David sf
Moderação
Como é que se faz isso? Andam polícias a medir com uma régua a distância dos 2 metros entre as pessoas? É que a Lei afirma que a máscara só é obrigatória quando o distanciamento social não é possível. Ia se colocar polícias à paisana entre as pessoas para controlar isso?
Isso de andar na rua onde bem quiser e quando quiser é lindo. O problema é que não há 1 polícia por pessoa, para confirmar que as regras de proteção estão a ser cumpridas. Logo tem de haver fiscalização nas estradas. Há outra forma?
Fico espantado como depois do exemplo do Natal, se continua a achar que as pessoas devem poder andar onde quiserem e quando quiserem. Acho que isso é acreditar em algo que não existe: o nosso bom senso. Já se mostrou que não temos.
Então como se faz? Todos presos em casa até a vacinação estar completa daqui a 6 meses na melhor das hipóteses?
A polícia deve fiscalizar com bom senso os comportamentos perigosos. Andar a parar carros na estrada é inútil. Andar a perguntar onde uma pessoa vai é inútil.
Neste momento a taxa de positividade dos PCR é de aproximadamente 2%. Praticamente não existem casos em Portugal e a prevalência de falsos positivos nos números actuais já deve ser relevante. Se em janeiro andávamos com uma média oficial de 13000 novos casos quando os reais deveriam ser de 40 ou 50 mil, hoje o número de casos reais deverá andar abaixo dos 400. Não há nenhum motivo para impedir a circulação ao ar livre. Mesmo que toda a gente se porte mal há tempo para voltar para trás sem pressionar o sistema de saúde.
