Pandemia da COVID-19 2021

uma dúvida de quem saiba responder, que isto é confuso, por exemplo aqui Coruche é dos poucos concelhos que não tem restrições para o fim de semana, mas todos os concelhos à volta têm todos restrições, isso quer dizer que automaticamente não posso circular entre concelhos porque todos à volta estão proibidos? ou posso circular por residir num concelho sem essa restrição?

Segundo o Decreto do Estado de Emergência não podes atravessar nenhum concelho durante o fim de semana, salvo se a tua situação estiver enquadrada pelas excepções lá especificadas.
Pela minha experiência dos fins-de-semana anteriores, a fiscalização é alguma no que toca ao recolher obrigatório às 13h, mas é praticamente nula no que toca a atravessar concelhos, fora das grandes áreas urbanas. No fim-de-semana de Ano Novo atravessei mais de 50 concelhos e entrei e saí de Espanha 2 vezes e não vi nenhum controle.

Pode limitar a eficácia da(s) vacina(s)

Most of the sub-Saharan plasma samples that reacted with SARS-CoV-2 antigens also reacted with seasonal, common cold-inducing coronaviruses. Proteins from one of those seasonal coronaviruses were found in 92% of the reactive sub-Saharan samples, and proteins from another appeared in 50% of the samples.

The team's experiments also revealed that most of the responsive antibodies in the sub-Saharan samples targeted not the now-famous spike protein, which protrudes from SARS-CoV-2 and binds to host cells, but instead a so-called nucleocapsid protein that encases the genetic material at its core. That would make sense, Wood said, given that spike proteins tend to feature more variation within a virus family—variation that forces an immune system to generate specific antibodies for each member of that family. The relative uniformity of the nucleocapsid makes it more prone to being recognized by a cell-mediated immune response and some cross-reactive antibodies that are actually produced in response to other members of the family—in this case, the seasonal relatives of SARS-CoV-2.

Wood emphasized that the team's study confirmed only the cross-reaction of the seasonal coronavirus antibodies with the SARS-CoV-2 antigens, and not the production of cross-reactive T-cells necessary to establish protective immunity. But he said he's eager to conduct longitudinal studies that might definitively answer whether the seasonal coronaviruses are actually buffering against their more dangerous cousin.

Seasonal coronaviruses might stimulate cross-protection against SARS-CoV-2

A Continent Where the Dead Are Not Counted

In 2017, only 10 percent of deaths were registered in Nigeria, by far Africa’s biggest country by population — down from 13.5 percent a decade before. In other African countries, like Niger, the percentage is even lower.

Families often don’t know they are expected to report deaths, or even if they do, there is little incentive to do so. Many families bury loved ones in their yard at home, where they don’t need burial permits, let alone death certificates.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
uma dúvida de quem saiba responder, que isto é confuso, por exemplo aqui Coruche é dos poucos concelhos que não tem restrições para o fim de semana, mas todos os concelhos à volta têm todos restrições, isso quer dizer que automaticamente não posso circular entre concelhos porque todos à volta estão proibidos? ou posso circular por residir num concelho sem essa restrição?
Não podes circular entre concelhos...

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

• Gosto
Não podes circular entre concelhos...

Introduzindo Coruche é logo a primeira medida...
f892f285eaaf756425529b1994c640f7.jpg

• Gosto
então circulação concelhos é para tudo? restrições das 13h é que são para todos menos os 25 concelhos, enfim dá vontade fugir só para ver a neve... belo fim de semana para isto

Enfim, o governo a juntar multidões até as 13h nos comércios - Tristeza

Isto é para evitar as contaminações ou para agravar as contaminações??????

Eu já começo a pensar que á algo maquiavélico por detrás destas medidas.
Cada vez tenho mais certezas disso.

então circulação concelhos é para tudo? restrições das 13h é que são para todos menos os 25 concelhos, enfim dá vontade fugir só para ver a neve... belo fim de semana para isto

Em consciência, se não saíres do carro em locais onde há outras pessoas, não há qualquer problema em circular de carro no que toca à propagação da doença. É preferível isso do que ir para dentro de um centro comercial no sábado de manhã. A gestão do risco de seres multado é uma decisão tua.

Só se lembram, de ir ao fim de semana, às compras... E não venham com a história que muita gente não pode durante a semana bla bla... Típico pensamento do Português deve estar muita gente nas compras... Não interessa vamos na mesma! Muitas pessoas não pensam sequer na gravidade do que se passa e se tem passado era filas enormes antes do natal para tudo, agora é as trocas...continuem que isto está a ficar "famoso"

Compras ao fim de semana, mesmo pré-pandemia, só se fosse pena decretada por um juiz... Durante a semana estão abertos até às 22h. Até o pequenino Spar aqui perto abre às 7h30 e fecha às 21h.

Uma amiga médica, um ano mais nova do que eu, já foi vacinada e já tem a segunda dose marcada. Ainda lhe perguntei se podia ficar com a dose de alguns dos patetas que a recusaram mas parece que não funciona assim. Eu tentei.

