Pandemia da COVID-19 2021

Organizador de protesto contra confinamento infetado com covid-19.

image.jpg

Centenas juntaram-se este domingo em Lisboa em protesto contra o confinamento

Foto: LUSA

Um dos organizadores do protesto que, no último sábado, juntou perto de três mil pessoas em Lisboa está infetado com covid-19.

A notícia é avançada, esta segunda-feira, pela Tomar TV que afirma ainda que o indivíduo está em casa após o teste positivo.

A manifestação tinha como foco a gestão da pandemia e pedia uma maior liberdade individual. A grande maioria dos participantes não usou máscara, nem manteve o distanciamento físico.

O protesto começou no Parque Eduardo VII e percorreu a Avenida da Liberdade até ao Rossio.

Na altura viram-se cartazes com mensagens como "Devolvam a liberdade", "Deixem as crianças viver", "Costa, Marcelo e DGS: vemo-nos em Nuremberga" e escutaram-se críticas às restrições impostas.

A manifestação foi organizada através da Internet, tendo a Polícia de Segurança Pública (PSP) mobilizado um contingente para a vigilância.

https://www.jn.pt/local/noticias/li...finamento-infetado-com-covid-19-13488204.html

A ser verdade, quantas pessoas não terá infectado enquanto andava aos berros e gritos? :unsure:

image.jpg

Um dos organizadores do protesto que, no último sábado, juntou perto de três mil pessoas em Lisboa está infetado com covid-19.

A notícia é avançada, esta segunda-feira, pela Tomar TV que afirma ainda que o indivíduo está em casa após o teste positivo.

A manifestação tinha como foco a gestão da pandemia e pedia uma maior liberdade individual. A grande maioria dos participantes não usou máscara, nem manteve o distanciamento físico.

O protesto começou no Parque Eduardo VII e percorreu a Avenida da Liberdade até ao Rossio.

Na altura viram-se cartazes com mensagens como "Devolvam a liberdade", "Deixem as crianças viver", "Costa, Marcelo e DGS: vemo-nos em Nuremberga" e escutaram-se críticas às restrições impostas.

A manifestação foi organizada através da Internet, tendo a Polícia de Segurança Pública (PSP) mobilizado um contingente para a vigilância.

https://www.jn.pt/local/noticias/li...finamento-infetado-com-covid-19-13488204.html

A ser verdade, quantas pessoas não terá infectado enquanto andava aos berros e gritos?
Bem feito, para não se armarem em parvinhos! :lol:

Agora a sério, isto só demonstra que a COVID existe e é um risco grave. As regras existem por alguma razão, e nem vale a pena comparar isto com a PIDE porque, neste caso, uma pessoa pode denunciar as regras sem ser presa ou torturada por isso (obviamente desde que cumpra as regras vigentes, como o distanciamento ou a máscara, coisa que não aconteceu nessa manifestação). :rolleyes:

image.jpg

A ser verdade, quantas pessoas não terá infectado enquanto andava aos berros e gritos? :unsure:

Cá está a razão pela qual as manifestações não deveriam acontecer. Mesmo com motivos válidos e nobres como o combate ao racismo ou o protesto contra as medidas exageradas de confinamento em vigor.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
MOSCOW (Reuters) - The Kremlin said on Tuesday it had deliberately decided it would not reveal the name of the Russian-made vaccine which President Vladimir Putin is due to take later on Tuesday.

“We are deliberately not saying which shot the president will get, noting that all three Russian (-made) vaccines are absolutely reliable and effective,” Kremlin spokesman Dmitry Peskov told reporters.

He said Putin, who announced his intention to get vaccinated a day earlier, would probably be vaccinated in the evening and would receive one of the three Russian-made shots.

• Gosto
O que pode e não pode fazer na semana e no fim-de-semana da Páscoa

O PÚBLICO responde em algumas questões às dúvidas sobre o que é ou não permitido na semana da Páscoa, mais concretamente entre os dias 26 de Março e 5 de Abril.

Confesso que esta alínea não percebi: :huh:

Posso deslocar-me para outro concelho antes do dia 26 para uns dias de férias e regressar depois a casa sem correr o risco de ser multado?

Não, por causa do dever geral de recolhimento domiciliário, que prevê que os cidadãos não podem circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, devendo permanecer no respectivo domicílio, excepto para deslocações autorizadas.

https://www.publico.pt/2021/03/22/sociedade/noticia/nao-semana-fimdesemana-pascoa-1955452

Então não é só a a partir das 0 horas do dia 26 que entra em vigor a proibição de circulação entre Concelhos e que se estende por toda a semana da Páscoa?

Quem circular nos dias anteriores, independentemente do local ( e motivo da deslocação) para onde vai, pode fazê-lo, certo?

Se não for assim, então mais vale dizer que é proibido circular entre concelhos todos os dias, salvo as exceções previstas :unsure:

Ou seja, se eu hoje ( não é o caso) terça feira dia 23/03, quiser ir dar uma volta até ao Gerês não o posso fazer sem correr o risco de ser mandado parar e eventualmente multado?:huh:

Última edição:
  • Gosto
O que pode e não pode fazer na semana e no fim-de-semana da Páscoa

O PÚBLICO responde em algumas questões às dúvidas sobre o que é ou não permitido na semana da Páscoa, mais concretamente entre os dias 26 de Março e 5 de Abril.

Confesso que esta alínea não percebi: :huh:

Posso deslocar-me para outro concelho antes do dia 26 para uns dias de férias e regressar depois a casa sem correr o risco de ser multado?

