Pandemia da COVID-19 2021

Eu já não entro num restaurante há largos meses, simplesmente não confio ainda, e quem diz restaurante também falo em shoppings e afins...se precisar de alguma coisa compro on line como já fiz...

Há muita gente que já está vacinada e julga-se "invencível" e por conseguinte abandonam os cuidados, chegam ao ponto de dizer :"para quê os cuidados se já estou vacinado"?"Não me vacinei para perder liberdade" :confused: Portanto, esta é a mentalidade de muito boa gente. Ainda há dias tive conhecimento de uma família (todos vacinados) que ficaram infetados após uma festa de aniversário, um deles e embora não necessite de internamento, tem uns sintomas um pouco mais agressivos e semelhantes a uma gripe. Portanto, a vacina protege contra casos graves, mas não impede o contágio e sinceramente mais vale um não vacinado cuidadoso do que um vacinado desleixado e a pensar que se tornou num super homem/mulher após a vacina... assim não vamos longe com estas mentalidades, se por um lado não vacinar-se é mau, também é igualmente mau não manter os cuidados após a vacina...veremos o que nos reserva o Outono/Inverno. :unsure:

Eu nunca deixei de ir a restaurantes, nem que seja só uma vez por mês, excepto claro quando esteve tudo fechado. E nunca me senti inseguro em qual fosse, cumprindo claro, o bom senso.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Só amanhã te vais vacinar? A minha afilhada (fez no final de Junho 13 anos) lá levou a primeira dose no sábado.
Também recebi mas já estou duplamente vacinada faz hoje precisamente um mês. Só se me quiserem dar uma terceira dose. E eu cá não me opunha....
Não sei qual será a situação dele, mas eu tenho a mesma idade e a primeira vez que me inscrevi não havia vagas, sendo que não havia informação sobre o que devíamos fazer nesses casos (entretanto avisaram que nesse caso nos devemos inscrever de novo passado uns dias). Eu tive a sorte de tentar inscrever-me de novo passado uns tempos e ter vaga, mas sei de pessoas que nem à segunda tiveram vaga. Se juntarmos a isso que alguns dias depois disso foram reservados para menores, há mais gente por vacinar entre os 18 e os 30 do que se pudesse pensar

Eu decidi vacinar-me somente depois de fazer 25 anos, que foi no passado dia 13. Infelizmente tive de esperar mais dois dias, pois as marcações só abriram para os maiores de 16 anos na tarde de domingo, dia 15 (no famoso feriado de agosto) e, na passada terça-feira, a marcação foi confirmada.

Já que não vou receber praticamente mais nada neste aniversário de prenda, a vacina acaba por ser também uma prenda de anos... :D

Não sei qual será a situação dele, mas eu tenho a mesma idade e a primeira vez que me inscrevi não havia vagas, sendo que não havia informação sobre o que devíamos fazer nesses casos (entretanto avisaram que nesse caso nos devemos inscrever de novo passado uns dias). Eu tive a sorte de tentar inscrever-me de novo passado uns tempos e ter vaga, mas sei de pessoas que nem à segunda tiveram vaga. Se juntarmos a isso que alguns dias depois disso foram reservados para menores, há mais gente por vacinar entre os 18 e os 30 do que se pudesse pensar

A modalidade casa aberta abriu hoje para os maiores de 12! Não compreendo como possa haver gente de 30 sem qualquer dose da vacina a não ser por escolha própria. Uma das minhas miúdas teve um problema qualquer no auto-agendamento e não foi de modas: casa aberta e questão resolvida no próprio dia. Tem 19.

A modalidade casa aberta abriu hoje para os maiores de 12! Não compreendo como possa haver gente de 30 sem qualquer dose da vacina a não ser por escolha própria. Uma das minhas miúdas teve um problema qualquer no auto-agendamento e não foi de modas: casa aberta e questão resolvida no próprio dia. Tem 19.
Mas isso é recente, ainda há relativamente poucos dias a casa aberta estava acima da minha idade. E depois isto de fazer os fins de semana exclusivamente para os mais novos não faz sentido nenhum, eles estão de férias e podiam em qualquer dia, o pessoal mais velho é que pode estar a trabalhar e lhes dava jeito ir ao fim de semana...

