Pandemia da COVID-19 2021

Ao meio-dia e picos vou ser vacinada contra a gripe.
 
Pai duplamente vacinado com a terceira dose Covid e contra a gripe e filha vacinada contra a gripe. Nem a agulha senti. Pai tomou Paracetamol imediatamente depois da toma dupla depois do ok da enfermeira que as administrou.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Ao levar a vacina da gripe fui advertido para não tomar a 3a dose da vacina anti covid nos próximos 15 dias.

Fitei a moça com o ar incrédulo de quem olha para a fonte de onde brota a ingenuidade do otimismo supremo...
Ah ah ah ah
Também me disseram o mesmo e fartei-me de rir com o moço da farmácia que me administrou a vacina! Ele ainda acrescentou que se me chamassem do centro de saúde para levar a da gripe que avisasse que já tinha sido vacinada. Bolas, devo ter envelhecido para caraças neste ano e meio de pandemia... Ou, vá, desde a última vez que lá fui. Na semana passada...
 
Entretanto já se fala por aí que o aumento de casos na Europa pode estar relacionado com a variante Delta+ (inicialmente conhecida como "variante nepalesa"), já que esta variante associada à Delta é mais transmissível em idades inferiores mas a letalidade da Delta é a mesma (e a eficácia da vacina também). :buh:
Nas últimas duas semanas, a incidência de casos nas gerações mais novas (dos 0 aos 12 anos, ou seja, a geração não vacinada) disparou, enquanto que a incidência nas outras gerações manteve-se estável ou inclusive diminuiu. Isso explica o porquê de a mortalidade continuar a diminuir e de muito poucos irem para os Cuidados Intensivos. :)

Seja como for, as tais perspetivas catastróficas da DGS não me parece que possam ocorrer. Basta olhar para o gráfico da incidência nacional para perceber isso - os casos estão a crescer, mas a um ritmo muitíssimo lento, e algumas regiões, como o Alentejo, até estão a decrescer:
PfWipRth.png


Nos países menos vacinados, contudo, a história é bem distinta... :unsure:
 
Na Holanda já se fala em novas restrições:

Covid-19. Holanda reforça restrições para travar subida de infeções​

03 nov, 2021 - 00:13 • Lusa

A maioria das medidas de distanciamento social tinham sido retiradas em setembro, mas o ritmo de novos casos atingiu na semana passada o nível mais alto desde julho.


O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou esta terça-feira uma série de medidas restritivas para conter o aumento do número de infeções por Covid-19, incluindo o regresso ao uso obrigatório de máscaras em lojas e outros espaços públicos fechados.

Numa altura em que o número de novas infeções está a aumentar a pressão sobre os hospitais, o governo decidiu reintroduzir várias medidas que já tinham sido descontinuadas, como a regra do distanciamento de um metro e meio, e alargar a locais como museus e esplanadas a exigência de apresentação de passe sanitário.

As novas medidas foram anunciadas pelo primeiro-ministro numa entrevista coletiva transmitida pela televisão, em que Mark Rutte aconselhou as pessoas a privilegiar o teletrabalho e a evitar a utilização os transportes públicos sobretudo nas horas de maior afluência.

"Ninguém vai ficar surpreendido que tenhamos uma mensagem difícil para transmitir. O Número de infeções e de internamentos hospitalares está a aumentar muito rapidamente", precisou o primeiro-ministro holandês, sinalizando que as medidas entram em vigor a partir do próximo sábado.

A Holanda, onde cerca de 84% da população com 18 ou mais anos tem a vacinação completa, registou uma média de 7.711 novos casos da Covid-19 por dia na semana passada, o que reflete um aumento de 39% face à semana anterior.

 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Números na Madeira a crescer com perto de 140 casos nos últimos 3 dias, catapultados por um surto num lar onde a maioria dos idosos está vacinado.

O número de turistas na ilha nos últimos 3 meses foi bastante grande, sendo que em Agosto e Setembro deste ano houve mais turistas do que em 2019 (pré-pandemia) além de que os cruzeiros voltaram em força. Vamos ver se os números dos últimos dias estabilizam ou se é mesmo o início de uma nova onda como se vê em alguns países da Europa.
 

Sem máscaras e com álcool (sem ser gel). A primeira Night Summit em plena pandemia​

Nem a chuva arrefeceu os ânimos na primeira Night Summit de 2021. A Rua Cor-de-Rosa encheu, mas ninguém usou máscara. Álcool não faltou, mas não para desinfetar as mãos.

51650563473-32a2d12c75-k.jpg



Muito álcool, mas não gel.. :D o outro álcool bebível, até desinfecta as vias respiratórias... :bombar:

Ah espera, têm o certificado, já podem infetar legalmente e à vontade.... :D Inclusivé os que testaram negativo.... :unsure:


Entretanto:

Mais internados e doentes graves em dia com mais de mil novos casos.​


A covid-19 causou mais nove mortos e foram registados 1074 novos casos de infeção. Incidência aumenta, mas risco de transmissibilidade diminui.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) contabilizou 18 180 mortes e 1 092 666 casos de covid-19 desde o início da pandemia, contando já com os nove óbitos e 1074 infeções registadas esta quarta-feira. Portugal não tinha tantos novos casos desde 17 de setembro, dia em que registou 1023 novas infeções.

A maioria das novas infeções foi registada na região Centro (mais 336 casos), seguida de Lisboa e Vale do Tejo (320), Norte (243), Algarve (77), Madeira (56), Alentejo (25) e Açores (17).

Segundo o boletim da DGS desta quarta-feira, há mais 12 pessoas acamadas. São, agora, 384 as pessoas acamadas, sendo que destas 67 são considerados casos graves da doença, mais oito do que ontem.

 
Última edição:
Números na Madeira a crescer com perto de 140 casos nos últimos 3 dias, catapultados por um surto num lar onde a maioria dos idosos está vacinado.

O número de turistas na ilha nos últimos 3 meses foi bastante grande, sendo que em Agosto e Setembro deste ano houve mais turistas do que em 2019 (pré-pandemia) além de que os cruzeiros voltaram em força. Vamos ver se os números dos últimos dias estabilizam ou se é mesmo o início de uma nova onda como se vê em alguns países da Europa.
Os cruzeiros já voltaram? Estive aí no final de Agosto e o Funchal era uma pasmaceira, restaurantes a fechar às 22h sem clientes, etc.
 
Os cruzeiros já voltaram? Estive aí no final de Agosto e o Funchal era uma pasmaceira, restaurantes a fechar às 22h sem clientes, etc.

Possivelmente estavas em partes mais paradas da cidade. Em Agosto os restaurantes já estavam a operar a horas normais. Notícia de hoje:


Sim, os cruzeiros já voltaram.
 
Hm...possivelmente! Mas achei o Funchal muito parado. Havia alguns turistas sim mas como não havia cruzeiros, não havia aquele movimento que se esperava. Pelo menos, foi a minha impressão!

O Funchal em Agosto também não é o Algarve em Agosto :D

O centro do Funchal é bastante calmo à noite. Os turistas comem nas zonas hoteleiras e os funchalenses não têm por hábito jantar no centro da cidade (vão aos concelhos vizinhos). Agosto é época baixa dos cruzeiros, mesmo em anos "normais".

Voltando ao tópico, muitos casos em escolas reportados no dia de hoje embora o total de casos reportados hoje seja metade do dia de ontem.