Não, por causa do dever geral de recolhimento domiciliário, que prevê que os cidadãos não podem circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, devendo permanecer no respectivo domicílio, excepto para deslocações autorizadas.

https://www.publico.pt/2021/03/22/sociedade/noticia/nao-semana-fimdesemana-pascoa-1955452

Então não é só a a partir das 0 horas do dia 26 que entra em vigor a proibição de circulação entre Concelhos e que se estende por toda a semana da Páscoa?

Quem circular nos dias anteriores, independentemente do local ( e motivo da deslocação) para onde vai, pode fazê-lo, certo?

Se não for assim, então mais vale dizer que é proibido circular entre concelhos todos os dias, salvo as exceções previstas :unsure:

Ou seja, se eu hoje ( não é o caso) terça feira dia 23/03, quiser ir dar uma volta até ao Gerês não o posso fazer sem correr o risco de ser mandado parar e eventualmente multado?:huh:

Até 5 de abril vigora o "Dever geral de recolhimento domiciliário". Apenas se pode sair de casa com justificação para o fazer. É ridículo, mas é o que está no Decreto que regulamenta o Estado de Emergência.
Associado a isto, a proibição de circulação entre concelhos, bem como a proibição de saída do país, é absolutamente redundante, uma vez que as excepções para se atravessarem concelhos são praticamente as mesmas das excepções que permitem sair de casa. Mas pronto, é o governo que temos...

EUobserver
Several key virologists in Belgium are pleading for the country to go back into a full lockdown in order to turn the trend of rising infections and hospitalisations. According to top virologist Steven Van Gucht, the situation in Belgium shows "a dangerous cocktail". VUB professor Dirk Devroey said Belgium needs a full lockdown of four weeks, meaning "schools will be closed, workers cannot go to their work ..."

QeCOsiw.png

Até 5 de abril vigora o "Dever geral de recolhimento domiciliário"

Então para que serve a "lei" que proíbe a circulação entre concelhos ao fim de semana? Assim sendo é sempre proíbido...:unsure:

Dever geral de recolhimento não é obrigação geral de recolhimento, e o que se vê para aí é muita gente sem motivos para estar na rua ou a passear, a fazê-lo, e inclusive a atravessar concelhos durante a semana, sem encontrarem nenhuma fiscalização na estrada...

Na sexta-feira dia 12/03 fui até Leça da Palmeira - Matosinhos, para andar uns Km com o carro que já estava parado há algum tempo...e não encontrei nenhuma polícia na estrada, lá está, era sexta-feira, dia de semana.

Já no passado Domingo, de tarde, fui até á Foz do Douro de carro e estava a polícia na rotunda do castelo do queijo, para não deixar passar as pessoas para o concelho de Matosinhos...:unsure:

Então para que serve a "lei" que proíbe a circulação entre concelhos ao fim de semana? Assim sendo é sempre proíbido...:unsure:

Dever geral de recolhimento não é obrigação geral de recolhimento, e o que se vê para aí é muita gente sem motivos para estar na rua ou a passear, a fazê-lo, e inclusive a atravessar concelhos durante a semana, sem encontrarem nenhuma fiscalização na estrada...

Na sexta-feira dia 12/03 fui até Leça da Palmeira - Matosinhos, para andar uns Km com o carro que já estava parado há algum tempo...e não encontrei nenhuma polícia na estrada, lá está, era sexta-feira, dia de semana.

Já no passado Domingo, de tarde, fui até á Foz do Douro de carro e estava a polícia na rotunda do castelo do queijo, para não deixar passar as pessoas para o concelho de Matosinhos...:unsure:

Fui mandado parar no início de Março, quando precisei ir visitar um cliente e apanhei várias fiscalizações, e numa passou-se este filme: fui mandado parar e mostrei a minha declaração de circulação, tendo uma declaração de circulação duma empresa do Norte e tendo como morada onde moro e dizendo na mesma que necessito de circular por toda a região do Algarve, numa operação stop fora do concelho, começaram a dizer que a declaração não era válida e pedi que lesse a mesma até ao fim e ele a dizer que tinha lido e que a declaração não era válida. Por breves instantes ainda pensei que iria ser multado por estar a trabalhar, mas pedi para falar com o agente responsável pela operação, a senhora agente veio falar comigo. mostrei-lhe a declaração e leu a declaração toda até ao fim, depois pediu-me desculpas pelo sucedido e mandou-me seguir. :intrigante:

• Gosto
Eu não escrevi que não devia haver fiscalização. Escrevi que não deveria haver a regra de impedir qualquer pessoa que não está em quarentena de andar na rua onde bem entender e quando quiser, desde que cumpram o distanciamento físico ou que usem correctamente a máscara quando tal não for possível. A fiscalização deve incidir no cumprimento das regras de protecção e não na perseguição dos transeuntes que circulam na rua.

Como é que se faz isso? Andam polícias a medir com uma régua a distância dos 2 metros entre as pessoas? É que a Lei afirma que a máscara só é obrigatória quando o distanciamento social não é possível. Ia se colocar polícias à paisana entre as pessoas para controlar isso? :D
Isso de andar na rua onde bem quiser e quando quiser é lindo. O problema é que não há 1 polícia por pessoa, para confirmar que as regras de proteção estão a ser cumpridas. Logo tem de haver fiscalização nas estradas. Há outra forma?

Fico espantado como depois do exemplo do Natal, se continua a achar que as pessoas devem poder andar onde quiserem e quando quiserem. Acho que isso é acreditar em algo que não existe: o nosso bom senso. Já se mostrou que não temos.