Não sei que raio de supermercados ou hipermercados é que frequentas mas eu fui às compras para o Natal e para o fim de ano e havia controlo das entradas no Lidl, no Continente e no Pingo Doce. E, obviamente, não fui ao fim de semana.
Quer-me parecer que depende dos supermercados e/ou do momento. Eu também já fui a alguns em Coimbra e não havia controlo nenhum, mas a minha mãe disse-me que já apanhou algum controlo cá na Figueira (mas não de todas as vezes que lá fui).
Em geral acho 100% inútil as restrições horárias aplicadas aos centros comerciais. O importante é a concentração de pessoas lá dentro ao mesmo tempo, e isso controla-se diretamente com limitações no número de pessoas, sejam 11 da manhã de segunda ou 5 da tarde de sábado

Quer-me parecer que depende dos supermercados e/ou do momento. Eu também já fui a alguns em Coimbra e não havia controlo nenhum, mas a minha mãe disse-me que já apanhou algum controlo cá na Figueira (mas não de todas as vezes que lá fui).
Em geral acho 100% inútil as restrições horárias aplicadas aos centros comerciais. O importante é a concentração de pessoas lá dentro ao mesmo tempo, e isso controla-se diretamente com limitações no número de pessoas, sejam 11 da manhã de segunda ou 5 da tarde de sábado

O que eu queria dizer é que não é, de todo, verdade que o controlo de entradas só tenha ocorrido aquando do confinamento. O Lidl de Pascoal tem um semáforo à porta. Já lá fui e tive que esperar 2 ou 3 minutos à porta até que alguém saísse e já lá estive várias vezes em que entrei de imediato porque estava pouca gente. No entanto, o dito semáforo esteve lá sempre. Mudou a cor com que me deparei, apenas. No Continente, já lá estive sem que os seguranças estivessem a controlar porque estava pouca gente mas a última vez que lá estive, como a afluência era maior, em vez de estarem na sua ronda, estavam a controlar as entradas. Portugal é uma excepção. Quando cá cheguei, ao Sábado fechava tudo às 13h e ao Domingo estava tudo fechado (restaurantes excluídos). Em boa parte da Europa, pelo menos ao Domingo, assim continua.

O que eu queria dizer é que não é, de todo, verdade que o controlo de entradas só tenha ocorrido aquando do confinamento. O Lidl de Pascoal tem um semáforo à porta. Já lá fui e tive que esperar 2 ou 3 minutos à porta até que alguém saísse e já lá estive várias vezes em que entrei de imediato porque estava pouca gente. No entanto, o dito semáforo esteve lá sempre. Mudou a cor com que me deparei, apenas. No Continente, já lá estive sem que os seguranças estivessem a controlar porque estava pouca gente mas a última vez que lá estive, como a afluência era maior, em vez de estarem na sua ronda, estavam a controlar as entradas. Portugal é uma excepção. Quando cá cheguei, ao Sábado fechava tudo às 13h e ao Domingo estava tudo fechado (restaurantes excluídos). Em boa parte da Europa, pelo menos ao Domingo, assim continua.
Já tive a opinião de que os supermercados deveriam estar fechados ao fim-de-semana. Eu também não gosto dessas confusões ao fim-de-semana, mas se os portugueses em geral não concordam comigo, acho que devem ter o direito de lá ir

Já tive a opinião de que os supermercados deveriam estar fechados ao fim-de-semana. Eu também não gosto dessas confusões ao fim-de-semana, mas se os portugueses em geral não concordam comigo, acho que devem ter o direito de lá ir

Se é permitido ir, se estão abertos, é óbvio que devem ter o direito de lá ir apesar de eu achar que é algo masoquista. A discussão, a existir, não é essa.

• Gosto
Reactions: remember
Parece que engolem uma cassete e estão sempre no mesmo, preferiam que não se saisse ao sábado e ao domingo, é para não fechar de vez...

Antes abrir umas horas do que não abrir, por exemplo onde trabalho não é necessário controlar porque não atingimos o valor máximo de pessoas em simultâneo, mas quando é ao fim de semana é necessário porque lá está, lembram-se de ir todos às compras no mesmo dia, eu costumo fazer as compras durante a semana e só faço na nossa loja, para não andar noutras lojas e sou sempre eu a comprar as compras para casa para poupar quem está comigo, visto que tenho que lá passar o dia, não faz muito sentido andarmos os dois às compras.

Nós como povo, queixamos-nos de tudo, a continuar está tudo confinado outra vez não tarda, a intenção é minimizar os contactos, mas as pessoas lembram-se todas das compras ao sábado e ao domingo!!! Acho que deviam pensar em tentar resguarda-se o máximo possivel, porque este vírus é mesmo silencioso, qual quê, vamos todos às compras quando já se sabe que vão ser filas intermináveis, pessoas que não respeitam as distâncias, que reclamam porque tem que esperar...

Tenho assistido a cada uma, há uns dias fomos trocar uma prenda a uma loja de roupa, chegamos não havia ninguém, começou a fazer fila porque foi atingido o limite máximo de pessoas no mesmo espaço, começa um "artista" a reclamar com a funcionária porque queria entrar e ela a pedir que aguardasse e esteve o tempo todo naquilo a discutir com a funcionária porque queria entrar... Metam a mão na consciência e percebam que não se pode facilitar, vê-se o resultado do Natal, mais dia menos dia começam a aparecer os do Ano Novo!!

Última edição: