Pandemia da COVID-19 2021

VzF7n7q.png


 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Apenas lá vamos com um verdadeiro confinamento, fechando tudo menos os serviços essenciais, deslocações só para trabalho devidamente justificado ou para compras de bens essenciais, mais fiscalização, coimas bem pesadas e pagas na hora para quem não cumpre.

É uma vergonha aquilo que se assiste neste momento com caos nos hospitais e mesmo nas ruas, onde anda tudo como se nada fosse, e os " velhotes" que pertencem aos grupos de maior risco, são por vezes os piores, andam na rua sem máscara, em grupos etc...

A culpa é do governo por não tomar medidas atempadamente e andar a "navegar à vista", mas a maior culpa é das pessoas que se estão marimbando e não cumprem as regras..

Não podemos estar com esta ordem de novos casos diários (que até podem ser mais pois a capacidade de testagem não permite que se saiam dos dez mil e poucos casos por dia) e internamentos, simplesmente o sistema de saúde vai colapsar, e não falta muito... :unsure:
 
Ontem na Sic Notícias um investigador mostrou a progressão das curvas de novos infectados distribuído por grupos etários (mas em vez estruturas etárias de 10 anos como as fornecidas pela DGS, segmentou estes dados por ciclo de estudos). Com a bastante expressiva inclinação das curvas dos 13 aos 24 anos na 2ª semana de Janeiro (3º ciclo, secundário e ensino superior) ficou bem evidente o papel que a comunidade escolar tem na dispersão do vírus na comunidade, haja ou não surtos identificados.
 
SNS 24 lança alerta para pai e filho encontrados mortos com Covid-19 após ausência de resposta

https://www.cmjornal.pt/portugal/de...a-alerta-para-pai-e-filho-mortos-com-covid-19


Festa de Natal provoca surto de Covid-19 com mais de 50 infetados em aldeia de Arganil

https://www.cmjornal.pt/cm-ao-minut...com-mais-de-50-infetados-em-aldeia-de-arganil

Marcelo diz que Governo não previu terceira vaga da Covid-19 e antecipa 800 internados em UCI esta sexta-feira

https://www.cmjornal.pt/sociedade/d...-governo-nao-previu-terceira-vaga-da-covid-19
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Fechar tudo: Ordem diz que “médicos já não conseguem salvar todas as vidas”

Presidente do Colégio de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos, Artur Paiva, lança apelo ao Governo: as escolas, mesmo as com ensino abaixo dos 12 anos, devem fechar imediatamente. Ordem dos Médicos e o seu gabinete de crise para a covid-19 pedem confinamento semelhante ao de Março e Abril.

Chamam-lhe “grito de alerta pelos doentes”. A Ordem dos Médicos e o seu gabinete de crise para a covid-19 pedem ao Governo que seja adaptado rapidamente um confinamento geral semelhante ao de Março e Abril e que o plano de vacinação contra a covid-19 seja rapidamente revisto. “As meias-medidas nem servem a saúde nem a economia. Já perdemos demasiado tempo e continuamos a perder”, afirmam, em comunicado.


“Os profissionais de saúde, neste momento, têm de tomar decisões complexas e muito difíceis em contexto de medicina de catástrofe e de estabelecimento de critérios de prioridade e não conseguem salvar todas as vidas. São eles que desesperam perante os limites do sofrimento e da compaixão, mercê da incapacidade de tratar o outro, e assim são vítimas de burnout e sofrimento ético. São eles que, além dos doentes, sofrem no terreno, e que aguentam a pressão brutal sobre o SNS”, alerta a Ordem dos Médicos, referindo que “ultrapassámos há muito” a linha vermelha de capacidade de resposta dos serviços de saúde.

https://www.publico.pt/2021/01/18/s...-medicos-ja-nao-consegue-salvar-vidas-1946794
 
Estamos perante aquela que será a provação em sociedade de todas as nossas vidas (gerações vivas), muito semalhante quiçá a uma guerra.
Temos de estar preparados para o pior, pois o SNS já estourou. Os internamentos começam agora a fazer-se de forma cada vez mais precária...

A sério que ainda há gente preocupada com es eleições de Domingo com o país envolto em catástrofe? :facepalm:
 
Eu acho muito engraçado, tudo sabe apontar o dedo, mas na altura, esqueceram-se de tudo o que lhes foi recomendado e andaram ai a passear-se para tudo o que era sítio...