• Gosto
Mas isso é recente, ainda há relativamente poucos dias a casa aberta estava acima da minha idade. E depois isto de fazer os fins de semana exclusivamente para os mais novos não faz sentido nenhum, eles estão de férias e podiam em qualquer dia, o pessoal mais velho é que pode estar a trabalhar e lhes dava jeito ir ao fim de semana...

Há poucos dias? Isto com a miúda de 19 já foi na semana passada! E ela ainda andou uns tempos às voltas com o auto-agendamento. De tal modo que a irmã de 17 foi vacinada primeiro. Repito: não percebo como haja gente de 30 sem qualquer dose da vacina sem ser por vontade própria.

Há poucos dias? Isto com a miúda de 19 já foi na semana passada! E ela ainda andou uns tempos às voltas com o auto-agendamento. De tal modo que a irmã de 17 foi vacinada primeiro. Repito: não percebo como haja gente de 30 sem qualquer dose da vacina sem ser por vontade própria.
Isso também aconteceu com os meus primos, a minha prima com 17 foi vacinada antes do meu primo com 20, que até teve aquilo adiado. Nesta altura do ano tens gente de férias fora do local de residência, ou que trabalha e depois vê que ao fim-de-semana se lembram de reservar para o grupo etário que está de férias e que podia em qualquer outra altura... E mesmo a casa aberta é relativamente recente, quando eu me vacinei há duas semanas ainda não estava aberto para todos os maiores de 18 (segundo a tua notícia, abriu exatamente no dia seguinte)

• Gosto
Isso também aconteceu com os meus primos, a minha prima com 17 foi vacinada antes do meu primo com 20, que até teve aquilo adiado. Nesta altura do ano tens gente de férias fora do local de residência, ou que trabalha e depois vê que ao fim-de-semana se lembram de reservar para o grupo etário que está de férias e que podia em qualquer outra altura... E mesmo a casa aberta é relativamente recente, quando eu me vacinei há duas semanas ainda não estava aberto para todos os maiores de 18 (segundo a tua notícia, abriu exatamente no dia seguinte)

Sim, há muita gente a adaptar a vacinação ao período de férias. Tudo bem. Desde que não venham dizer que queriam estar vacinados e não estão. Eu, por exemplo, fiz o oposto: adaptei o meu período de férias à vacinação. Só fui depois de ter certificado digital válido. Estou duplamente vacinada há exactamente um mês. Comprei um auto-teste do Ovo que vou fazer daqui por uns dias porque caminhei muito (cerca de 10 kms por dia) e não consigo caminhar distâncias dessas com máscara. Claro que evitei sempre as outras pessoas mas sei lá... E estive muito tempo em esplanadas e não como nem bebo de máscara. Uma vez almocei no interior porque o Caçarola tinha a esplanada esgotada até 2034, pelos vistos. A ver o que dá...

• Gosto
Reactions: N_Fig
O que interessa é que leve a vacina. Por motivos óbvios não a podem levar todos ao mesmo tempo.

• Gosto
O que interessa é que leve a vacina. Por motivos óbvios não a podem levar todos ao mesmo tempo.

A questão não é essa. É óbvio que não podem vacinar-se todos ao mesmo tempo. É a de se dizer que há gente de trinta por vacinar porque não conseguiu. Não. Se há gente de 30 por vacinar é porque não quiseram/adiaram/tiveram outras prioridades. Neste momento há casa aberta para maiores de 12. A maioria dos adolescentes que conheço já tem a primeira dose ou está marcada para esta semana.

Já leram a minha mensagem? Pois parece que a ignoraram... Eu expliquei bem o porquê de só ser vacinado amanhã com a primeira dose! Mas não estejam preocupados porque, neste período, mantive-me o maior tempo possível em casa e não me infetei nem tive nenhum sintoma da doença. :D

• Gosto
Reactions: N_Fig
Ola a todos,

Faz meses que nao escrevo aqui no forum.
Tem estado tudo bem comigo. No ano passado, como alguns aqui sabem, eu desapareci por alguns meses, pois tive covid severo, do qual felizmente recuperei apos uma batalha de meses. 1 ano e meio depois, estou em forma fisica optima, e tenho feito muito exercicio fisico.

