Pandemia da COVID-19 2021

:unsure:

Governo não quer voltar a impor restrições de horários e lotação às actividades económicas, mas pondera “duplo certificado”​

O primeiro-ministro começou esta terça-feira a ouvir os partidos. Número de casos tem aumentado. Novas medidas em cima da mesa, mas mais moderadas.


Duplo certificado? Ou uma coisa ou outra....eu sei que os testes são gratuitos até 4 por mês e por pessoa, mas mesmo assim...sempre que se vai a um restaurante, faz-se um teste? Será que isso não irá, de certa maneira, prejudicar/afastar a afluência das pessoas aos restaurantes/eventos? Do género: eu tenho certificado mas não estou para andar sempre a fazer testes para uma simples ida um restaurante...embora os testes sejam de facto mais indicativos que um certificado, em termos do estado de infecção ou não naquele momento.

Seja como for também falham ( há muitos falsos negativos e positivos nos testes ) veremos.
 
Última edição:
A opinião do Chega :D

Eventos desportivos, concertos e discotecas poderão começar a exigir testes (além de certificado). Restaurantes podem pedir certificado a qualquer dia e hora​

À saída do encontro com o primeiro-ministro, André Ventura, do Chega, reforçou a mensagem já trazida pela Iniciativa Liberal, e afirmou que em cima da mesa não está "qualquer tipo de confinamento, seja ele geral, parcial ou sectorial". Em contrapartida, é expectável que sejam reforçadas as medidas de controlo e segurança, como é o caso da "exigência de certificados de vacinação para frequência de determinados sectores e um controlo acrescido de eventos com maior exposição de risco, como grandes eventos desportivos, concertos ou até discotecas", exemplificou. Aqui "poderá vir a existir uma combinação da exigência de certificado com uma exigência de teste feito até 48 horas antes", disse.

"Chamámos a atenção do primeiro-ministro para os riscos que uma exigência destas podia colocar", afirmou, acrescentando que, no entanto "uma exigência dupla [certificado e teste] será mais aceitável do que encerrar os sectores ou limitar em muito a sua lotação". Para o Chega, "a obrigatoriedade de uso de máscara é aceitável em espaços fechados", mas completamente desajustada na rua, argumentando que os especialistas do Infarmed deixaram claro que o uso de máscaras no exterior deve ser apena uma recomendação e não obrigatoriedade.

Quanto aos restaurantes, cafés, pastelarias e outro comércio, Ventura disse pensar que estes estarão "fora do duplo pedido. O que pode vir a ser exigido pelo Governo, para a presença em restaurantes, seja o certificado, independentemente do dia, independentemente da hora". "Está em cima da mesa para o Governo a exigibilidade de certificado mesmo para a frequência destes espaços. De duplo controlo para espaços onde a exposição de risco é maior, para o caso de bares, discotecas e grandes eventos desportivos". "Foi a ideia com que ficámos. O Governo vai ponderar isto".

Apesar do debate, André Ventura afirmou ainda que, no seu entender, o Governo não está inclinado para a obrigatoriedade do uso da máscara.

O Chega sugeriu ainda o reforço do controlo externo do país. "Em vez de aumentar o número de restrições entre portas, que possamos reforçar mais o controlo externa".

 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Quase mais 900 casos hoje em relação à terça feira passada dia 16, mesmo assim, hoje com um número alto de recuperados e um pequeno acréscimo nos casos activos +11.

UCI, para já, estáveis.

2fwMjlg.jpg


 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Eutanásia na Alemanha? Só com vacina contra a Covid-19.​

23 nov, 2021 - 06:59

Para além de apresentarem certificados digitais, os candidatos à eutanásia serão sujeitos a testes rápidos antes de cada consulta à porta fechada.​


A Associação da Eutanásia alemã emitiu um comunicado em que explica aos interessados que vai limitar os seus serviços a quem tem a vacina contra a Covid-19.


O título é "curioso" mas no fundo tem as ver com as proximidades entre as pessoas, como em qualquer consulta.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Não dá para ver a notícia, pois é paga... Seja como for, só a informação do tweet diz-nos claramente que a notícia é enviesada! :facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: hurricane
Bem, vendo os dados da incidência atualmente e comparando-os com os de há apenas 20 dias atrás, a única coisa que digo é que, se não fosse a vacinação, estávamos bem lixados... :surprise:

Incidência no dia 1 (casos por 100.000 habitantes a 14 dias)
Média nacional: 106,7
Norte: 79,8
Centro: 98,2
LVT: 149,6
Alentejo: 54,4
Algarve: 145,9
Madeira: 112,3
Açores: 100,6

Incidência hoje (mesma variável)
Média nacional: 261 (+245%)
Norte: 197,8 (+248%)
Centro: 265,4 (+270%)
LVT: 321,8 (+215%)
Alentejo: 154,9 (+285%)
Algarve: 505,7 (+347%)
Madeira: 349,7 (+311%)
Açores: 165,6 (+165%)

Para perceber um pouco melhor a situação, vou partilhar o gráfico da incidência a 14 dias por 100.000 habitantes desde o dia 1 de outubro: :shocking:
b4zXozIh.png
 
A situação na Holanda está complicada. Não deixa de ser curioso tendo em conta a taxa de vacinação alta.


Bélgica e Dinamarca também em maus lençóis e com taxa de vacinação acima dos 76%.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Aine
Com esta progressão aposto que já fique bem perto, senão acima, dos 4 000 na 4ª feira. O número de casos às 4f costuma ser cerca do triplo dos de 2f.

Pelo menos acima dos 3000 já estamos hoje, segundo a Ministra da Saúde, os 4000 serão apenas uma questão de tempo... :unsure:

Última Hora​

Hoje às 12:17

País ultrapassa os três mil casos de covid-19.​


A ministra da Saúde anunciou esta manhã de quarta-feira que o país regista hoje mais de três mil casos de covid-19 e sublinhou que conta com os profissionais de saúde para "mais um inverno com lutas e desafios para superar"

"Portugal tem hoje mais de 3 mil novos casos de infeção como brevemente será conhecido", referiu Marta Temido, a terminar a audição da Comissão de Saúde, na qual esteve a prestar esclarecimentos sobre as dificuldades vividas no Centro Hospitalar de Setúbal.

A ministra avisou que temos pela frente "mais um inverno com lutas e desafios para superar", sublinhando que o Ministério da Saúde está cá para responder a tudo isso com os profissionais de saúde.

 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
A situação na Holanda está complicada. Não deixa de ser curioso tendo em conta a taxa de vacinação alta.


Bélgica e Dinamarca também em maus lençóis e com taxa de vacinação acima dos 76%.


A taxa de vacinação nesses Paises não é de facto assim tão má, a maioria está vacinada, mas penso que há aqui outras questões importantes, como, por exemplo, o clima ( mais frio nessas regiões da Europa ) em especial agora no Outono/Inverno.

Climas mais frios levam a menos arejamentos e mais ajuntamentos nos interiores do edificios, logo mais pessoas juntas, mais contágios.

Mas na Dinamarca até nem está muito mau:

O segredo da Dinamarca para ter poucas mortes por covid-19.​


No país onde a equipa minhota joga nesta quinta-feira com o Midtjylland para a Liga Europa há preocupação com a nova vaga da pandemia e o número crescente de casos, mas sem dramatismo. Se a adesão à vacinação tem percentagem equivalente a Portugal, a testagem massiva e sempre sem custos neutralizou muitos surtos e impediu o avolumar de falecimentos.

( notícia paga)

 
Última edição: