Pandemia da COVID-19 2021

Já não está na altura de 'enterrar' o argumento da superioridade de certos povos?
....

Qual superioridade? Comparei com todos os outros países do mundo. Referi Suécia, França, Espanha, Itália, UK, Brasil, EUA porque são exemplos várias vezes referidos pelo mainstream de países que lidaram mal com a pandemia. Mas se gostas mais ponho a comparação de outra forma. Neste momento, Portugal é o pior país do mundo, de longe, a nível de novos casos e de óbitos Covid-19.
 
Já lá estão (na publicação anterior).

Não está. É uma estimativa baseada em modelos matemáticos, nem sequer é baseada em amostragem de colheitas. E modelos matemáticos, como temos visto, têm estado sempre errados.
Mas se quiseres, partamos do princípio de que 35% dos casos são causados pela estirpe britânica. As restantes estirpes são então causadoras de 84 novos casos diários por 100k habitantes. Continuaríamos acima dos EUA, com menos frio, sem os maluquinhos trumpistas a manifestarem-se e com a generalidade da população a usar máscara...
 
Neste momento, Portugal é o pior país do mundo, de longe, a nível de novos casos e de óbitos Covid-19.

Seremos dos primeiros - no mundo desenvolvido - a atingir imunidade de grupo 'natural'?

E mesmo assim a economia continuará mal.

Continuaríamos acima dos EUA, com menos frio, sem os maluquinhos trumpistas a manifestarem-se e com a generalidade da população a usar máscara...

Da mesma maneira que aqui, um clube de strip eventualmente gerou um enorme número de casos, podes ter diversos ajuntamentos com resultados muito diferentes.

Eu continuo a ver certos estabelecimentos com lotação excessiva/mesas demasiado cheias e ainda não houve uma nova explosão de casos. O vírus não está em todo o lado... mesmo em locais com contágio comunitário geograficamente generalizado.

As medidas relativamente liberais do governo medroso acabaram mal. Era expectável que isso acontecesse porque bastam alguns, poucos, descuidados para infetar muitos outros (relativamente) cuidadosos.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Seremos dos primeiros - no mundo desenvolvido - a atingir imunidade de grupo 'natural'?
Não me parece plausível, a imunidade natural dura cerca de 6 meses, e em 6 meses não é plausível que se contagie 70-80% da população, muito menos com um confinamento severo a decorrer.

Os números de ontem e de hoje indicam que os novos casos já estarão a descer. A mortalidade elevada irá continuar nas próximas semanas.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
O pico que os EUA registaram foi de 260 000 casos diários, ou seja, 78 casos por 100k habitantes. O pico em Portugal foi próximo dos 13 000 casos diários, ou seja, 130 casos por 100k habitantes. Quase o dobro da prevalência nos EUA.
Quanto a medidas restritivas, alguns estados implementaram confinamentos soft, outros nem isso. Ainda agora apareceu uma reportagem da neve na costa leste dos EUA e nenhum dos entrevistados usava máscara...
Amigo, eu nunca disse que os EUA tiveram uma incidência semelhante à portuguesa, eu apenas disse que tiveram uma explosão de casos, o que é um facto.
A 30 de outubro, os EUA tinham 99.000 casos diários, mas um mês depois já eram superiores a 220.000, com um aumento brutal durante e após o Dia de Ação de Graças. :eek:

Tal como foi dito aqui também, as realidades foram bem distintas da portuguesa: as variantes novas são muito mais contagiosas que aquela que os EUA tiveram na terceira vaga e que Portugal teve na segunda, e isso é um aspeto fundamental. :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: frederico
Comparei com todos os outros países do mundo. Referi Suécia, França, Espanha, Itália, UK, Brasil, EUA porque são exemplos várias vezes referidos pelo mainstream de países que lidaram mal com a pandemia.
São países que lidaram mal em alturas diferentes. Acho que ninguém pode negar o facto de países como Espanha ou Itália terem tido um colpaso do sistema de saúde em março ou abril, ou o facto de o Reino Unido ter sido pessimamente gerido ao longo da primeira vaga, ou os claros governos negacionistas dos EUA e do Brasil (no caso do Brasil houve inclusive o colapso dos sistemas de saúde nalguns estados, como no Amazonas). :disgust:

Curiosamente, não se fala dum país de certa forma semelhante a Portugal: a República Checa. De relembrar que foi visto como um país de exemplo para toda a Europa e acabou por se tornar o pior país do mundo em casos confirmados por 100.000 habitantes em outubro de 2020. Semelhanças com Portugal? :hmm:
 
Virus czar says 80 cases of South African variant found in Israel

Coronavirus czar Nachman Ash, in a briefing with reporters, says 80 cases of the South African variant have been found in Israel.

“We’re working to locate every case,” he says.

--

“As for the British mutation, we find it to be present in 70% of the positive tests,” he says.

The regulations on Israel’s nationwide lockdown rules briefly expired at midnight on Sunday night, as government ministers held a stormy cabinet meeting on extending the closure. Ministers then renewed the lockdown regulations.

Prime Minister Benjamin Netanyahu’s office announced early Monday that the restrictions, which have forced nonessential businesses and most schools to remain closed for the past month, will remain in effect until at least Friday. A ban on nearly all incoming and outgoing flights will remain in effect for another week.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
ou os claros governos negacionistas dos EUA e do Brasil (no caso do Brasil houve inclusive o colapso dos sistemas de saúde nalguns estados, como no Amazonas).
Já aqui o disse: o descalabro nos EUA tem muito mais que ver com pura incompetência do que com negacionismo. O Trump nunca negou a doença em si, e embora tenha desvalorizado certos aspetos, rapidamente no dia seguinte se vinha contradizer, o que revela muito mais a péssima comunicação dele do que com um esforço para negar a pandemia. E não foi só ele, nos EUA (e em parte também no Brasil) os governos estaduais têm imenso poder, e muitos deles também tiveram uma gestão desastrosa
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
i3Sauff.png


Agora, suficiente para 75% da população (2 doses para cada indivíduo).

Depois, >150% da população.

Faz sentido? Vão ser posteriormente vendidas a outros? Doações políticas a outros países? Precavendo mutações que diminuam eficácia das outras vacinas?
 
Olhão com mais 25 casos, Faro com mais 51 casos, Loulé com mais 38 casos, Silves com mais 17 casos, VRSA com 16 casos, Albufeira com mais 15 casos.

Estão 264 internados (+2), UCI 41 (+3) e 18 ventilados (-4)

Dados às 2ª feiras em Olhão:

04/01: 17
11/01: 40
18/01: 20
25/01: 31
01/02: 25

Dados bastante voláteis à 2ª feira.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial