Pandemia da COVID-19 2021

Há uma semana Portugal teve 2948 novos casos, já esta semana foram 2983 casos. Assim sendo, o R(t) já está certamente em valores muito próximos de 1.0, pois os novos casos entraram num claro planalto e com uma tendência ligeira de subida, impulsionada pelo Norte e Algarve... De resto, o pico de mortalidade parece já ter sido ultrapassado e as hospitalizações continuam em queda. O número de casos ativos está estável há uma semana, já que entram uns e saem outros uns dias depois. :)

Acredito que, com o avanço da vacinação, a curva irá ser dobrada, mas será necessário chegar aos 70% de população totalmente vacinada ou a valores muito próximos disso, vendo os gráficos de outros países e a sua evolução à medida que aumenta a percentagem de totalmente vacinados. :thumbsup:
70%? Se não for já esta semana, da próxima não passa. Duvido é que seja suficiente. Não há absolutamente nada a dizer de mal sobre o processo de vacinação neste país. Tem sido extraordinário. Não fosse a sacana da Delta e estou convencida que a situação seria diferente.

• Gosto
Reactions: frederico
Há uma semana Portugal teve 2948 novos casos, já esta semana foram 2983 casos. Assim sendo, o R(t) já está certamente em valores muito próximos de 1.0, pois os novos casos entraram num claro planalto e com uma tendência ligeira de subida, impulsionada pelo Norte e Algarve... De resto, o pico de mortalidade parece já ter sido ultrapassado e as hospitalizações continuam em queda. O número de casos ativos está estável há uma semana, já que entram uns e saem outros uns dias depois. :)

Acredito que, com o avanço da vacinação, a curva irá ser dobrada, mas será necessário chegar aos 70% de população totalmente vacinada ou a valores muito próximos disso, vendo os gráficos de outros países e a sua evolução à medida que aumenta a percentagem de totalmente vacinados. :thumbsup:
Desculpa o post anterior, mas escrevi sem ler o teu post, peço desculpa.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
70%? Se não for já esta semana, da próxima não passa. Duvido é que seja suficiente. Não há absolutamente nada a dizer de mal sobre o processo de vacinação neste país. Tem sido extraordinário. Não fosse a sacana da Delta e estou convencida que a situação seria diferente.
Não fosse a variante Delta e neste momento Portugal, e muitos outros países europeus, estariam com um número de casos muito baixo e um número de mortes nulo ou perto de zero. :(

Quanto a ser suficiente ou não, acho que há sinais esperançosos vindos de países com altas taxas de vacinação e uma percentagem de casos da variante Delta elevada. Aqui vão alguns exemplos: :confused:
-> Seicheles: um país que atingiu o pico de casos em maio, quando atingiu os 65% da população totalmente vacinada. Os números só começaram a descer quando o país chegou aos 68% um mês depois, e agora com 70% da população totalmente vacinada os casos estão em mínimos de 5 meses e o número de mortes quase nulo;
-> Emirados Árabes Unidos: depois de algum tempo sem uma descida significativa de casos e mortes, o país nas últimas duas semanas tem registado uma descida nos dois indicadores, que começou nos 70% de vacinados e que se tem acentuado nos últimos dias;
-> Malta e Islândia: a curva de casos foi dobrada quando os dois países chegaram ao valor de 70% de população totalmente vacinada.

É de esperar para ver! :pray:
Vamos a ver se isto não arrebenta como em Israel.
Tenho dúvidas disso... :intrigante:

Não fosse a variante Delta e neste momento Portugal, e muitos outros países europeus, estariam com um número de casos muito baixo e um número de mortes nulo ou perto de zero. :(

Quanto a ser suficiente ou não, acho que há sinais esperançosos vindos de países com altas taxas de vacinação e uma percentagem de casos da variante Delta elevada. Aqui vão alguns exemplos: :confused:
-> Seicheles: um país que atingiu o pico de casos em maio, quando atingiu os 65% da população totalmente vacinada. Os números só começaram a descer quando o país chegou aos 68% um mês depois, e agora com 70% da população totalmente vacinada os casos estão em mínimos de 5 meses e o número de mortes quase nulo;
-> Emirados Árabes Unidos: depois de algum tempo sem uma descida significativa de casos e mortes, o país nas últimas duas semanas tem registado uma descida nos dois indicadores, que começou nos 70% de vacinados e que se tem acentuado nos últimos dias;
-> Malta e Islândia: a curva de casos foi dobrada quando os dois países chegaram ao valor de 70% de população totalmente vacinada.

É de esperar para ver! :pray:

Tenho dúvidas disso... :intrigante:
Oxalá! Estou fartinha disto.

• Gosto
Reactions: frederico
WASHINGTON, Aug 18 (Reuters) - New data confirms that vaccine protection against COVID-19 has decreased for the Delta variant of the virus, U.S. Centers for Disease Control and Prevention Director Dr. Rochelle Walensky said on Wednesday.

Walensky, making the case for additional booster shot vaccines, said a U.S. Study of nursing homes shows vaccine effectiveness declined to 53% with the Delta variant. She also noted an Israel-based study that showed increased risk of severe disease among those vaccinated early.

-> https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/70/wr/mm7034e3.htm

• Gosto
É uma guerra, mas perdida há muito. Continua-se na perseguição de um cessar-fogo relativamente estável.

0vClTXS.png

---

XDBCfSC.png

zqV411I.png

l9h5tIi.png

• Gosto
Acho que nesta fase mais interessante do que ver número de casos Covid é analisar o número de hospitalizações e número de mortos por dia. Com tanta gente vacinada, é normal haver muitos casos Covid, sabendo nós que a vacina não evita a infeção (Apenas reduz o risco), mas sim reduz efeitos graves do vírus. Desconfinando cada vez mais, vão sempre haver infetados.
Temos de aprender a viver com o vírus. Quando chegarmos aos 85% de vacinados, e se não houver uma variante que apareça aí que dê a volta às vacinas (Na questão de haver muitos com doença grave, mesmo com vacina), não vejo porque razão não se deverá voltar à vida normal. Se o vírus não vai desaparecer (Ou não é esperado nos próximos tempos), se não voltarmos ao normal com 85% de vacinados, nunca vamos voltar. E digo isto, eu, que fui sempre a favor de confinamentos gerais, quando não via outra alternativa. Era a única forma de libertar camas e cuidados nos hospitais, e proteger as pessoas mais idosas / saúde mais débil. No momento em que essas pessoas estão protegidas, mais não me parece ser possível fazer.

Uma dose da vacina anual e um tratamento para doentes Covid também penso que poderá ser útil no futuro! De resto, não acredito que voltemos a confinamentos gerais.

Quem poderá ter uns próximos anos muito complicados, são os que não querem tomar a vacina, principalmente quem tem mais de 60 anos. Inevitável ou quase terem contacto com o vírus alguma vez nos próximos tempos. E se a vacina tem um pequeno risco (Muito pequeno de dar para o torto), o vírus tem muito maior probabilidade de riscos graves ou morte para quem tem alguma idade.

Acho estranho que andem a dizer por todos os lados que já se atingiram os 70% de vacinação completa, quando nenhum dado fidedigno realmente fala disso. Será que eles não andam a contar as vacinas duma dose como "vacinação completa" e depois atualizam os dados? :intrigante: