Albifriorento
Nimbostratus
https://desporto.sapo.pt/modalidade...o-popular-boavista-equipa-do-camisola-amarela
Já é a 3ª equipa que desiste devido ao Covid.
Já é a 3ª equipa que desiste devido ao Covid.

Criador da vacina Astrazeneca diz que não é possível alcançar imunidade de grupo.
Andrew Pollard, responsável pela criação da vacina Oxford/AstraZeneca, afirma que alcançar a imunidade de grupo "não é uma possibilidade" com a atual variante Delta em circulação pelo mundo.
O considerado pai da vacina AstraZeneca apresentou várias evidências, numa reunião com deputados britânicos, mostrando que as vacinas não impediram a disseminação da covid-19, o que significa que atingir a imunidade de grupo seria algo "mítico".
"O problema com este vírus é que não é sarampo. Se 95% das pessoas foram vacinadas contra o sarampo, o vírus não pode ser transmitido para a população", referiu Andrew Pollard, acrescentando que "a variante Delta vai ainda infetar as pessoas que já foram vacinadas e isso significa que qualquer pessoa que ainda não foi vacinada vai ser infetada com o vírus a qualquer momento e não temos nada que pare [completamente] essa transmissão".
https://www.jn.pt/mundo/criador-da-...vel-alcancar-imunidade-de-grupo-14024025.html
Gouveia e Melo: vacinando acima de 85% da população “muito provavelmente iremos atingir” a imunidade de grupo
https://www.publico.pt/2021/08/11/s...gualdade-distribuicao-vacinas-covid19-1973731
![]()
Muito honestamente, acho que em relação a este virus ninguém tem a certeza de nada.


Essa é que é a questão, neste momento ninguém pode afirmar nada com certeza absoluta.
Há muitas interrogações sobre as vacinas, umas completamente negacionistas, sem qualquer interesse e baseadas em desinformação/fake news, outras até são fundamentadas e lançam o debate, sobre qual a duração da imunidade, efetividade tendo em conta a Idade..etc... se vão ser precisas novas doses e quantas, mas tudo ainda muito indefinido. Fala-se muito de imunidade de grupo, mas quando o criador de umas vacinas vem dizer que isso é um "mito" e que não vai ser atingido, quem somos nós para por isso em causa ( se calhar até convém que seja assim ) quer queiramos quer não, quantas mais vacinas produzirem e venderem as farmacêuticas, melhor para o "negócio"...
Outra coisa que me causa alguma apreensão é o facto de estarmos no Verão, em regra é uma altura do ano com menos actividade dos vírus. Como será quando entrar o Outono/Inverno? Mesmo com muito mais pessoas vacinadas, alunos etc... ( que também contraem e transmitem) com a variante Delta ou outras que surjam, será que não iremos assitir a uma escalada de casos que nos "mande novamente para casa"? Tudo muito incerto.. e oxalá esteja redondamente enganado..
Concordo com o uso da máscara, eu não a deixei de usar mesmo na rua e sem ninguém à minha volta.... mais vale prevenir...









https://correspondent.afp.com/new-codes-governing-everyday-life-chinaThey found that at least 11.1% of COVID-19 patients in 314 UK hospitals were infected after admission. The proportion of COVID-19 patients infected in hospital also rose to between 16% and 20% in mid-May 2020, long after the peak of admissions in the first wave.
The researchers said: "We estimate between 5,699 and 11,862 patients admitted in the first wave were infected during their stay in hospital. This is, unfortunately, likely to be an underestimate, as we did not include patients who may have been infected but discharged before they could be diagnosed."