Pandemia da COVID-19 2021

Pensado out-of-the-box, tambem penso ser provavel que este virus esteja a sofrer a pressao evolutiva de milhoes de pessoas vacinadas. Isso vai induzir a seleccao de mutantes que nao sejam afectadas pelos anticorpos formados pela vacina. Parece-me obvio!

E tambem uma das razoes pelas quais, eu acho as vacinas baseadas na spike protein serem insuficientes, porque nos provocam anticorpos para uma parte do virus. Por mim, eu criava uma vacina com porcoes de varias proteinas do virus, para dar uma proteccao mais alargava, algo perfeitamente possivel com a tecnologia de vacinas de mRNA.

Dados preliminares apontam para um Rt de 2,0 na África do Sul. Desconheço totalmente quais as medidas em vigor para impedir contágios na África do Sul, nem o grau de cumprimento das mesmas.

David, eu li essa figura de Rt de 2.0 nas noticias. Mas o valor deve ser incorrecto, pois e um valor muito pequeno.
Se fosse um Rt de 2.0, a variante seria de propagacao mais lenta do que a versao original do SARS-cov2.

A variante delta tem um Rt medio de 5.0, e a versao original do SARS-cov2, tinha um Rt medio de 2.0-2.5 (assumindo transmissao livre, sem restricoes). Ha muitas publicacoes cientificas e demonstrar estes numeros:

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Albifriorento
David, eu li essa figura de Rt de 2.0 nas noticias. Mas o valor deve ser incorrecto, pois e um valor muito pequeno.
Se fosse um Rt de 2.0, a variante seria de propagacao mais lenta do que a versao original do SARS-cov2.

A variante delta tem um Rt medio de 5.0, e a versao original do SARS-cov2, tinha um Rt medio de 2.0-2.5 (assumindo transmissao livre, sem restricoes). Ha muitas publicacoes cientificas e demonstrar estes numeros:

A médica e conselheira chefe da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, Susan Hopkins, disse que o número efetivo de reprodução da variante Ómicron na província de Gauteng, na África do Sul, é de 2. Ou seja, cada pessoa infetada pode, potencialmente, infetar outras duas, o que fará com que o surto tenha um crescimento exponencial. A virologista da OMS África confirma este dado.

Claro que este Rt estará afectado por medidas de mitigação dos contágios (não faço ideia quais estão em vigor nem se serão cumpridas). Esse quadro que apresentas não se refere ao Rt, mas sim ao R0 (transmissão livre, sem qualquer medida que mitigue contágios).

R(t) e R0 não são a mesma coisa... R(t) é uma função exponencial em função do tempo, já R0 é uma progressão geométrica que não tem em conta o tempo. :D

Ainda assim, cabe salientar que um R(t) de 2.0 é praticamente incontrolável com medidas tradicionais de controlo da pandemia. Parece que nem com máscaras tradicionais a coisa lá vai... :facepalm:
Está a tornar-se inglória a luta contra este vírus. Mais uma estirpe maravilhosa.
Dá a sensação que a nossa vida jamais será a mesma
Com o mundo interligado como temos atualmente, uma situação geopolítica desfavorável e um vírus que continua a mutar-se a um ritmo incrível, parece que será difícil voltarmos à vida como era até fevereiro de 2020 tão cedo assim. Por mais incrível que pareça, toda esta situação não estaria a acontecer se, logo no começo do ano, tivéssemos vacinado muito rapidamente toda a população mundial e não houvesse aquela enorme divergência de taxas de vacinação entre o mundo desenvolvido e os países pobres. A ver se aprendemos de vez! :buh:

Está a tornar-se inglória a luta contra este vírus. Mais uma estirpe maravilhosa.
Dá a sensação que a nossa vida jamais será a mesma :sad:
Também não é preciso tanto. Vamos aguardar para ver o que dizem nas próximas semanas em relação a esta nova variante. É de facto preocupante ver os números da África do Sul nestes últimos 3/4 dias, mas também se pode dever ao aumento da testagem devido ao aparecimento da mesma. Não sei se há dados sobre isso...
Resta ver a evolução do número de casos nos restantes países onde já apareceu e onde também poderá aparecer.
Relativamente à história de uma pessoa ter ficado infetada por simplesmente se abrir a porta do quarto no Hotel em Hong Kong, acho isso muito estranho. Se formos por aí, fecha-se tudo e temos de entrar um a um nos supermercados e demais serviços porque provavelmente nem as máscaras, nem o distanciamento nos irão proteger.

