Ola a todos,
Faz meses que nao escrevo aqui no forum.
Tem estado tudo bem comigo. No ano passado, como alguns aqui sabem, eu desapareci por alguns meses, pois tive covid severo, do qual felizmente recuperei apos uma batalha de meses. 1 ano e meio depois, estou em forma fisica optima, e tenho feito muito exercicio fisico.
Onde estamos na pandemia e para que cenario caminhamos neste futuro inverno?
Temos dois factores: muita gente imunizada com a vacina ou infeccao previa, e temos uma variante (delta) extremamente contagiosa e diferente das anteriores.
No inicio de 2021, cerca de 10 meses mais tarde depois de ter tido covid, verifiquei (em analise ao sangue) que tinha perdido todos os anticorpos IgG (que tinha 3 meses apos ter sido infectado). Foi uma surpresa, que me fez aperceber que a imunidade contra covid pode ser temporaria, tal como outros coronavirus (que provocam as constipacoes comuns). Israel tambem confirma isto: as vacinas comecam a fazer menos efeito apos 6+ meses (especialmente nos mais velhos).
Devido a esse facto, decidi tomar as duas doses de Pfizer (como e obvio, reagi a ambas as doses, tive febre em ambas, e sintomas ligeiros embora por vezes fortes, relembrando-me em muito menor escala o que vivi em 2020, mas na segunda dose senti uma sensacao febril mais semelhante as gripes familiares). Isto fez-me pensar que apos infeccoes sucessivas, o sistema imunitario reage mais rapidamente contra o virus SARS-cov2 e ha a esperanca de que infeccoes futuras sejam muito mais brandas (nota: nao ha garantias disso).
Tendo sido vacinado (e tendo imunidade 3x), este verao fiz e faco vida normal no Reino Unido, embora continue a usar mascara e a ter precaucoes, pois nao sei como sera se apanhar covid numa segunda vez. Vou a restaurantes, piscinas, etc. Penso que uma exposicao leve a particulas virais pode ser favoravel, para desenvolver uma imunidade mais abrangente, especialmente nesta altura do ano, em que o nosso corpo esta mais forte. O ideal seria claro uma vacina futura que vacinasse contra a maioria das outras 28 proteinas do covid, em vez de focar-se so na spike protein. Tem sido uma abordagem cientifica, a meu ver, muito limitada.
Penso tambem, que no proximo inverno, a proxima vaga da covid vai ser mais seria, ja que muita gente vai ser infectado durante o tempo frio, que provoca o enfraquecimento do sistema imunitario, e a propagacao das particulas virais como aerossol nos ambientes de interior. Vamos a ver, como sera, quando a maioria da populacao ja esta vacinada. Sera que as vacinas perdem efeito, ou mantem algum efeito? E os que tiveram covid antes, como eu?
Tenho alguns amigos que estavam duplamente vacinados e neste mes ficaram doentes com covid, mas recuperaram em casa (sem consequencias). Como sera no inverno? Quando a nossa imunidade das vacinas diminuir? Ou sera, que so se apanha covid severo uma vez? Ou sera que depende da carga viral que se apanha, e do estado do sistema imunitario na altura? Tenho um outro amigo meu que apanhou covid 2x, 4 meses de separacao, em ambos os casos, nao foi severo.
Aqui na Escocia abriram as escolas na semana passada. Os casos quadruplicaram em poucos dias! Estamos num momento critico. A variante delta e realmente espectacular na sua capacidade de propagacao. E isto demonstra que as criancas sao um dos vectores principais na propagacao do virus (algo que eu aprendi no ano passado, ja que apanhei covid atraves da minha filha, apos um surto na escola).
Creio que neste outono, com a reabertura das escolas, e sem confinamento, vai haver muita infeccao. Ou os casos vao ter um pico subito, ou um patamar prolongado, ou entao, uma sucessao de picos. A questao e: o qual grave sera em termos de casos severos?