Onde estamos na pandemia e para que cenario caminhamos neste futuro inverno?
Temos dois factores: muita gente imunizada com a vacina ou infeccao previa, e temos uma variante (delta) extremamente contagiosa e diferente das anteriores.

No inicio de 2021, cerca de 10 meses mais tarde depois de ter tido covid, verifiquei (em analise ao sangue) que tinha perdido todos os anticorpos IgG (que tinha 3 meses apos ter sido infectado). Foi uma surpresa, que me fez aperceber que a imunidade contra covid pode ser temporaria, tal como outros coronavirus (que provocam as constipacoes comuns). Israel tambem confirma isto: as vacinas comecam a fazer menos efeito apos 6+ meses (especialmente nos mais velhos).

Devido a esse facto, decidi tomar as duas doses de Pfizer (como e obvio, reagi a ambas as doses, tive febre em ambas, e sintomas ligeiros embora por vezes fortes, relembrando-me em muito menor escala o que vivi em 2020, mas na segunda dose senti uma sensacao febril mais semelhante as gripes familiares). Isto fez-me pensar que apos infeccoes sucessivas, o sistema imunitario reage mais rapidamente contra o virus SARS-cov2 e ha a esperanca de que infeccoes futuras sejam muito mais brandas (nota: nao ha garantias disso).

Tendo sido vacinado (e tendo imunidade 3x), este verao fiz e faco vida normal no Reino Unido, embora continue a usar mascara e a ter precaucoes, pois nao sei como sera se apanhar covid numa segunda vez. Vou a restaurantes, piscinas, etc. Penso que uma exposicao leve a particulas virais pode ser favoravel, para desenvolver uma imunidade mais abrangente, especialmente nesta altura do ano, em que o nosso corpo esta mais forte. O ideal seria claro uma vacina futura que vacinasse contra a maioria das outras 28 proteinas do covid, em vez de focar-se so na spike protein. Tem sido uma abordagem cientifica, a meu ver, muito limitada.

Penso tambem, que no proximo inverno, a proxima vaga da covid vai ser mais seria, ja que muita gente vai ser infectado durante o tempo frio, que provoca o enfraquecimento do sistema imunitario, e a propagacao das particulas virais como aerossol nos ambientes de interior. Vamos a ver, como sera, quando a maioria da populacao ja esta vacinada. Sera que as vacinas perdem efeito, ou mantem algum efeito? E os que tiveram covid antes, como eu?

Tenho alguns amigos que estavam duplamente vacinados e neste mes ficaram doentes com covid, mas recuperaram em casa (sem consequencias). Como sera no inverno? Quando a nossa imunidade das vacinas diminuir? Ou sera, que so se apanha covid severo uma vez? Ou sera que depende da carga viral que se apanha, e do estado do sistema imunitario na altura? Tenho um outro amigo meu que apanhou covid 2x, 4 meses de separacao, em ambos os casos, nao foi severo.

Aqui na Escocia abriram as escolas na semana passada. Os casos quadruplicaram em poucos dias! Estamos num momento critico. A variante delta e realmente espectacular na sua capacidade de propagacao. E isto demonstra que as criancas sao um dos vectores principais na propagacao do virus (algo que eu aprendi no ano passado, ja que apanhei covid atraves da minha filha, apos um surto na escola).

Creio que neste outono, com a reabertura das escolas, e sem confinamento, vai haver muita infeccao. Ou os casos vao ter um pico subito, ou um patamar prolongado, ou entao, uma sucessao de picos. A questao e: o qual grave sera em termos de casos severos?

Já leram a minha mensagem? Pois parece que a ignoraram... Eu expliquei bem o porquê de só ser vacinado amanhã com a primeira dose! Mas não estejam preocupados porque, neste período, mantive-me o maior tempo possível em casa e não me infetei nem tive nenhum sintoma da doença. :D
Ninguém tem nada a ver com se te vacinaste ou não ou quando foste ou por que não foste mais cedo... Não percebi toda esta discussão que aqui se gerou.

• Gosto

As minhas mensagens após a que te dirigi não eram sobre ti. Aliás, não disseste que não estavas vacinado por não ter sido possível. Era a isso que me referia.

• Gosto