Eu percebi a ideia quando ainda se sabia muito pouco deste vírus. Neste momento, acho que é inútil. Não digo que não adie um pouco o inevitável mas só isso. É preciso apostar na testagem. Nesse sentido, acho muito importante a medida dos testes rápidos gratuitos. Não sei é se não deveriam ser mais do que 4 por mês por pessoa...
Claudia, os testes rapidos sao pouco fiaveis.
Lembro-me por exemplo de duas amigas minhas que tiveram covid ha 2 semanas, e apesar de terem tido um ou dois PCRs positivos, os lateral flows vieram sempre negativos. Mas conheco pessoas que inicialmente assimtomaticas., tiveram testes rapidos positivos.
Ja conheco centenas de pessoas que tiveram covid. Portanto conheco muitos casos em que os testes rapidos (lateral flows) falharam. (O Reino Unido tem sido realmente um festival de covid, desde ha uns meses!)
Os testes rapidos, detectam entre 30 a 70% dos casos positivos, o que sao percentagens baixas.
Uma das razoes, e que e preciso enfiar a cotonete 5cm adentro, ate tocar na cavidade nasal que conecta com a faringe (o gold standard deste tipo de testes). Mas quem e que faz uma coisas destas? Eu ja fiz muitos testes rapidos, mas nunca enfio mais do que 1-2cm.
Em minha opiniao, o que funciona e usar mascara (especialmente se for uma FFP2/N95), a distancia fisica, e os confinamentos. Nada mais ira travar esta variante. Nem as vacinas vao ser suficientes (ja nem para a delta conseguem impedir o aumento de hospitalizacoes em Portugal, um dos paises mais vacinados do mundo)
Mas repito, estas vacinas sao MUITO melhor do que nada. So que o virus anda sempre 3 passos a frente.
Noto, conheco dezenas de pessoas que ja tiveram covid, apos estarem duplamente vacinadas. Geralmente sao os acima de 60 anos que tem sintomas mais fortes, mas geralmente apenas similares a uma gripe forte. Ainda nao conheco ninguem duplamente vacinado que tenha apanhado covid severo.