Pandemia da COVID-19 2021

O Governo divulgou a lista final de atividades que têm de fechar esta sexta-feira, às 0h00.E a lista final,que o Expresso foi verificar ponto a ponto, temalgumas (poucas) mudanças face à que foi discutida dentro do Conselho de Ministros.

A saber:

1. As escolas de condução só podem abrir para "a realização de provas e exames"
  2. Os centros de explicações e escolas de línguas foram excluídos da lista final- sendo a única excepção à regra de que tudo no ensino fica aberto neste segundo confinamento (ao contrário do que o Expresso avançou durante a noite, neste mesmo texto).
  3. Tambémas atividades de ocupação de tempos livres têm de fechar portas.Aos nossos leitores fica a correção e o pedido de desculpas.
https://expresso.pt/coronavirus/202...ção+(veja+as+três+alterações+e+a+lista+final)

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
O Governo divulgou a lista final de atividades que têm de fechar esta sexta-feira, às 0h00.E a lista final,que o Expresso foi verificar ponto a ponto, temalgumas (poucas) mudanças face à que foi discutida dentro do Conselho de Ministros.

A saber:

1. As escolas de condução só podem abrir para "a realização de provas e exames"
  2. Os centros de explicações e escolas de línguas foram excluídos da lista final- sendo a única excepção à regra de que tudo no ensino fica aberto neste segundo confinamento (ao contrário do que o Expresso avançou durante a noite, neste mesmo texto).
  3. Tambémas atividades de ocupação de tempos livres têm de fechar portas.Aos nossos leitores fica a correção e o pedido de desculpas.

Confinamento pode obrigar a limitar ou desligar YouTube e Netflix

O novo decreto que regulamenta a prorrogação do estado de emergência prevê uma série de medidas para que empresas de comunicações priorizem serviços essenciais. Em casos extremos, plataformas de entretenimento online que consomem muitos dados, como o YouTube e a Netflix, podem desligar-se.

"Caso tal se revele necessário", as empresas de comunicações eletrónicas poderão ter de limitar ou mesmo suspender, durante o próximo período de estado de emergência e confinamento, funcionalidades dos serviços audiovisuais não lineares, que incluem as plataformas online de vídeo e videojogos.

A hipótese está prevista no decreto do Conselho de Ministros, consultado pelo JN, que, procedendo à execução do estado de emergência até 30 de janeiro, regula a prestação de serviços de comunicações. Assim, o Governo definiu que as empresas que oferecem redes de comunicações públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público "devem dar prioridade à continuidade da prestação dos serviços críticos", que incluem, por exemplo, chamadas, SMS e televisão (linear e TDT).

https://www.jn.pt/nacional/confinam...r-ou-desligar-youtube-e-netflix-13229816.html

Já agora desliguem a internet também, que não é nada necessária para o teletrabalho, por exemplo....mas não se esqueçam de reembolsar as pessoas que vos pagam as mensalidades, que, por sinal, não são assim tão baratas...:rolleyes:

Antes do fim do CM onde estavam, precisamente, a tomar as decisões?
Acho que é óbvio que estou a dizer que o CM devia ter sido feito antes...
No próximo mês o Superior estará em exames. Legislar sobre tipos de aulas e a maneira como são leccionadas seria inútil.
Os miúdos do Secundário podem estar sozinhos em casa, mas esse não é o problema maior. Há muitas famílias que não se podem dar ao luxo de oferecer um computador a cada filho e algumas até não dispõem de internet em casa. O ensino à distância não é equitativo, alguns teriam direito a assistir às aulas e a apoio de explicadores, outros teriam que se contentar com a RTP Memória...
Eu já ouvi que o confinamento poderá durar dois meses, daí afetar também as universidades. Eu conheço casos de professores que dão as aulas de forma mista (para quem estiver em isolamento), mas que proíbem os outros alunos de verem online também se por acaso quisessem, sem qualquer razão aparente, só aquele típico "Quem manda aqui sou eu!"...
Mesmo esquerdalho, pá, só falas em desigualdades! :D Não seria uma solução perfeita, obviamente, mas se se comprovar que esta variante se espalha muito mais nos jovens, não vejo grande solução...

