Pandemia da COVID-19 2021

Já me estás a assustar. :lol: Fui chamado para ir levar a vacina na quinta-feira e embora não saiba qual irá ser, há grandes probabilidades de ser a da Janssen. Como sou assim um bocado "flor de estufa" tenho receio de eventuais efeitos secundários algo agressivos que possam surgir. Até ao momento, raras têm sido as pessoas que conheço da minha idade que não tivessem algum efeito secundário, desde febre, dores musculares e até mesmo um sono fora do normal. Vamos lá ver o que dá aqui para os meus lados. :p

Tirando casos raros, os efeitos secundarios da vacina aguentam-se e sao preferiveis ao covid.

O meu exemplo:
Covid 2020: 3 meses sem funcionar, 15 dias de febre, 40C no primeiro dia e depois a volta dos 38C, chamei ambulancia quando oxigenio desceu aos 80%, pneumonia, coracao, e outras partes do corpo afectadas, tonturas e fadiga por vezes extrema durante 3 meses. E algum stress pos traumatico (mas isso aguenta-se). O desafio mais dificil da minha vida. (PS: Voltei ao normal!)
Vacina Pfizer 2021: 1 dia de cama, febre 38-39C, enxaqueca durante 1 dia, como se tivesse tido uma ressaca monumental, fadiga ligeira durante 1 semana ou duas. Oxigenio sempre nos 98%. Nao pude lavar a louca durante 3 dias devido a braco pisado. Nao foi a pior vacina da minha vida, e pior foi a da febre amarela ha 15 anos atras. Sim pode haver o caso de o coracao sofrer um bocado de inflamacao, apos a vacina, mas o que aconteceria se em vez da vacina fosse o virus?

No inicio de 2021, cerca de 10 meses mais tarde depois de ter tido covid, verifiquei (em analise ao sangue) que tinha perdido todos os anticorpos IgG (que tinha 3 meses apos ter sido infectado). Foi uma surpresa, que me fez aperceber que a imunidade contra covid pode ser temporaria,

Fico muito contente por estares bem. Mas atenção que a medição de anti-corpos não é a única forma (provavelmente nem a mais confiável) de aferir proteção contra o Sars-CoV-2. Há uma coisa com a qual temos de viver: o facto de ainda haver muita coisa por saber, o que é absolutamente natural numa doença nova. Há respostas a que só com o tempo chegaremos. De qualquer modo, não é de modo algum inédito que pessoas com sistemas imunitários deficientes, mesmo vacinados, tenham problemas, às vezes graves. Isso acontece também com a gripe. Uma família minha amiga teve um surto de Covid enorme muito recentemente. Quase todos os vacinados escaparam à infeção. Uma das vacinadas foi hospitalizada mas é doente de risco (tem lúpus). Se não estivesse vacinada o mais certo era ter ido para a quinta das tabuletas. Felizmente, por saber disso, foi logo das primeiras a ser vacinada (à frente de muitos colegas também profissionais de saúde).

Tirando casos raros, os efeitos secundarios da vacina aguentam-se e sao preferiveis ao covid.

O meu exemplo:
Covid 2020: 3 meses sem funcionar, 15 dias de febre, 40C no primeiro dia e depois a volta dos 38C, chamei ambulancia quando oxigenio desceu aos 80%, pneumonia, coracao, e outras partes do corpo afectadas, tonturas e fadiga por vezes extrema durante 3 meses. E algum stress pos traumatico (mas isso aguenta-se). O desafio mais dificil da minha vida. (PS: Voltei ao normal!)
Vacina Pfizer 2021: 1 dia de cama, febre 38-39C, enxaqueca durante 1 dia, como se tivesse tido uma ressaca monumental, fadiga ligeira durante 1 semana ou duas. Oxigenio sempre nos 98%. Nao pude lavar a louca durante 3 dias devido a braco pisado. Nao foi a pior vacina da minha vida, e pior foi a da febre amarela ha 15 anos atras. Sim pode haver o caso de o coracao sofrer um bocado de inflamacao, apos a vacina, mas o que aconteceria se em vez da vacina fosse o virus?
Dás-me licença que poste o teu post num fórum de anti-vaxxers?