Será que somos assim tão burros que não percebemos a gravidade da situação??? E continuam com a mesma conduta armados em espertos, o que interessa é o nosso umbigo!!!

Isto chegou a um ponto que muito dificilmente se controla seja o que for, ainda não contentes depois do Natal e Ano Novo continuam a fazer a vidinha deles como se nada se passasse, isto já está de uma maneira que já nem ficam com nomes de ninguém, não se liga a ninguém... Tenho ouvido relatos que estão dias à espera de um contacto, tal não é a pressão que está sobre o SNS.

Vergonha é o que sinto por não entenderem a situação gravíssima que atravessamos, continuem abertos, continuem a passear-se sem máscara e em aglomerados, continuem a procurar as excepções em vez de respeitar as regras, continuem... quero lá saber da imagem, queria era que as pessoas entendessem que a melhoria seja do quer que seja, só começa se deixarmos de ser mais espertos que os outros e que nos comportemos com responsabilidade e com respeito pelos outros que estão na linha da frente.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 
Repito.

- Fechar universidades ate Marco. As aulas praticas em laboratorio ou com doentes, e de Artes, serao repostas a partir de Abril e a epoca de exames pode ser estendida ate 31 de Julho. As aulas teoricas, seminarios ou Teorico-praticas Serao online ate Junho.

- Fechar escolas ate final de Fevereiro, pelo menos para quem tem mais de 12 anos. Estabelecer um Plano de recuperacao de aulas para o periodo Abril-Julho.

- Banir todos os voos de ligacao com a America Latina e Africa do Sul ate Marco. Fazer apenas voos de repatriamento de emergencia para cidadaos portugueses ou com autorizacao de residencia em Portugal.

- Obrigar todos os cidadaos que venham do estrangeiro a quarentena obrigatoria de 10 Dias e teste Covid a entrada. Fiscalizar o cumprimento da quarentena com visitas surpresa das autoridades as moradas facultadas.

- Proibir ajuntamentos na via publica e no comercio. Cidadaos devem circular sozinhos ou entrar sozinhos em supermercados ou farmacias. Apenas poderao Ter um acompanhante criancas, idosos sem autonomia ou pessoas com incapacidade. Distancia de pelo menos Dois metros deve ser cumprida em qualquer circunstancia e uso da mascara obrigatorio na via publica.
 
Isto está péssimo. Não há ninguém sem culpa no cartório porque o que está a acontecer é o somatório da falta de liderança do governo e da falta de noção de muita gente.
Nunca tinha visto tanto pessoal a passear como ontem. Onde moro é uma zona desportiva e sempre houve pessoal a praticar desporto, mas o que ontem vi foi centenas de pessoas simplesmente a passear, não a fazer desporto.
Também nunca tinha visto tanta gente a fazer corrida. Pena só se terem lembrado agora de cuidar da sua saúde.
Mas a culpa não é só das pessoas sem noção do perigo que correm e fazem os outros correr. Vou dar um exemplo do que está a acontecer na empresa onde trabalho: houve um trabalhador que testou positivo num teste de rotina ao covid. Automaticamente ficou em isolamento profilático por 10 dias, uma vez que estava assintomático. Agora, ao fim de 10 dias a ordem da Delegada de Saúde é para retomar o trabalho sem sequer ter que realizar qualquer teste. E se o trabalhador continuar positivo? Como vai ser e quem se responsabiliza se contaminar os colegas? Ninguém claro. E querem assim controlar esta pandemia? Isto é que é literalmente brincar com quem trabalha.
O mais irónico é que a empresa vai pagar um teste e pedir ao colaborador para testar antes de vir trabalhar. E o que disse a DGS? Para a empresa lhes enviar o resultado do teste! Isto seria cómico, se não fosse trágico. Então não querem que o funcionário faça teste, mas se a empresa pagar o teste já está tudo bem. Depois admiram-se que as coisas corram mal e não se saiba a origem de 87% das infeções por covid...
 
Antes:

Slovakia: Authorities begin nationwide COVID-19 testing program from October 31-November 1

Slovakia's mass Covid testing cut infection rate by 60%, researchers say

Agora:

Slovakia wants tests for nearly all in nine days

The nationwide testing is set to start Monday and will be completed on Jan. 26. It’s not mandatory, but all people who want to go to work will need to have a negative test for the coronavirus beginning Jan. 27.

Slovakia entered a tough lockdown before Christmas that includes a round-the-clock curfew.
 
  • Gosto
Reactions: hurricane