momento, mas somente 17.600 casos em vigilância. Esperem lá, então os casos em vigilância não deveriam ser sempre mais que os casos ativos? Alguma coisa está errada naqueles números e, tendo em conta os dados diários da COVID, até diria que os números de casos em vigilância até acabam por estar mais próximos do valor real que o dos casos ativos... :rolleyes:[/QUOTE

Os casos em vigilância não se referem aos casos suspeitos relacionados com contactos de positivos?
Penso que seja isso. As quarentenas profiláticas. Ou então aqueles com sintomas de Covid, mas que ainda não têm diagnóstico de confirmação.

Os positivos estão obviamente todos em vigilância.

• Gosto
Não há, de modo nenhum, 40 000 casos activos. Seria preciso que todos os testados positivos dos últimos 31 dias ainda estivessem activos para que esse valor estivesse correcto.
Nem tinha pensado nisso, mas basta olhar para a evolução do número de recuperados para perceber que há uma enorme subnotificação de recuperados

• Gosto
https://www.regiaodeleiria.pt/2021/...os-na-regiao-a-maior-parte-na-marinha-grande/

O balanço de hoje dá ainda conta de mais um óbito no concelho de Porto de Mós. Em comunicado publicado na página de Facebook do município, o presidente da Câmara Jorge Vala esclarece que os dois óbitos registados nos dois últimos dias “são resultado da infeção covid mas de pessoas que já haviam recuperado”, daí que haja registo de menos duas pessoas recuperadas no concelho.

Acho esta situacao peculiar. Entao se a pessoa já tinha recuperado da doenca como é que a causa de morte se associa ao Covid? E ainda que seja um efeito de longo prazo da infeccao, desconhecia que as mortes fossem contabilizadas assim. E pergunto-me se na maior parte dos países se conta assim.

• Gosto
:lol:

Desconfinar a conta-gotas "não é sinónimo de sair e fazer tudo", avisa Costa

O primeiro-ministro salientou que o início da primeira fase do desconfinamento, que arranca esta segunda-feira, não é sinónimo de sair e fazer tudo, advertindo que a pandemia ainda é grave e que, na Páscoa, se mantém o dever geral de recolhimento.

"Entramos hoje na primeira fase do desconfinamento que tem de ser muito prudente, gradual e a conta-gotas. E conta-gotas não é sinónimo de sair e fazer tudo o que gostaríamos de fazer como se não atravessássemos ainda uma grave pandemia", assinalou António Costa, numa mensagem que publicou na sua conta pessoal no Twitter, observando que, em matéria de contenção, "esta é uma fase bastante exigente".

"Recordo que até à Páscoa, inclusive, mantém-se o dever geral de confinamento. Não podemos correr riscos e deitar tudo a perder. A vida e a saúde estão em primeiro lugar", acrescentou.

https://www.jn.pt/nacional/desconfi...e-sair-e-fazer-tudo-avisa-costa-13458301.html

Sr Primeiro Ministro, acredita mesmo que vai ser fácil controlar os Portugueses? Se nem durante o confinamento tal foi feito ou conseguido, quanto mais agora :rolleyes:

Já agora, o que pretende fazer em relação aos transportes? É que ainda hoje vi um autocarro quase a abarrotar de pessoas... :rolleyes:

Eu já não percebo nada,

O Covid - Existe - Facto

O Confinamento já á mais maquievélico;

-Exemplo anterior de autocarros abarrotar
-Os Colegas cidadãos ( políticos, militares, psp´s. PJ, etc etc - os legalmente isentos do confinamento )
estão a fazer a vida normalíssima, sem o "estorvo" dos restantes cidadãos.

Isto é que me cheira a Esturro;

Uns a viver á grande e á Francesa e Outros nem trabalhar podem, outros com medo da "pide" e da multa dos 200.00

Eu posso ir do Porto a Braga e não contactar ninguém e assim não transmito o vírus

Numa operação de rotina, tenho que abrir os vidros para mostrar os documentos, e sair do carro, e não á GEl nem desinfeçção na transmissão dos
documentos, sei lá se os senhores agentes estão positivos ou negativos. para estarem a menos de 2 metros de mim e a mexer nas minhas coisas?