Acho que serviria para abrir os olhos a muitos.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Sim, há muita gente a adaptar a vacinação ao período de férias. Tudo bem. Desde que não venham dizer que queriam estar vacinados e não estão. Eu, por exemplo, fiz o oposto: adaptei o meu período de férias à vacinação. Só fui depois de ter certificado digital válido. Estou duplamente vacinada há exactamente um mês. Comprei um auto-teste do Ovo que vou fazer daqui por uns dias porque caminhei muito (cerca de 10 kms por dia) e não consigo caminhar distâncias dessas com máscara. Claro que evitei sempre as outras pessoas mas sei lá... E estive muito tempo em esplanadas e não como nem bebo de máscara. Uma vez almocei no interior porque o Caçarola tinha a esplanada esgotada até 2034, pelos vistos. A ver o que dá...
No meio disso tudo fiquei a saber que o Ovo vende testes, uma pessoa aprende coisas novas todos os dias!
Ninguém tem nada a ver com se te vacinaste ou não ou quando foste ou por que não foste mais cedo... Não percebi toda esta discussão que aqui se gerou.
A discussão (pelo menos da minha parte) não tinha que ver com as pessoas se quererem vacinar, mas com as condições para jovens adultos se vacinarem e as restrições

• Gosto
No meio disso tudo fiquei a saber que o Ovo vende testes, uma pessoa aprende coisas novas todos os dias!

Estão na caixa. Um = 2,69€. Também havia caixa de cinco! 12 Euros e tal. Se não fosse eu, como é que ias descobrir estas coisas? :D

@irpsit Obrigado pelas atualizações que nos vais dando, contudo (e acho que já falei por aqui sobre isso) a situação em Israel não se deve só a perda de imunidade da vacina. Por exemplo, estiveram recentemente a fazer um estudo sobre a perda de imunidade nos que foram inicialmente vacinados em Portugal (fevereiro já foi há 6 meses) e aquilo que se sabe é que tais pessoas continuam imunes à COVID-19: perderam alguma imunidade, mas não é suficiente para serem reinfetados. O problema é que, em Israel (e como já falei por aqui), muita gente não se vacinou, tendo estado os números de vacinação estagnados durante mais de 4 meses. Os dados de vacinação deles foram suficientes para conter a vaga de casos resultante da variante Alfa, mas não da nova variante Delta - vi uns estudos em que falam que o valor mágico para conter a variante Delta são os 50% de totalmente vacinados recentes (e não com 4 meses) - dá para ver isso nos gráficos da Irlanda, Reino Unido, Grécia, França, Países Baixos, Espanha ou Portugal, entre outros países. A partir desse valor, os casos caem e estabilizam num valor bem mais maleável, e a partir dos 73% de totalmente vacinados (veja-se os Emirados Árabes Unidos, a Islândia ou Malta) os casos começam a descer de forma notável. :shocking:

Quanto à situação no próximo inverno, tudo dependerá da vacinação nos países de renda média e pobres. Felizmente parece que em muitos destes países da América Latina e Ásia a vacinação está finalmente a arrancar e tenho esperança de que isso possa reduzir o risco do aparecimento de novas variantes (melhor ainda se tivermos em conta que as novas vacinas que vão aparecer no mercado nos próximos meses já foram feitas com a variante Delta, ou seja, serão melhores que as que temos atualmente). :thumbsup:

• Gosto
Reactions: N_Fig e meteo
A modalidade casa aberta abriu hoje para os maiores de 12! Não compreendo como possa haver gente de 30 sem qualquer dose da vacina a não ser por escolha própria. Uma das minhas miúdas teve um problema qualquer no auto-agendamento e não foi de modas: casa aberta e questão resolvida no próprio dia. Tem 19.

@ClaudiaRM , infelizmente o país não anda todo à mesma velocidade.
Moro em Odivelas, um concelho minúsculo mas com alta densidade populacional. Aqui a casa aberta, resumia-se a 20 senhas por dia (o concelho tem 150mil habitantes). Perdias um dia para garantires a tua senha (tinhas que ir cedo tirar a senha e só eras vacinado ao final do dia). A minha cunhada (33 anos) optou vacinar-se na Guarda quando foi a casa dos pais, por também não conseguir vaga aqui. Lá, segundo ela, foi tranquilíssimo.
Eu tive COVID em Janeiro. Tentei agendar a vacina logo após os 180 dias da cura, mas por três vezes recebi a mensagem de inelegibilidade. Desisti do agendamento. Comecei a tentar as senhas on-line. A semana passada consegui finalmente uma senha on-line e fui vacinado. Quando tiras a senha on-line, é referida uma hora para a vacina. Mas na prática, quem tirou a senha on-line só foi vacinado depois de todos os agendamentos estarem vacinados. Em suma, tinha senha para as 17h19 mas fui vacinado depois das 18h30.

Claro que com o passar do tempo, à medida que já muita gente está vacinada, o processo de agendamento e senhas melhora. Esta semana está melhor que a semana passada, que já foi melhor que a anterior...

