Pandemia da COVID-19 2021

A incidência por si só teria mais valor se fosse calculada com base numa abrangêngia geográfica de um determinado hospital de referência. Não sei qual o hospital de referência Covid de Arronches, mas imagino que seja o de Portalegre, pelo que todos os concelhos que estão na área de referência desse hospital deviam entrar para a mesma incidência. Para o cálculo do risco de infecção, a incidência por concelho provoca demasiadas distorções nos concelhos menos povoados e por si só vale muito pouco. Nesse caso é mais valioso olhar para taxas de crescimento mas sempre em contexto com os números absolutos. Aqui há umas semanas também os jornais regionais faziam machete a dizer que o Porto Moniz era um concelho de risco muito elevado ou extremo na Madeira, e tinham tido 13 casos em...14 dias.

Outro problema fundamental é comparar incidências de regiões com incidências de nações, como tenho visto a comparar a incidência da Madeira com a da Alemanha que tem 80 milhões de pessoas ou com o Reino Unido. A incidência na Alemanha neste momento está abaixo dos 50 mas há regiões de 300,000 pessoas na Alemanha que têm incidências superiores a 250...
Exato! Quase todos os concelhos aqui à volta em risco moderado e Arronches em risco extremamente elevado acho que não faz muito sentido, mas pronto.
Sim, o hospital de referência é o de Portalegre. Nos últimos 14 dias, surgiram 18 novos casos aqui no concelho, mas na última semana apenas 2. Desde dia 26 que não se registam casos e felizmente têm estado a recuperar bastantes, portanto parece estar controlado.
No entanto, mesmo que não surjam muitos casos, mas se não se registassem muitos recuperados até à próxima revisão, o concelho continuaria em risco muito ou extremamente elevado. O que é que grande parte das pessoas pensa em relação a isto? Se não conhecerem os números que são publicados na página do Município diariamente, pensam que a situação está descontrolada.
 
Concordo totalmente. Isso em nada colide com a defesa do início imediato do desconfinamento que teria que ser correctamente planeado. Daria jeito se o governo abrisse a discussão do como desconfinar a toda a população afectada e não andasse a fazer planos debaixo da mesa com medo que sejamos todos atrasados mentais e não os compreendamos.

Desconfinar é proibido falar essa palavra, em Portugal, tem cuidado.

Aliás, o desconfinamento vai ser no 1º Maio, com as manifestações dos comunas, aí não tem mal. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: Albifriorento
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
DRS NEGA NÚMEROS DA DGS
Direção Regional da Saúde (DRS) nega, em comunicado, os dados reportados no dia de hoje relativamente à situação epidemiológica em Portugal, no que diz respeito à região.

"Os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde, de forma clara, segura e transparente", assegura a nota chegada à nossa redação.

Mais, ainda segundo comunicado "os casos divulgados pela DRS são referentes aos cidadãos residentes, com residência fiscal, na Madeira e turistas com diagnóstico de COVID-19 identificados na região", pode ler-se na nota.

Outro dos dado avançado vai no sentido do "relatório epidemiológico da COVID-19, divulgado no final do dia de ontem pela DRS, reportou 38 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, pelo que passamos a contabilizar 7276 casos confirmados de COVID-19 e mantivemos o número de 64 óbitos associados à COVID-19", afirma o documento..

Os dados reportados pela DGS, no dia de hoje, revelaram de forma errada 140 novos casos de COVID-19 na região, para um total de 6614 e 61 óbitos por COVID-19 na Região Autónoma da Madeira.

DRS nega números da DGS (jm-madeira.pt)

Nada de novo, mas se já era estranho as entidades terem acesso à mesma base de dados de novos casos (Sinave e SinaveLab) e mesmo assim prestarem informação díspar ao público, mais estranho são os dados dos óbitos que provêm de uma única plataforma mas a DGS continua a mostrar menos mortes na Madeira do que as reportadas pelas autoridades regionais.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
PARIS (Reuters) - France has used only a quarter of its AstraZeneca COVID-19 vaccine doses, a health ministry official indicated on Tuesday, saying its utilisation rate stood at 24% as of Feb. 28, well below a target set at 80-85%.

This compares with 82% for vaccines made by Pfizer/BioNTech and 37% for those made by Moderna.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Texas Gov. Greg Abbott announced on Tuesday the state will be lifting capacity limits on businesses and ending a statewide mask mandate imposed in July amid a deadly surge in Covid cases.

Starting March 10, all businesses will be permitted to operate at 100% capacity, but those that prefer to operate at reduced density may continue do so. The governor said Texans should continue to follow medical advice.

“Removing statewide mandates does not end personal responsibility,” Abbott said, according to a report from the Associated Press. “It’s just that now state mandates are no longer needed.”

—Sara Salinas

-> https://txdshs.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/0d8bdf9be927459d9cb11b9eaef6101f
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial


---



oP2NDj9.png
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
O comércio continua fechado e as escolas também mas o povo já desconfinou. Saí às 13h30 para comprar legumes e estava tudo como os caracóis, de corninhos ao sol!
 
Menos de 1000 novos casos a uma 4ª feira e incluindo um número estranho, e provavelmente falso, de 140 novos casos na RAM.
Média a 7 dias nos 863, um número 15 vezes inferior ao pico após 34 dias. Se nenhum país atingiu alguma vez o valor elevado de casos per capita que tivemos em janeiro, também em lado nenhum se produziu uma descida tão rápida.

Incidência a 7 dias por 100 k habitantes (omito os valores das regiões autónomas, uma vez que são duvidosos):

Norte 42
Centro 42
LVT 73
Alentejo 44
Algarve 47
Portugal 59

Incidência a 14 dias por 100 k habitantes:

Norte 102
Centro 121
LVT 202
Alentejo 112
Algarve 130
Portugal 153

Ponto mais provável do Rt actual, que começa a subir na sua tendência para a unidade:

Norte 0.76
Centro 0.66
LVT 0.71
Alentejo 0.76
Algarve 0.70
Portugal 0.74