a obrigação de apresentação do certificado digital em pessoas vindas de países de risco elevado
Para quê o certificado? Para virem com autorização para contaminar? Não será melhor um teste negativo ( ou então as duas coisas)? Lamento, a vacina ( ou melhor esta vacina) não impede o ficar infetado nem haver transmissão ( terá um efeito atenuante mas não impede) portanto para virem para cá criar surtos, entre vacinados e não vacinados, acho que dispensamos, o teste apesar de falivel, sempre será mais indicativo e seguro.
Quanto às fronteiras, concordo, ainda ontem chegaram não sei quantos voos da Alemanha...que é só o País ou dos Países mais afetados neste momento pela pandemia, se vierem certificados já podem contaminar?
Ainda não viram que são esses mesmos certificados e a falsa sensação que criam nas pessoas de que "tudo acabou" que ( também) estão contribuir para o aumento de casos? Independentemente da importância da vacina? Tudo relaxa, tudo tem certificado, para contaminar...pois...vejam lá que nas discotecas até podem estar sem máscara, desde que estejam certificados...
O problema disto tudo é que naturalmente, a vida e a economia tem que continuar, mas não criem falsas sensações que tudo está bem ou já acabou.
Pois eu tenho o certificado ( ainda nem o guardei no telemóvel) e simplesmente recuso-me a usar, nunca fui a locais onde o mesmo me seja exigido, ando por outros lados, ao ar livre de preferência, e no meio da natureza.. ajuntamentos, ou locais que os promovam, não são para mim, pelo menos nesta fase..