Eu não gosto do que vou escrever, mas aqui vai. Não haverá qualquer imunidade de grupo, os famosos 70% para a imunidade de grupo foram calculados para o vírus original, entretanto ele já mutou e aumentou a sua capacidade de transmissão o que significa que a fasquia da imunidade de grupo neste momento já deve andar perto dos 100%, um valor impossível de alcançar. Por outro lado as vacinas não impedem o contágio...Esperemos que estas profecias se concretizem! Último esforço...
- Com a vacinação a avançar em larga escala, acredito que esta vaga seja talvez a última com restrições mais acentuadas e, quando começar o período crítico do regresso às aulas, já teremos imunidade de grupo e uma incidência de casos muito baixa, possivelmente inferior à que tínhamos em maio.
![]()
Eu não gosto do que vou escrever, mas aqui vai. Não haverá qualquer imunidade de grupo, os famosos 70% para a imunidade de grupo foram calculados para o vírus original, entretanto ele já mutou e aumentou a sua capacidade de transmissão o que significa que a fasquia da imunidade de grupo neste momento já deve andar perto dos 100%, um valor impossível de alcançar. Por outro lado as vacinas não impedem o contágio...
... O vírus veio para ficar, e com o plausível levantamento das medidas de contenção vai andar à vontade, a esperança é que mute no sentido de se tornar menos pernicioso, mais similar aos outros coronovírus comuns das constipações, mas como muta devagar, comparando com outros vírus, pode demorar certamente mais de 10 anos.
Antes fosse uma gripe, eu não me lembro de gripe alguma que tenha metido 181 pessoas nos UCI com uma taxa de vacinação superior a 50%.O vírus veio para ficar, sem dúvida. Felizmente existem vacinas que permitirão transformá-lo numa "gripezinha".
Antes fosse uma gripe, eu não me lembro de gripe alguma que tenha metido 181 pessoas nos UCI com uma taxa de vacinação superior a 50%.
Boletim DGS. Mortes na última semana diminuem face ao período anterior
No total dos últimos 7 dias, desde o boletim de 13 de maio, a Direção-Geral de Saúde identificou 46 mortes, menos 9 do que no período imediatamente anterior (55 entre 7 e 13 de julho).
Duas das mortes registadas pela DGS esta terça-feira (referente ao dia anterior) tiveram lugar em Lisboa e Vale do Tejo. As outras duas tiveram lugar no Norte e no Algarve.
Desde que começou a pandemia, morreram 17.219 pessoas com Covid-19.

Nenhum político inteligente deveria usar termos como "total" nesta fase do campeonato.

Com a excepção de que este vírus tem um Rt esmagadoramente superior. Vamos supor que a taxa de imunização das vacinas se confirma, a Pfizer diz que é de 95%, isto significa sempre, para Portugal que há sempre cerca de 500 mil pessoas que não irá responder à vacina. É muita gente em risco.50 mil casos positivos nos últimos 15 dias, 177 em UCI (0,35%), 101 óbitos (0,20%). Com 30% de vacinados (no momento de referência para doença grave, tirar 2 semanas de incubação da doença e mais 2 semanas para a vacina se tornar eficaz) e uns 15% de imunizados naturalmente. Quando se atingir o dobro de vacinados (mais um mês, aproximadamente), a fatalidade deverá ficar abaixo dos 0,1% da gripe...
Com a excepção de que este vírus tem um Rt esmagadoramente superior. Vamos supor que a taxa de imunização das vacinas se confirma, a Pfizer diz que é de 95%, isto significa sempre, para Portugal que há sempre cerca de 500 mil pessoas que não irá responder à vacina. É muita gente em risco.
Se juntarmos à equação os birrentos dos negacionistas que se recusam a contribuir para o bem estar público então os numeros sobem ainda mais. Deverá haver facilmente um milhão e meio de pessoas em risco, com o vírus a andar à solta de certeza que vamos ter números grandes.
A preprint submitted by the Company today to bioRxiv contains a new analysis from blood samples obtained from a subset of participants (n=8) in the Phase 3 ENSEMBLE study. These data showed that the Johnson & Johnson single-shot COVID-19 vaccine elicited neutralizing antibody activity against the Delta variant at an even higher level than what was recently observed for the Beta (B.1.351) variant in South Africa where high efficacy against severe/critical disease was demonstrated.