Já agora, como eu tive COVID, estava à espera de levar uma moderna ou uma pfizer, mas levei a Janssen. Ainda frisei algumas vezes que já tinha tido COVID, mas para o meu género e para a minha faixa etária, só tinham a Janssen disponível. Conta já como 3ª dose? :p

Quando tive COVID tive a sorte de ter sintomas ligeiros. Já com a vacina, a noite após a toma foi péssima! Febre, dores de cabeça e corpo. Mas ao final de 24h passou.

@ClaudiaRM , infelizmente o país não anda todo à mesma velocidade.
Moro em Odivelas, um concelho minúsculo mas com alta densidade populacional. Aqui a casa aberta, resumia-se a 20 senhas por dia (o concelho tem 150mil habitantes). Perdias um dia para garantires a tua senha (tinhas que ir cedo tirar a senha e só eras vacinado ao final do dia). A minha cunhada (33 anos) optou vacinar-se na Guarda quando foi a casa dos pais, por também não conseguir vaga aqui. Lá, segundo ela, foi tranquilíssimo.
Eu tive COVID em Janeiro. Tentei agendar a vacina logo após os 180 dias da cura, mas por três vezes recebi a mensagem de inelegibilidade. Desisti do agendamento. Comecei a tentar as senhas on-line. A semana passada consegui finalmente uma senha on-line e fui vacinado. Quando tiras a senha on-line, é referida uma hora para a vacina. Mas na prática, quem tirou a senha on-line só foi vacinado depois de todos os agendamentos estarem vacinados. Em suma, tinha senha para as 17h19 mas fui vacinado depois das 18h30.

Claro que com o passar do tempo, à medida que já muita gente está vacinada, o processo de agendamento e senhas melhora. Esta semana está melhor que a semana passada, que já foi melhor que a anterior...

Já agora, como eu tive COVID, estava à espera de levar uma moderna ou uma pfizer, mas levei a Janssen. Ainda frisei algumas vezes que já tinha tido COVID, mas para o meu género e para a minha faixa etária, só tinham a Janssen disponível. Conta já como 3ª dose? :p

Quando tive COVID tive a sorte de ter sintomas ligeiros. Já com a vacina, a noite após a toma foi péssima! Febre, dores de cabeça e corpo. Mas ao final de 24h passou.

Estás super, hiper, mega protegido, deduzo! :D
(Não tenho experiência próxima de pessoas que tenham tido Covid e depois tenham sido vacinadas. A minha melhor amiga teve Covid mas descobriu num teste de anticorpos mais tarde pelo que nunca esteve no sistema como tendo tido Covid oficialmente. Resultado: levou duas doses da Pfizer e também estará super, hiper, mega protegida!).

Alguns comentarios.

Albifriorento, nao vale a pena postares o meu comentario no forum de anti-vaxers. Onde vivo, no Reino Unido, tenho varios amigos anti-vacinas. Nao vale a pena tentar convence-los.

Se apanharem Covid (e é apenas uma questao de tempo), pode ser que recuperem bem, ou pode ser que visitem o hospital e aprendam a licao, do risco que cometeram. Como é obvio, nao desejo um mal destes a ninguem!

Se tens essa motivacao, porque tens receio de apanhar Covid atraves de um nao-vacinado, entao o melhor que te posso recomendar é usares uma mascara FFF2 (ou N95) e assim prevines o risco maior (mas nunca a 100%). Vai haver sempre muitos nao-vacinados, por exemplo adolescentes e criancas.

No meu caso, tendo uma crianca na escola, nao consigo proteger-me como gostaria, ja que a minha crianca nao usa mascara na escola, e ha la varias familias nao vacinadas, e isto num pais como o Reino Unido! A minha vida é um risco devido a isso. Faco o melhor que posso.

Em relacao ao anti-vaxers, como disse muitos sao meus amigos, que sabem exactamente a tortura que passei no ano passado. Alguns fecham os olhos a isso e continuam a optar por confiar no seu corpo apenas. Outros continuam a acreditar que é tudo um exagero. E outros tem preocupacoes (talvez justificadas) face as vacinas (mas com a incongruencia de recear a vacina, mas nao recear o virus!).

Charneca Mundial, "A partir desse valor, os casos caem e estabilizam num valor bem mais maleável, e a partir dos 73% de totalmente vacinados (veja-se os Emirados Árabes Unidos, a Islândia ou Malta) os casos começam a descer de forma notável". Mas na Escocia, a percentagem de vacinados completos é de 64% da populacao (3.5 milhoes em 5.4 milhoes de populacao total) e 74% com a primeira dose (4 milhoes em 5.4 milhoes de populacao total). O numero de casos esta a subir rapidamente nos ultimos dias. Mas metade desses casos é abaixo dos 25 anos, portanto populacao jovem (dos quais 30% ainda nao recebeu qualquer dose).

