Pandemia da COVID-19 2021

Nas minhas contas Alentejo e Algarve têm 72, Norte 73, Centro 80 e LVT 129.
Os valores corretos são estes:
- Norte: 78,0
- Centro: 62,6
- LVT: 165,4
- Alentejo: 52,1
- Algarve: 74,4

:)

• Gosto
Reactions: Hawk e N_Fig
Na altura não guardei, infelizmente, mas vi um artigo (salvo erro num jornal daqui) do Simas a dizer que, basicamente, é vacinar velhos e depois abrir tudo.

Assim, e sendo 'à Simas', há 3/4 meses para vacinar a malta acima dos 40. Depois é montar campos de concentração festivais de 30 dias para se despachar a 'coisa'. Sim, sim, a imunidade natural aparenta ser mais fraca. Mas por outro lado, a rapaziada só precisará de uma dose de reforço. Argumentos contra? Para quê desperdiçar cheta em testes rápidos? Levem tendas.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
A que está na primeira página, na figura da esquerda:

https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2016/07/SNS-RH-ARS.pdf
Segundo os dados do pordata no fim de 2019:
Norte - 3575338
Centro - 1625991
Alentejo - 466690
LVT - 3692434
Algarve - 438406
Açores - 242796
Madeira - 254254
Isto admitindo que os limites das ARS são iguais aos das NUT que as compõem, o que admito não ter 100% certeza, mas se falhar por um concelho ou outro não deve fazer grande diferença

O Algarve hoje teve 21 novos casos e não 13 como diz a DGS. Alcoutim é o único concelho sem casos activos no Algarve.

Malta, o país da UE líder na vacinação contra a Covid:

Record 510 new virus cases found, amid concerns about UK variant (timesofmalta.com)

Hospitals open fifth ITU as doctors struggle to cope with influx of patients (timesofmalta.com)

(...)It comes after the Association of Anaethetists warned, in a statement backed by 12 medical professional groups, that Malta's intensive care resources could be "completely exhausted within days, if not hours".(...)

Acompanho o caso de Malta com particular interesse.

Nao é só Malta a bater recorde de novos casos apesar da vacinacao mais avancada. Israel continua com numeros elevados e há pouco tempo ainda batia recordes, apesar de ser o país do Mundo com a maior taxa de vacinacao. E o RU só nao tem muitos casos porque está em lockdown e com tudo fechado.

Nao é só Malta a bater recorde de novos casos apesar da vacinacao mais avancada. Israel continua com numeros elevados e há pouco tempo ainda batia recordes, apesar de ser o país do Mundo com a maior taxa de vacinacao. E o RU só nao tem muitos casos porque está em lockdown e com tudo fechado.

Certo, mas ao contrário de Israel, no caso maltês existe neste momento uma grande pressão sobre o sistema hospitalar apesar de ~100 mil pessoas de um total de ~400 mil pessoas já terem levado a 1ª dose da vacina (presumivelmente a maior parte pertencente aos grupos de risco). Poderá estar relacionado com o facto de em Malta haver uma prevalência de 60% da variante britânica (semelhante a Portugal). Em Israel não sei qual a prevalência das variantes.

• Gosto
Certo, mas ao contrário de Israel, no caso maltês existe neste momento uma grande pressão sobre o sistema hospitalar apesar de ~100 mil pessoas de um total de ~400 mil pessoas já terem levado a 1ª dose da vacina (presumivelmente a maior parte pertencente aos grupos de risco). Poderá estar relacionado com o facto de em Malta haver uma prevalência de 60% da variante britânica (semelhante a Portugal). Em Israel não sei qual a prevalência das variantes.
Se calhar é porque a vacinação em Israel está muito mais avançada que em Malta. :intrigante:

:rolleyes:

5srvd7w.jpg

Ora, digam-me lá se faz sentido morar em Massamá e ter que ir levar a vacina à Junta de Freguesia de Casal de Cambra???...

Eu cá ia levá-la a Vila Real de Santo António se ma dessem. :lol: Sim, estou mesmo 'mortinha' para ser inoculada. Aqui há uns tempos estava a falar com uma amiga sobre as diferentes vacinas e estava a dizer que esperava que os meus pais levassem a da Pfizer e que eu própria, se pudesse escolher, escolhia essa sabendo que quase de certeza não seria essa a tocar-me quando ela diz que por ela levava uma de cada! :huhlmao:

Segundo os dados do pordata no fim de 2019:
Norte - 3575338
Centro - 1625991
Alentejo - 466690
LVT - 3692434
Algarve - 438406
Açores - 242796
Madeira - 254254
Isto admitindo que os limites das ARS são iguais aos das NUT que as compõem, o que admito não ter 100% certeza, mas se falhar por um concelho ou outro não deve fazer grande diferença

Utilizando estes totais, a incidência a 14 dias por 100k habitantes dá-me isto:

Norte 75
Centro 85
LVT 128
Alentejo 79
Algarve 74
RAA 28
RAM 270
Total Nacional 99.56

Para a LVT ter o valor que o @"Charneca" Mundial apresenta necessitaria de ter quase menos 1 milhão de habitantes do que o valor que apresentaste, o que me parece muito irrealista.

• Gosto