Pandemia da COVID-19 2021

e neste preciso momento também é obrigatória se não for possível manter o distanciamento.
Enganas-te... Deixou de ser assim no dia 12 de setembro, quando essa norma, presente desde 27 de outubro de 2020, caducou! ;)
Neste momento o uso da máscara em locais movimentados na rua não só não é obrigatório como as próprias recomendações a esse respeito foram retiradas com o fim do Estado de Alarme no dia 1 de outubro.

Também que eu saiba, nenhum país europeu tem, neste momento, regras ao nível das máscaras na rua, haja distanciamento ou não. Há recomendações em vários países, isso sim, mas obrigações nem por isso... :unsure:

Quem anda a insistir nisso da máscara obrigatória na rua é o Marcelo, mas nem no pior periodo da pandemia ela foi realmente obrigatória, apenas nos casos em que não era possivel manter o distanciamento... O Marcelo fazia melhor em falar menos e actuar mais, e deixar de ser "cata vento"

Há pouco na TV passou em rodapé que uma das medidas podia ser a máscara obrigatória assim como medidas restritivas nos restaurantes...veremos...
A maioria das coisas que se fala por aí neste momento é claro sensacionalismo nos media. Para além de máscaras em todos os espaços interiores ou algum controlo nas fronteiras (como, por exemplo, a obrigação de apresentação do certificado digital em pessoas vindas de países de risco elevado), não vejo que realmente aplique outras medidas restritivas... Como é óbvio, posso estar enganado! :rolleyes:

Não entendo a questão da máscara na rua. Nunca foi obrigatória (apenas quando não era possível manter distanciamento social), e neste preciso momento também é obrigatória se não for possível manter o distanciamento. A lei que actualmente rege o uso de máscara na rua é na prática igual à mais restritiva que já tivemos.
Se queres que te diga, normalmente uso sempre, com ou sem pessoas por perto. E como uso óculos tenho mais razões para odiar que muitos, pois com humidades relativas altas fico com os óculos embaciados.

Simplesmente ainda não me sinto seguro a andar sem ela, embora por vezes a puxe para baixo para apanhar algum ar fresco.

Não custa nada, para quê dar um pirolito ao sars-cov-2? Bom, eu não dou.

• Gosto
Reactions: algarvio1980
a obrigação de apresentação do certificado digital em pessoas vindas de países de risco elevado

Para quê o certificado? Para virem com autorização para contaminar? Não será melhor um teste negativo ( ou então as duas coisas)? Lamento, a vacina ( ou melhor esta vacina) não impede o ficar infetado nem haver transmissão ( terá um efeito atenuante mas não impede) portanto para virem para cá criar surtos, entre vacinados e não vacinados, acho que dispensamos, o teste apesar de falivel, sempre será mais indicativo e seguro.

Quanto às fronteiras, concordo, ainda ontem chegaram não sei quantos voos da Alemanha...que é só o País ou dos Países mais afetados neste momento pela pandemia, se vierem certificados já podem contaminar?

Ainda não viram que são esses mesmos certificados e a falsa sensação que criam nas pessoas de que "tudo acabou" que ( também) estão contribuir para o aumento de casos? Independentemente da importância da vacina? Tudo relaxa, tudo tem certificado, para contaminar...pois...vejam lá que nas discotecas até podem estar sem máscara, desde que estejam certificados...

O problema disto tudo é que naturalmente, a vida e a economia tem que continuar, mas não criem falsas sensações que tudo está bem ou já acabou.

Pois eu tenho o certificado ( ainda nem o guardei no telemóvel) e simplesmente recuso-me a usar, nunca fui a locais onde o mesmo me seja exigido, ando por outros lados, ao ar livre de preferência, e no meio da natureza.. ajuntamentos, ou locais que os promovam, não são para mim, pelo menos nesta fase.. :)

Última edição:
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

Portugal ultrapassa os 2500 novos casos diários.​

Esta quarta-feira há nove mortes por covid-19 e 2527 novas infeções confirmadas. Matriz de risco cada vez mais no vermelho.

Hospitalizações a crescer há 11 dias

Mantendo a tendência crescente das últimas semanas, o número de internados nos hospitais portugueses subiu. Estão, agora, hospitalizadas 514 pessoas, mais 28 do que na terça-feira. Em Unidades de Cuidados Intensivos estão menos cinco infetados, 75 no total.

Na matriz de risco, a taxa de transmissibilidade - o chamado R(t) - subiu de 1,16 para 1,17 a nível nacional. A incidência também revela uma tendência crescente: passou de 156,5, para 173,7 casos por 100 mil habitantes.

Última edição:
pois com humidades relativas altas fico com os óculos embaciados.
Comprei um paninho anti-embacionamento na Wells. Melhores 2,95€ que gastei na vida! Também andava com eles sempre embaciados quando usava máscara. Na rua só voltam a apanhar-me com máscara se houver gente perto de mim. De resto, não. Nos estabelecimentos nem quero saber se posso ou não não usar. Uso sempre. Não gosto mas uso.

• Gosto
Reactions: Aine
Eu tenho um líquido de limpeza que supostamente devia ajudar, a realidade é que não faz grande diferença. :(.
O meu paninho é uma maravilha. Tardes inteiras a trabalhar de máscara e nada de embaciamentos. Até há pouco tempo eu tinha um ventilador ligado no mínimo virado para a fronha para evitar que os óculos embaciassem!

• Gosto
Reactions: Albifriorento
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Aqui onde trabalho, em outro edificio, foi hoje detetado um surto com 15 infetados em 20 que lá trabalham.
Se não previne a infeção, de nada servem as vacinas, pois vamos continuar a ter casos, hospitalizações e mortes (reduzir probabilidades não é o suficiente).
Até há uma semana estava a tentar viver uma vida minimanente normal. Agora, com estes números, confesso que voltei a sair de casa para trabalhar e ir às compras.
De agora até pelo menos janeiro, vai ser assim. Se tiver de estar em algum evento, faço autoteste antes.

e não previne a infeção, de nada servem as vacinas, pois vamos continuar a ter casos, hospitalizações e mortes (reduzir probabilidades não é o suficiente).

Não impede a infecção nem transmissão mas está a ajudar bastante no baixo número de óbitos e internamentos ( para já ) relativamente controlados.

Agora o que não ajuda nada é a ideia de muita ( demasiada) gente que já pode andar "à vontadinha" mesmo estando vacinada e com certificado, entenda-se que o problema é mesmo este, a mentalidade e não as vacinas ou certificados por si só... :unsure:

Última edição:
Para quê o certificado? Para virem com autorização para contaminar?
Faz todo o sentido se tiveres em conta que a percentagem de população totalmente vacinada em Portugal é anormalmente elevada em comparação com qualquer outro país europeu... A taxa portuguesa é 7% acima do país que vem logo a seguir (Malta), e 9% acima da espanhola (ainda que haja regiões, como as Astúrias ou a Galiza, que têm taxas de vacinação semelhantes). Acho que não é preciso dizer muito mais... :)