Claudia, nao creio que exista ainda o conceito de super hiper mega protegido. Era bom estar-se super hiper mega imunizado com 2 vacinas e 1 infeccao, mas a verdade é que o risco de doenca severa existe mesmo nesses casos. Nao ha garantias absolutas. Consola-me o facto de historias como essa, que contaste, uma familia exposta, todos vacinados, e so a doente de risco foi parar ao hospital (e mesmo assim recuperou). Conheco tambem casos de pessoas (jovens) que na segunda infecao por Covid, tiveram muito pior (hospitalizacao) e na primeira infeccao so estiveram doentes (separacao de 1 ano entre as duas infeccoes). Isto faz-me pensar que ha outros factores a considerar, na questao da imunidade. Porem, gosto da tua expressao. "Super hiper mega protegido" soa bem. Esperemos que sim.

O outono vai ser um grande teste. Muita populacao vacinada, e os casos a subir, pois deixa de have restricoes e as escolas reabrem. O que acontecera com as pessoas duplamente vacinadas na faixa etaria dos adultos, que forem infectadas?

Ate agora, conheco dois ou tres casos (o terceiro nunca testou). Dois tiveram de cama durante uns dias (tipo gripe), e o terceiro esteve pior, mas so em casa, e parece ter recuperado.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: N_Fig e ClaudiaRM
Claudia, nao creio que exista ainda o conceito de super hiper mega protegido. Era bom estar-se super hiper mega imunizado com 2 vacinas e 1 infeccao, mas a verdade é que o risco de doenca severa existe mesmo nesses casos. Nao ha garantias absolutas. Consola-me o facto de historias como essa, que contaste, uma familia exposta, todos vacinados, e so a doente de risco foi parar ao hospital (e mesmo assim recuperou). Conheco tambem casos de pessoas (jovens) que na segunda infecao por Covid, tiveram muito pior (hospitalizacao) e na primeira infeccao so estiveram doentes (separacao de 1 ano entre as duas infeccoes). Isto faz-me pensar que ha outros factores a considerar, na questao da imunidade. Porem, gosto da tua expressao. "Super hiper mega protegido" soa bem. Esperemos que sim.

O super, hiper, mega protegido era só em comparação com os que têm 'apenas' 2 doses e nunca estiveram infectados ou os que estiveram infectados e levaram 'apenas' uma dose de uma das vacinas de duas tomas.

No caso da família minha amiga, os vacinados escaparam quase todos da infeção (deram negativo em vários PCR que fizeram segundo indicação da DGS). Dos vacinados que deram positivo (a família é extensa!) só tiveram perda de olfacto e paladar. A única vacinada que teve problemas é doente de risco (doença auto-imune). A coisa começou pelo mais pequenito da família (ainda não tem 2 anitos!) que apanhou na creche.

Já tomei a vacina... Foi a Jansen, de dose única. Sinto-me muito cansado, fatigado, com dores no corpo e na cabeça. A coisa tem piorado ao longo do dia, já que de manhã encontrava-me bastante bem, com apenas uma dor imperceptível no braço. :buh:

Veremos como correm os próximos dias...

Já tomei a vacina... Foi a Jansen, de dose única. Sinto-me muito cansado, fatigado, com dores no corpo e na cabeça. A coisa tem piorado ao longo do dia, já que de manhã encontrava-me bastante bem, com apenas uma dor imperceptível no braço. :buh:

Veremos como correm os próximos dias...

Paracetamol. Preferencialmente preventivo mas ainda vais a tempo. As melhoras.

• Gosto
Albifriorento, nao vale a pena postares o meu comentario no forum de anti-vaxers. Onde vivo, no Reino Unido, tenho varios amigos anti-vacinas. Nao vale a pena tentar convence-los.
Estou-me pouco nas tintas para os anti vaxxers, o que eu não quero é que continuem a influenciar outras pessoas. O teu post permitiria informar correctamente e desmitificar dúvidas de pessoas que tenham dúvidas genuínas em relação às vacinas.

Mas sem o teu consentimento não posto.

• Gosto
“We have established that a single shot of our COVID-19 vaccine generates strong and robust immune responses that are durable and persistent through eight months. With these new data, we also see that a booster dose of the Johnson & Johnson COVID-19 vaccine further increases antibody responses among study participants who had previously received our vaccine,” said Mathai Mammen, M.D., Ph.D., Global Head, Janssen Research & Development, Johnson & Johnson. “We look forward to discussing with public health officials a potential strategy for our Johnson & Johnson COVID-19 vaccine, boosting eight months or longer after the primary single-dose vaccination.”

-> https://www.jnj.com/johnson-johnson...ort-boosting-its-single-shot-covid-19-vaccine

• Gosto