Pandemia da COVID-19 2021

É essencial que exista confiança nas vacinas. De nada serve elas estarem disponíveis e as pessoas recusarem-se a levá-las. Confiar na ciência não é só confiar nas vacinas (como é o meu caso) mas também confiar que a ciência investigue o que houver para investigar e esclareça quaisquer dúvidas que possam existir.

É essencial que exista confiança nas vacinas. De nada serve elas estarem disponíveis e as pessoas recusarem-se a levá-las. Confiar na ciência não é só confiar nas vacinas (como é o meu caso) mas também confiar que a ciência investigue o que houver para investigar e esclareça quaisquer dúvidas que possam existir.

Acho muito bem que investiguem, esta vacina e todas as outras. Mas nenhum cientista defende a suspensão da vacinação, nem a EMA, nem a OMS. Isto é uma decisão puramente política, que vai atrás do populismo e do medo. Nada mais.

Para não se perder o ritmo da vacinação aceitam voluntários para levar amanhã a vacina da AstraZeneca? E até aproveitam para estudar os seus efeitos! Ofereço-me como cobaia.

Acho muito bem que investiguem, esta vacina e todas as outras. Mas nenhum cientista defende a suspensão da vacinação, nem a EMA, nem a OMS. Isto é uma decisão puramente política, que vai atrás do populismo e do medo. Nada mais.

Para não se perder o ritmo da vacinação aceitam voluntários para levar amanhã a vacina da AstraZeneca? E até aproveitam para estudar os seus efeitos! Ofereço-me como cobaia.

Como disse, é essencial que as pessoas confiem nas vacinas porque o facto de as recusarem em números significativos tem implicações para toda a gente. Se é suposto a EMA ainda esta semana pronunciar-se sobre o assunto, não vejo o problema de suspender uns dias e descansar as pessoas. Fala-se da vacina, depois fala-se de lotes específicos da vacina, enfim. Espero que a EMA esteja a fazer um levantamento dos casos reportados e, quando se pronunciar, tenha dados oficiais que descansem as pessoas, de modo a que a vacinação seja retomada rápida e eficazmente.

Aceitei ser vacinado com plena consciência de que o processo de aprovação das vacinas saltou muitas etapas, antes normais, para as poder disponibilizar mais cedo.
Mas a relação risco/benefício sempre me pareceu vantajosa, na situação que temos estado a viver.
Penso que a questão da vacina da AstraZeneca é de cariz político, porque as outras duas também apresentam casos de coágulos e ninguém suspendeu a sua inoculação.

-> https://coronavirus.data.gov.uk/details/vaccinations

As críticas são mais a continuação das consequências associadas a certas 'questões' nos ensaios.

Não há dados relativamente às doses usadas no RU. Politicamente, aí sim, o RU tem interesse em elogiar a vacina mas não deverão haver grandes problemas... excetuando aqueles que terão.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Picture4_0.png

graph%201.png

• Gosto
Os eslovacos já fizeram mais de 20 milhões de testes (~5.4M de população). >18 milhões de testes rápidos depois, o número de casos novos continua estagnado (em níveis relativamente altos).

16.694 mortos cá, 8.669 lá... com menor população idosa. É obra.

800px-Population_age_structure_by_major_age_groups%2C_2009_and_2019_%28%25_of_the_total_population%29.png

• Gosto
Nos próximos tempos a decisão de avançar ou recuar no desconfinamento será realizada a nível concelhio. Seria importante usarem-se dados credíveis e actualizados. Quanto à credibilidade, temos os números ridículos da RAM para resolver. Quanto à actualização temos um problema que me parece mais complicado de gerir, pois ninguém está a alertar para isso. Ontem no boletim da DGS apresentaram-se as incidências a 14 dias para cada concelho... de dia 9 de março. Faz hoje uma semana, e no próximo domingo continuaremos a ter os dados concelhios de dia 9. 12 dias de atraso. Custa alguma coisa apresentar dados mais actualizados?

Nos próximos tempos a decisão de avançar ou recuar no desconfinamento será realizada a nível concelhio. Seria importante usarem-se dados credíveis e actualizados. Quanto à credibilidade, temos os números ridículos da RAM para resolver. Quanto à actualização temos um problema que me parece mais complicado de gerir, pois ninguém está a alertar para isso. Ontem no boletim da DGS apresentaram-se as incidências a 14 dias para cada concelho... de dia 9 de março. Faz hoje uma semana, e no próximo domingo continuaremos a ter os dados concelhios de dia 9. 12 dias de atraso. Custa alguma coisa apresentar dados mais actualizados?

Os números da RAM pouco efeito têm para efeitos/medidas internas no Continente já que é possível calcular Rt´s e incidências com e sem a RAM incluída. Por outro lado, como as medidas na Madeira são tomadas pelo Governo Regional de forma autónoma, os números da DGS são irrelevantes para esse efeito já que o governo regional tem em conta os números da DRS. Por exemplo, ontem no mapa concelhio a DGS apresentou o Funchal como o concelho de maior risco no país. Que efeito isso tem em termos práticos? Zero.

A consistência e correcção dos números é particularmente importante para efeitos externos, apresentação de mapas de risco do ECDC, etc, porque isso é o que é tomado em linha de conta por muitos países no que toca a requisitos de entrada de passageiros vindo do exterior. Felizmente, analisando o histórico de medidas e e segundo fontes regionais, tanto a Alemanha como o Reino Unido têm em conta os números apresentados pelas próprias regiões autónomas.

Faz hoje 1 ano que foi detectado o 1º infectado na Madeira.

Balanço:

7951 casos
7223 recuperados
67 mortos (0.8% do total de casos / 242 mortos por milhão de habitantes)
326138 testes PCR efectuados (~1.25 testes per capita)
35133 vacinas administradas (1a dose + 2a dose) (22051 + 13082)

• Gosto