Alerta ECDC​

Omicron pode reduzir significativamente eficácia das vacinas.​

O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC na sigla original) alertou esta sexta-feira que a nova variante do vírus SARS-CoV-2 suscita "sérias preocupações de que possa reduzir significativamente a eficácia das vacinas e aumentar o risco de reinfeções".

Num comunicado sobre a avaliação da ameaça da variante B.1.1.529 da SARS-CoV-2-Omicron, e com base na informação genética atualmente disponível, o ECDC diz que a nova variante detetada na África Austral é a mais divergente (em relação ao vírus original) detetada até hoje.

A diretora da ECDC, Andrea Ammon, disse, citada no comunicado, que há ainda muitas incertezas em relação à transmissibilidade, eficácia das vacinas ou risco de reinfeções, e pede proatividade na implementação de medidas para "ganhar tempo" até haver mais informação.

Ainda muitas incertezas, mas já vão dizendo que é a variante mais divergente em relação ao vírus original.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Dados preliminares apontam para um Rt de 2,0 na África do Sul. Desconheço totalmente quais as medidas em vigor para impedir contágios na África do Sul, nem o grau de cumprimento das mesmas.

Também diziam que a variante do Brazil era mais perigoso e no final nao foi. A da Delta só foi mais perigosa pela velocidade como se transmitiu e nao por ser mais letal. Temos de confiar na eficácia das vacinas, caso contrário nunca mais temos uma vida normal!

Também diziam que a variante do Brazil era mais perigoso e no final nao foi. A da Delta só foi mais perigosa pela velocidade como se transmitiu e nao por ser mais letal. Temos de confiar na eficácia das vacinas, caso contrário nunca mais temos uma vida normal!
Sim, eu nao estou muito preocupado, porque ja tive um contacto com covid, portanto assumo que o meu corpo tem alguma memoria imunitaria, mesmo para variantes. Mas posso estar errado. Estou mais preocupado porque nao parece haver fim para esta pandemia e preocupado pelos sistemas de saude, que so aguentam uma certa carga de doentes. E parece que a situacao vai agravar-se neste inverno. Nao confio muito nas vacinas actuais para prevenir contra variantes bem diferentes da versao original (apesar de as ter tomado tambem). Confio mais no que provavelmente ai vem: uma segunda geracao de vacinas, bem mais direccionada para cobrir tambem variantes e dar uma resposta imunitaria mais alargada. E nao confio muito tambem na inteligencia dos governantes e do povo, para travar esta pandemia. Como disse atras, os voos de Mocambique e Angola ja deviam ter sido travados, e testes PCR pedidos a qualquer pessoa que entrasse em Portugal, pois vacinados tambem transmitem e contraem covid (embora mais ligeiro). E tambem acho que depositarmos todas as nossas esperancas nas vacinas é um erro. So com vacinas nao vamos la.

Por outro lado, pode ser que este variante seja mais levezinha: infecte mais pessoas, mas cause menos sintomas.
Tal como a "sub-variante" delta plus.

Fonte? Não vi essa notícia em nenhum órgão da comunicação social.

Embora não confirmem se estão infetados com a nova variante Omicron, mas como vieram da Africa do Sul há essa preocupação, ainda estão a ser analisados.

Dezenas de casos Covid-19 em vôos oriundos da África do Sul.​

27 Nov 2021 00:53

O ministério da saúde holandês estimou que pode haver cerca de 85 casos positivos entre os passageiros chegados ao país.​

As autoridades de saúde da Holanda disseram que dezenas de pessoas que chegaram a Amsterdão em dois voos provenientes da África do Sul nesta sexta-feira (26) estão, provavelmente, infetadas com Covid-19, e estavam a realizar mais testes para confirmar se as pessoas estavam infectadas com a recente descoberta da variante do coronavírus - Omicron.

Em notícia publicada pela agência Reuters, sabe-se que cerca de 600 passageiros chegaram ao Aeroporto Schiphol de Amsterdão em dois voos da KLM nesta sexta-feira (26) e enfrentaram horas de atraso e testes devido a preocupações com a nova variante do vírus. Com base nos testes iniciais, o ministério da saúde holandês estimou que pode haver cerca de 85 casos positivos entre os passageiros.

"Dos resultados de teste positivos, estamos pesquisando o mais rápido possível se eles são a nova variante de preocupação, agora chamada de 'Omicron'."

Última edição:
Esse caso dos voos para a Holanda é estranho. A África do Sul está a registar cerca de 2500 casos por dia e em 600 passageiros, 85 deram positivo !? As contas não parecem bater certo.

A África do Sul testa pouco, mesmo sendo dos que mais testa em África.