Pandemia da COVID-19 2021

A verdade é que se vendeu durante 1 ano as vacinas como solucao para o fim das restricoes.

Não. Na verdade, o que se 'vendeu' como solução foi a imunidade de grupo via vacinação, dado que via infecção (relembro que esta era a belíssima estratégia de BoJo antes de ir dar com os costados aos CI) seria uma mortandade insana. Imunidade essa que parece cada vez mais longe devido a vários motivos. Um dos quais o aparecimento de variantes que contornem (por enquanto parcialmente) o efeito das vacinas.
 
Já olhaste para os números do RU? E para as previsões do próprio BoJo? Parece-te boa ideia permitir que as pessoas andem de transportes públicos sem máscara com aquele número de infecções e com aqueled números de vacinação, ainda para mais maioritariamente Astrazeneca?
Eu cá estou a lixar-me, principalmente se eles não puderem sair dali. Que eu, certamente, para lá não vou.
Não, não olhei, e como disse acho perfeitamente legítimo que se diga que era melhor esperar umas semanas para vacinar ainda mais gente e diminuir a incidência. Isto não tem é nada que ver com impedir variantes, isso é impossível
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Vejamos: é verdade que o Reino Unido tem uma grande fatia da população totalmente vacinada (aproximadamente 50% da população está totalmente vacinada), mas ainda falta vacinar 35% da população para atingir a imunidade de grupo para a variante Delta, e tendo em conta a população do Reino Unido, 35% da população é ainda bastante gente - o dobro da população portuguesa - ainda desprotegida - que pode levar ao surgimento de novas variantes. :surprise: Pior ainda, o Reino Unido está entre os países onde menos pessoas se querem vacinar, e isso já é visível nos gráficos da percentagem de vacinação (desde há uns tempos que a vacinação por lá não está a ocorrer ao mesmo ritmo que no início, bem distinto da situação de Portugal).

Assim sendo, é incrivelmente cedo, dada a situação atual no Reino Unido, deixar as restrições todas de lado. Isso só deverá ser feito quando o vírus se tornar endémico, o que acontecerá mais cedo ou mais tarde... Antes disso é preciso atingir a imunidade de grupo, e até lá as restrições mais duras de distanciamento social e máscaras no exterior deverão continuar. :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: hurricane
Não, não olhei, e como disse acho perfeitamente legítimo que se diga que era melhor esperar umas semanas para vacinar ainda mais gente e diminuir a incidência. Isto não tem é nada que ver com impedir variantes, isso é impossível

Hoje reportaram mais de 27 mil novos casos. Isto a uma segunda. Repito: não é impedir. É diminuir a probabilidade. Ainda que tenham muita gente parcialmente vacinada, há trinta e tal porcento de cidadãos vacinados apenas com uma dose, sendo a maioria com Astrazeneca, com o que isso implica (ver caso do PM Luxemburguês, por exemplo). Com tantos casos diários, a probabilidade de surgirem variantes é muito superior. Mais variantes, mais perigo. Só isso.
Só quem não está (ou é!) bom da tola é que diz no mesmo dia que daqui por 2 semanas podem registar-se 50 mil casos diários enquanto anuncia o fim de toda e qualquer restrição (máscaras e ajuntamentos incluídos) para a mesma data. Não estou a falar de confinamentos, recolheres obrigatórios ou restrições horárias no comércio. Estou a falar de andar sem máscara num transporte público lotado ou ir a um concerto com milhares de pessoas. Não faz sentido. Mas, como digo, desde que não saiam nem entrem, até podem servir de guinea pigs (not really porque se der para o torto é apenas uma questão de tempo até lixarem o resto do pessoal).
 
Não tenho a certeza se já estava completamente vacinado ou não, mas pelos vistos, estando ou não vacinado é para cumprir isolamento:

Ministro do Ambiente em isolamento após contacto de risco.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, está em isolamento profilático, após ter tido um contacto de risco com uma pessoa infetada com covid-19, anunciou, esta terça-feira, fonte do ministério.

De acordo com a mesma fonte, Matos Fernandes não tem sintomas e encontra-se bem, mas foi aconselhado pelas autoridades de saúde a ficar em isolamento, tal como aconteceu com o primeiro-ministro, António Costa, após contacto de risco.


https://www.jn.pt/nacional/ministro-do-ambiente-em-isolamento-apos-contacto-de-risco-13909108.html


Mas há quem não concorde:

Pessoas vacinadas contra a covid-19 não deviam fazer isolamento, defende Carmo Gomes

Pessoas vacinadas contra a covid-19 não deviam fazer isolamento, defende Carmo Gomes “Vamos ter que relaxar este tipo de orientação para as pessoas completamente vacinadas. Claro que isto pressupõe que a pessoa que foi contactada, apesar de estar vacinada, não apresenta sintomas”, diz o epidemiologista.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) determina que as pessoas que tenham um contacto de alto risco com alguém infectado com a covid-19 devem cumprir um período de isolamento profiláctico e a regra é, actualmente, aplicável a vacinados e não vacinados contra a doença.

https://www.publico.pt/2021/07/05/s...19-nao-isolamento-defende-carmo-gomes-1969220

(Artigo completo apenas para assinantes)
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Há uma nova variante da Covid-19, possivelmente mais contagiosa. É a Lambda

https://eco.sapo.pt/2021/07/06/ha-u...-19-possivelmente-mais-contagiosa-e-a-lambda/

Finalmente, já estava farto de ouvir todos os dias, o mesmo Delta para aqui, Delta para ali. :D

Se, já existe no RU, é melhor não abrir as pernas como costuma fazer Portugal. :rolleyes:
Não é delta, mas é variantes para aqui, é variantes para ali :p e sempre que aparece uma, é mais contagiosa que a outra anterior.
Eu já nem ligo. Acho que não é preciso ser especialista para perceber que variantes vão continuar a aparecer, mas pronto, já será sempre motivo de notícia e quanto mais pânico espalharem melhor.
 
Mais uma medida interessante proveniente do Reino Unido. Os menores de 18 deixam de ter que se isolar caso sejam contactos de alto risco de um contacto positivo. Eu creio que o RU vai partir para uma 2a tentativa de imunidade de grupo.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Eu creio que o RU vai partir para uma 2a tentativa de imunidade de grupo.

Da maneira que as coisas estão a ficar por lá eu diria que é mais uma tentativa de "contaminação de grupo" que também não deixa de ser uma imunização de forma natural... só que bem mais imprevisível e perigosa, e um autêntico "ninho de variantes" :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Parece que a Epsilon, Zeta, Eta, Iota e Kappa foram passadas à frente :intrigante:



As mutações são aleatórias. Tanto podem fortalecer como enfraquecer o virus. Mas até agora nenhuma enfraqueceu :(

Chegou a variante Tau, quem não se proteger leva Tau Tau. :D
 
Parece que a Epsilon, Zeta, Eta, Iota e Kappa foram passadas à frente :intrigante:



As mutações são aleatórias. Tanto podem fortalecer como enfraquecer o virus. Mas até agora nenhuma enfraqueceu :(
As mutações são aleatórias, mas se houver uma mutação que faça com que o vírus fique mais fraco, obviamente não se vai espalhar