óbitos desde o dia 1 - 1737
novos casos desde o dia 1 - 118787
novos casos desde o dia 1 - 118787
Já ultrapassou há um bom bocado... Aliás, o Reino Unido já está a melhorar, o que prova que a única maneira de realmente baixar os casos é implementando um confinamento total, sem grandes exceções.Contágios imparáveis: Portugal ultrapassa Reino Unido na escalada de novos casos
https://visao.sapo.pt/visaosaude/20...passa-reino-unido-na-escalada-de-novos-casos/

15 dias? Visão optimista, não?



Se vivesse perto, os meus passeios higinénicos passariam a ser sempre à frente deste restaurante, com o número da polícia sempre pronto a ligar.
Inacreditável e total imbecilidade. Quando falava da suavidade de medidas, e do país calminho que somos contra quem foge (E fazem-no com orgulho! Pois não são ovelhas nem covideiros) de regras impostas está aqui um belo exemplo. Um aviso apenas, e ainda sai disto a gozar e a brincar com a situação![]()
DGS refere 63 surtos ativos nas escolas do país
Há já muitas turmas de alunos em isolamento profilático. Em Faro, as escolas Pinheiro e Rosa têm nesta altura 300 alunos em casa. No entanto os indicadores são de que os contágios aconteceram fora dos estabelecimentos de ensino.
https://www.rtp.pt/noticias/pais/dgs-refere-63-surtos-ativos-nas-escolas-do-pais_v1290079
O vírus não passa dos portões da escola, mas cada vez existem mais infectados nas escolas quer alunos quer professores, mas a DGS continua a negar a evidência e depois levam o vírus para casa e infectam todos, como eu conheço pessoas nessa situação que foram os filhos que levaram o vírus para casa (testaram positivo primeiro) e depois o médico coloca no inquérito epidemiológico que foi em contexto familiar.
"Temos milhares de inquéritos epidemiológicos por fazer"
https://www.tsf.pt/portugal/socieda...ritos-epidemiologicos-por-fazer-13238320.html
Não há totais, mas basta fazer as contas: só estão a ser rastreados 13% (sic) dos casos e o Ministério fala em 60 cadeias de transmissão nas escolas, 100% = 461,5384615384615 ou seja, cerca de 462 cadeias de transmissão
Desconhece-se a origem de 87% dos contágios.
https://www.publico.pt/2021/01/13/s...em-87-contagios-rastreadores-aumentam-1946068
Dá vontade de perguntar onde é que anda aquele senhor agente que ocorreu à situação da senhora cuja filha não tinha o passe (gratuito) do autocarro e que estava distraído quanto ela 'caiu'. É que estes, curiosamente, nunca 'caem'.
Esta notícia do restaurante e de clientes orgulhosos por lá ir, são uma vergonha e revoltante.
Pensando de fora na vida de um enfermeiro/médico nos últimos meses: Está um enfermeiro a trabalhar 12 horas por dia, há meses, alguém que se preocupa com os doentes, vê muita gente a morrer à frente, e agora nem sabe como gerir tantos doentes novos a aparecer à frente, uns à espera no corredor com falta de ar e outros à espera em ambulâncias. Acabam o dia esgotados, mas sem tempo para pensar no que lhes está a acontecer. De repente depois de mais um dia de trabalho, calha ir ao Facebook e vê esta notícia. Como se irá sentir? Vendo alguém a chamar 'covideiro' a quem se preocupa, abrindo restaurantes e gozando com a situação quando temos 10000 casos/dia e os hospitais completamente lotados.
Não sabem viver em sociedade simplesmente.