A
Eu já ouvi que o confinamento poderá durar dois meses, daí afetar também as universidades. Eu conheço casos de professores que dão as aulas de forma mista (para quem estiver em isolamento), mas que proíbem os outros alunos de verem online também se por acaso quisessem, sem qualquer razão aparente, só aquele típico "Quem manda aqui sou eu!"...
Mesmo esquerdalho, pá, só falas em desigualdades! :D Não seria uma solução perfeita, obviamente, mas se se comprovar que esta variante se espalha muito mais nos jovens, não vejo grande solução...

Se durar dois meses (improvável, só se os números não baixarem), daqui a um mês pensa-se nas Universidades. Não me choca nada, pelo contrário, que o ensino superior tenha recurso a aulas online, mesmo sem qualquer pandemia. Exceptuando trabalho laboratorial e avaliação, tudo o resto poderia ser feito remotamente para quem o desejasse.

Poderia ter sido feito antes mas não muito antes, em abono da verdade.

Não me choca nada, pelo contrário, que o ensino superior tenha recurso a aulas online

O Superior (ou algum Superior, vá, que não posso falar pelo que desconheço) tem tido maioritariamente aulas online.

E quando eu pensava que a minha Geburtsland era um 'milagre'?

O Superior (ou algum Superior, vá, que não posso falar pelo que desconheço) tem tido maioritariamente aulas online.
Eu conheço casos de professores que dão as aulas de forma mista (para quem estiver em isolamento), mas que proíbem os outros alunos de verem online também se por acaso quisessem, sem qualquer razão aparente, só aquele típico "Quem manda aqui sou eu!"...
Era bom, era...

• Gosto
Sei que na faculdade de Medicina as aulas teoricas Sao gravadas e postas no Moodle. As aulas Teorico-praticas, seminarios ou casos clinicos sao pelo Zoom e depois a sessao e gravada e fica numa drive das Comissoes de curso. As praticas de contacto com doentes Sao presenciais.

Agora ninguem tem aulas e so voltam a ter la para meio de Fevereiro. Por mim, se eu mandasse, o Superior fechava ate Marco e ficava tudo online, depois entre Abril e Maio fazia-se a parte pratica em laboratorio ou com doentes. Tiraria muita pressao aos transportes publicos.

• Gosto

Ainda andei um ano em Coimbra e havia la certos tiques... Como andar semanas com os exames a passear na pasta sem os corrigir e lancar a nota na vespera do recurso, quase nao dar nota num exercicio com resolucao correcta so por nao estar exactamente igual a forma como foi feito na aula, recusar-se a deixar um aluno repor uma aula com justificacao porque nao avisou que ia faltar, e havia a Historia dos professores que escondiam as revistas cientificas para os alunos nao saberem tanto ou mais que eles... Quando fui para o Porto no ano seguinte achei a materia mais exigente mas tambem achei mais organizado, por exemplo, as notas saiam logo no dia seguinte! E Coimbra tinha excesso de politiquice, do PCP e BE.

As escolas são um exemplo clássico de que só se encontra aquilo que se procura e investiga activamente. Faz pouco sentido falar de surtos nas escolas, quando sabemos que a população que lá se encontra é a que tem maior prevalência de ser assintomática ou a ter sintomas muito ligeiros. Poderão haver surtos nas escolas, mas sem testagem em massa, estes não são identificáveis. O problema das escolas, como de outras actividades, é quando estes assintomáticos multiplicam-se e progressivamente introduzem o vírus em casa e no resto da comunidade. Para mim não é líquido vender as escolas como um local quase que imune ao vírus quando colocamos o calendário escolar em função da progressão geral da pandemia em Portugal, como mostra o gráfico abaixo. António Costa ontem referiu várias vezes que os picos que temos hoje são de uma altura em que as escolas estavam fechadas mas não refere que o início da 2ª vaga coincide com os 2 ciclos de incubação pós início do ano escolar.

De recordar que embora o meses de Julho e Agosto tenham sido de grande mobilidade, encontros familiares, etc,os números pouco cresceram ou cresceram linearmente durante esses período. Seja de uma forma directa ou indirecta não me parece que não haja relação entre a actividade letiva e a progressão da pandemia, haja ou não "surtos" identificados em âmbito escolar.

Untitled.png

Exacto.

Para termos certezas sobre as escolas so fazendo uma amostra representativa da populacao escolar e testando, e depois Fazer a analise estatistica dos dados. Um estudo deste tipo nao e dificil de fazer se o Ministerio tiver vontade.

Ainda andei um ano em Coimbra e havia la certos tiques... Como andar semanas com os exames a passear na pasta sem os corrigir e lancar a nota na vespera do recurso, quase nao dar nota num exercicio com resolucao correcta so por nao estar exactamente igual a forma como foi feito na aula, recusar-se a deixar um aluno repor uma aula com justificacao porque nao avisou que ia faltar, e havia a Historia dos professores que escondiam as revistas cientificas para os alunos nao saberem tanto ou mais que eles... Quando fui para o Porto no ano seguinte achei a materia mais exigente mas tambem achei mais organizado, por exemplo, as notas saiam logo no dia seguinte! E Coimbra tinha excesso de politiquice, do PCP e BE.
Sinto o mesmo, exceto a parte das politiquices (mas eu estou num pólo de engenharias, noutros cursos será diferente). Há limites para a entrega das notas (se não me engano, 5 dias úteis antes da avaliação seguinte para a qual sejam necessárias, ou ter que estar tudo corrigido até agosto quando isto fecha), mas isso pode demorar meses. E de qualquer modo uma vez um professor aqui não cumpriu esse prazo e embora os alunos tenham tido acesso à época especial, o professor em si não foi minimamente prejudicado, e ainda ficou aziado com a possibilidade de ter que corrigir esses exames extra... Noutros cursos, ouvi falar de casos de professores que nem isso deram e não lhes aconteceu nada

Coimbra desiludiu-me um pouco, nao so a Universidade como a cidade. Minha rica cidade do Porto e Universidade do Porto.

PS: a politiquice e mais no Centro, na zona das Republicas, Direito, Letras, nao tanto no teu Polo.

• Gosto
Covid-19 em Portugal: mais 148 mortes e 10.698 casos, um novo máximo diário

Portugal registou esta quarta-feira 10.698 novos casos de covid-19, um novo máximo diário de infecções, e 148 mortes. Desde o início da pandemia, o país soma 8384 vítimas mortais e 517.806 casos identificados. Os números foram revelados esta quinta-feira pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), mas dizem respeito à totalidade do dia de quarta-feira.

O número de mortes desta quarta-feira está ligeiramente abaixo do que foi registado no dia anterior — 155 óbitos —, valor que representou o número máximo de vítimas mortais registadas num dia desde o início da pandemia.

Há mais 128 doentes internados (4368, no total) e destes 611 estão nas unidades de cuidados intensivos (mais 15 do que no dia anterior).

Há ainda a reportar mais 5063 casos recuperados, num total de 387.607.

https://www.publico.pt/2021/01/14/s...am-vacinacao-equipa-oms-aterrou-wuhan-1946245

Eu nem quero imaginar daqui por uns dias, quando este absurdo de novos casos dos últimos dias se for reflectir nos internamentos, e infelizmente, óbitos.. :unsure:

Era bom, era...

Se eu estou a dizer-te que no Superior há quem esteja a ter maioritariamente aulas online é porque sei o que estou a dizer. Eu não disse que era o caso para todo o Superior. Há cursos onde isso é mais fácil de implementar do que outros, naturalmente.