Pandemia da COVID-19 2021

Eu não abria amanhã, por um lado porque os cuidados intensivos ainda estão praticamente cheios, e por outro porque isto não é para se decidir de um dia para o outro. Definieia números a partir dos quais era possível reabrir algumas coisas, e depois aplicava essa resolução, acontecesse isso daqui a 2 semanas, a meio de março ou depois da Páscoa
Claro, estava a ser irónico, espero que o governo saiba dosear muito bem o desconfinamento e as pessoas se portem em conformidade, mantendo todas as regras já bem conhecidas, é o mínimo que se pede. Não podemos voltar a passar por uma vaga trágica como esta.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Bem ou mal, o que é certo é que são "aclamados" por terem uma boa gestão da pandemia.. :unsure:

Claro que isto cá em Portugal não seria possível, para muita gente, as liberdades individuais estão acima de qualquer outra coisa, mesmo tratando-se da saúde colectiva que está em risco, internados, mortes, serviços de saúde a colapsar... etc...

Primeiro eu, depois eu e depois, ainda eu...:rolleyes:

Exatamente. É mesmo este o problema. Se não fosse assim, ou seja, se as pessoas pensassem mais no todo do que apenas na (sua) liberdade, não seriam precisos confinamentos.

mOJteLQ.png

aCnV8bR.png

Relativamente a Portugal, já deve haver uma quantidade jeitosa de imunizados. Certamente não o suficiente para se voltar ao 'normal' mas nos próximos tempos não há festividades tão sociais como o Natal.

Não pode haver uma Páscoa liberal (e da maneira que vacinação vai se calhar nem grandes festividades de verão) mas o gradual aumento das temperaturas que se verificará a partir de Março já deverá ser suficiente para conter surtos globalmente desastrosos.

Em teoria o pior já passou. Agora é gerir.

Última edição:
Isto é pior que navegação à vista. É não navegar. Acho que só alguém extremamente avesso ao risco pode achar que a Nova Zelândia controlou a pandemia de forma correcta. Controlar bem ou de forma correcta não é a mesma coisa.
Então se quase não há casos nem mortes, qual é o critério para se considerar uma boa gestão?

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

• Gosto
Então se quase não há casos nem mortes, qual é o critério para se considerar uma boa gestão?

Também acho que o David está a ser um teimoso e demasiado ideológico, mas a questão principal não é essa. Num país como o nosso que não tem menos de 20 pessoas por km^2, e também não é um arquipélago no meio do oceano, nós podíamos estar meses e meses com um confinamento forte e nunca conseguirmos 0 casos, especialmente agora no inverno. Não é uma questão de estarmos a fazer tudo bem, é que as condições não são comparáveis

• Gosto

Fechar tudo sempre que aparece um caso não é boa gestão. Basicamente é a forma com que uma criança de 10 anos combateria uma pandemia. Pode não ter resultado em destruição económica num país que dista mais de 2 horas de avião do país mais próximo, mas em qualquer outro país do mundo o cumprimento dessa medida resultaria num lockdown com mais de um ano de duração.

Usando o argumento dos casos e mortos, podemos proibir a circulação nas estradas portuguesas e depois festejar a inexistência de acidentes e mortes na estrada. E olhando para os números, como poderemos dizer que não resultou?

Gerir a pandemia com lockdowns é facílimo, ninguém é grande estratega ou grande estadista por fazê-lo. Gerir a pandemia tentando ao máximo manter tudo aberto é que é difícil. Poucos países o conseguiram, exige grande investimento em testagem e rastreamento de contactos. E como é um trabalho pouco visível também não rende muitos votos.

• Gosto
Reactions: hurricane
Fechar tudo sempre que aparece um caso não é boa gestão. Basicamente é a forma com que uma criança de 10 anos combateria uma pandemia. Pode não ter resultado em destruição económica num país que dista mais de 2 horas de avião do país mais próximo, mas em qualquer outro país do mundo o cumprimento dessa medida resultaria num lockdown com mais de um ano de duração.
Mas também não podemos ignorar que a Nova Zelândia está a duas horas de avião de qualquer outro país. Esta estratégia seria horrível em Portugal ou basicamente qualquer outro país fora da Oceania, mas lá está a funcionar

• Gosto
Mas também não podemos ignorar que a Nova Zelândia está a duas horas de avião de qualquer outro país. Esta estratégia seria horrível em Portugal ou basicamente qualquer outro país fora da Oceania, mas lá está a funcionar

Está a funcionar porque é fácil, não porque seja uma gestão brilhante. Presumo que também esteja a correr bem a gestão da pandemia em Nunavut.
Mas quando falamos da Suécia não dizem que a estratégia é má porque só funcionaria num país nórdico como a Suécia?

Também acho que o David está a ser um teimoso e demasiado ideológico, mas a questão principal não é essa. Num país como o nosso que não tem menos de 20 pessoas por km^2, e também não é um arquipélago no meio do oceano, nós podíamos estar meses e meses com um confinamento forte e nunca conseguirmos 0 casos, especialmente agora no inverno. Não é uma questão de estarmos a fazer tudo bem, é que as condições não são comparáveis

Eu não coloquei isso em questão.

É ÓBVIO que num país como a NZ é muito mais fácil a gestão. Até o nosso governo (que tem mostrado incompetência na gestão da mesma) teria lá melhores resultados.
Claro que sim!

Mas vantagens/desvantagens geográficas à parte, há melhor critério para catalogar de "sucesso" o facto de praticamente não haver mortes? E de os lockdowns serem curtos e escassos? Não era isso que todos desejávamos?

Usando o argumento dos casos e mortos, podemos proibir a circulação nas estradas portuguesas e depois festejar a inexistência de acidentes e mortes na estrada. E olhando para os números, como poderemos dizer que não resultou?

Gerir a pandemia com lockdowns é facílimo, ninguém é grande estratega ou grande estadista por fazê-lo. Gerir a pandemia tentando ao máximo manter tudo aberto é que é difícil. Poucos países o conseguiram, exige grande investimento em testagem e rastreamento de contactos. E como é um trabalho pouco visível também não rende muitos votos.

Percebo o que queres dizer, mas desculpa, não posso concordar.
Com ou sem facilidade geográfica, com ou sem fundamento, a realidade são os números.

E os números são de sucesso. Ponto.

Se a estratégia funcionava da mesma forma noutros sítios? Provavelmente não... Mas o papel deles, como governo da NZ, não é o de tomar a estratégia adequada à realidade deles? Que eu saiba sim. Não têm de tomar uma estratégia que funcionasse na Europa pois não? Então, se funciona quase na perfeição para eles, como podes dizer que a forma de combater parece de uma criança?

Isso é a nossa (europeia no geral), de achar que dá para adiar o inevitável, até não dar, e penalizar a triplicar. Isso sim, é de uma criança mimada e birrenta...

Se a coisa está controlada, sem casos praticamente, e quando surge um foco, se tem de fechar por uns dias, e rapidamente volta a vida ao normal, qual o problema? Parece-me quase perfeito, concorde-se ou não ideologicamente...
Desculpa, mas embora entenda a tua ideologia, estás a levá-la ao extremo, e a negar o óbvio, os resultados reais.

Eu não coloquei isso em questão.

É ÓBVIO que num país como a NZ é muito mais fácil a gestão. Até o nosso governo (que tem mostrado incompetência na gestão da mesma) teria lá melhores resultados.
Claro que sim!

Mas vantagens/desvantagens geográficas à parte, há melhor critério para catalogar de "sucesso" o facto de praticamente não haver mortes? E de os lockdowns serem curtos e escassos? Não era isso que todos desejávamos?
Sim, mas isso é a nossa "discussão académica" aqui no fórum. A NZ não tem culpa nenhuma disto que vou dizer, mas estou um bocado farto de ver pessoas a dizerem nós devíamos era ter feito como eles e agora estava tudo bem, incluindo nos últimos dias louvarem uma medida (a duração do confinamento agora de apenas 3 dias) que é para mim objetivamente má, porque se houver um número relevante de pessoas em incubação, 3 dias não irá resolver nada
É possível considerar a atuação do nosso governo no verão boa? O número de casos e mortes desceu e muito, apesar da trapalhada de ter aberto LVT quando os casos até estavam em subida, ou da total falta de controlo durante o verão

• Gosto
NZ...

Não tem muitos turistas e a contribuição do turismo para o PIB não é muito elevada.

Austrália e China são dos principais mercados e isso faz muita diferença porque foram sempre muito duros.

Como basicamente só se pode ir para lá de avião e a quebra anda nos 98%... dá para ver.

Controlar o vírus na capital/ilha do norte é a principal prioridade. Apocalítico seria se o vírus matasse ovelhas.

A Arden não é uma líder excecional, ao contrário do que se diz. Foi/é dura mas beneficia/ou das circunstâncias/isolamento.

• Gosto