Pandemia da COVID-19 2021

Screenshot-20211129-213531-Chrome.jpg



Screenshot-20211129-213601-Chrome.jpg
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Neste caso a estrutura etária da população é irrelevante.
Os dois médicos sul-africanos que comentaram a sua experiência empírica de tratamento de doentes com a variante Omicron, fizeram-no em comparação com o que se passava, no mesmo país, com a mesma pirâmide etária, quando as outras variantes dominavam.
 
Parece-me q a Omicron pode nao ser muito diferente da Delta. Exemplo do que experienciei aqui no RU: ha muita gente jovem de 20-25 anos, nao vacinada, que apanha a variante delta e sofre apenas sintomas ligeiros. E depois pessoas de 45 anos nao vacinadas, ou pessoas de 65 anos vacinadas, sofrem sintomas mais significativos e por vezes hospitalizacao. A Omicron pode ser identica. Na Africa do Sul a maioria da populacao é inferior a 35 anos. Isso pode dar a aparencia de uma variante mais suave.

Se muitos governos entraram em histeria, é porque pode haver uma razao para isso.

Porem estamos mais preparados agora do que em 2020.
 
Os dados da população estão errados. Portugal tinha 10.298.252 habitantes, não esse valor...

Olhando para os noticiários, parece que voltámos a Março de 2020.
Não voltámos, por três razões:
- Agora conhecemos o vírus e o que causa, enquanto que na altura a pandemia apenas estava a começar fora da Ásia; :)
- Há rastreio de variantes hoje em dia, já em março do ano passado era nulo. De facto, nem sequer sabíamos muito ao certo quais foram as variantes que mais atingiram a Europa na altura - entretanto já sabemos, mas o desconhecimento na altura levou a um nível de mortalidade absurdo na primavera de 2020 na maioria dos países europeus, tanto que muitas mortes por COVID-19 nem sequer foram notificadas; :rolleyes:
- Há rastreio de casos hoje em dia na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, já em março de 2020 era quase nulo e praticamente apenas restrito à Ásia. A falta de testes levou a uma clara sub-notificação de casos no começo da pandemia: um exemplo disso é o facto de o primeiro caso em Portugal ter sido identificado a 2 de março de 2020, contudo sabe-se, através do estudo da variante em circulação na altura no país (a variante italiana), que esta havia chegado a Portugal por volta do dia 15 de fevereiro. Ou seja, na altura em que Portugal registou o primeiro caso de COVID-19, provavelmente já teria umas belas centenas de casos... Também temos aquele exemplo da morte de uma pessoa por COVID-19 a 17 de fevereiro de 2020 em Valência, quando não havia quaisquer casos na Espanha Continental! :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: hurricane
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Esses são os dados do censo de 2021, mas tanto quanto sei só revelaram os totais de população, não a distribuição etária
Não. De 2020 aos censos de 2021 a população portuguesa cresceu e chegou aos 10.347.892 habitantes. :D
 

Certificado exigido nos restaurantes, mas refeições em cafés escapam à regra​



Lá vai o jantar de Natal ser no café. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial