David sf
Moderação
Se a estratégia funcionava da mesma forma noutros sítios? Provavelmente não... Mas o papel deles, como governo da NZ, não é o de tomar a estratégia adequada à realidade deles? Que eu saiba sim. Não têm de tomar uma estratégia que funcionasse na Europa pois não? Então, se funciona quase na perfeição para eles, como podes dizer que a forma de combater parece de uma criança?
Resta saber se a coisa correu bem devido à estratégia adoptada ou se correria sempre bem, mesmo que não tivessem que confinar nunca, devido ao isolamento geográfico da NZ. Porque como já aqui foi dito, 3 dias de isolamento são irrelevantes. Portanto o mais provável é que o resultado fosse exactamente o mesmo sem qualquer dia de confinamento.
Isso é a nossa (europeia no geral), de achar que dá para adiar o inevitável, até não dar, e penalizar a triplicar. Isso sim, é de uma criança mimada e birrenta...
A forma de controlar a pandemia passa por identificar todos os infectados e rastrear os seus contactos. Caso se faça isso devem ser raros os casos que escapem ao controlo e exijam um confinamento. A verdade é que há países que não confinam desde maio passado e que não tiveram nenhum descontrolo durante o outono-inverno.
Volto a dizer, o confinamento é uma prática medieval e que só deve ser utilizada em condições de descontrolo como aquela que tivemos há um mês ou como a Espanha e a Itália tiveram em março de 2020. Há inúmeras medidas que permitem controlar a pandemia antes de se utilizar o confinamento, e em países organizados elas são simples de se colocarem em prática (provavelmente serão caras, mas certamente menos onerosas do que fechar tudo e indemnizar todos os prejuízos).


