joralentejano
Furacão
Exato! Quase todos os concelhos aqui à volta em risco moderado e Arronches em risco extremamente elevado acho que não faz muito sentido, mas pronto.A incidência por si só teria mais valor se fosse calculada com base numa abrangêngia geográfica de um determinado hospital de referência. Não sei qual o hospital de referência Covid de Arronches, mas imagino que seja o de Portalegre, pelo que todos os concelhos que estão na área de referência desse hospital deviam entrar para a mesma incidência. Para o cálculo do risco de infecção, a incidência por concelho provoca demasiadas distorções nos concelhos menos povoados e por si só vale muito pouco. Nesse caso é mais valioso olhar para taxas de crescimento mas sempre em contexto com os números absolutos. Aqui há umas semanas também os jornais regionais faziam machete a dizer que o Porto Moniz era um concelho de risco muito elevado ou extremo na Madeira, e tinham tido 13 casos em...14 dias.
Outro problema fundamental é comparar incidências de regiões com incidências de nações, como tenho visto a comparar a incidência da Madeira com a da Alemanha que tem 80 milhões de pessoas ou com o Reino Unido. A incidência na Alemanha neste momento está abaixo dos 50 mas há regiões de 300,000 pessoas na Alemanha que têm incidências superiores a 250...
Sim, o hospital de referência é o de Portalegre. Nos últimos 14 dias, surgiram 18 novos casos aqui no concelho, mas na última semana apenas 2. Desde dia 26 que não se registam casos e felizmente têm estado a recuperar bastantes, portanto parece estar controlado.
No entanto, mesmo que não surjam muitos casos, mas se não se registassem muitos recuperados até à próxima revisão, o concelho continuaria em risco muito ou extremamente elevado. O que é que grande parte das pessoas pensa em relação a isto? Se não conhecerem os números que são publicados na página do Município diariamente, pensam que a situação está descontrolada.