Não fosse a variante Delta e neste momento Portugal, e muitos outros países europeus, estariam com um número de casos muito baixo e um número de mortes nulo ou perto de zero.
Quanto a ser suficiente ou não, acho que há sinais esperançosos vindos de países com altas taxas de vacinação e uma percentagem de casos da variante Delta elevada. Aqui vão alguns exemplos:

Seicheles: um país que atingiu o pico de casos em maio, quando atingiu os 65% da população totalmente vacinada. Os números só começaram a descer quando o país chegou aos 68% um mês depois, e agora com 70% da população totalmente vacinada os casos estão em mínimos de 5 meses e o número de mortes quase nulo;

Emirados Árabes Unidos: depois de algum tempo sem uma descida significativa de casos e mortes, o país nas últimas duas semanas tem registado uma descida nos dois indicadores, que começou nos 70% de vacinados e que se tem acentuado nos últimos dias;

Malta e Islândia: a curva de casos foi dobrada quando os dois países chegaram ao valor de 70% de população totalmente vacinada.
É de esperar para ver!
Tenho dúvidas disso...