Pandemia da COVID-19 2021

Covid-19: Estudo revela que apenas 52,6% dos portugueses usam sempre máscara em espaços fechados​

:D

No Algarve, estes foram os concelhos com mais casos hoje.

Portimão: 70 casos
Loulé. 59 casos
Faro: 34 casos
Albufeira: 26 casos
Silves. 25 casos
Olhão. 23 casos

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
O que escreveu é claramente desinformacao. O que é que foi vendido a populacao? A vacina nao previne a infeccao, previne sintomas e hospitalizacoes. E para sua informacao, na Bélgica há 1 ano com o atual número de casos, tinha uma média de 200 mortes por dia e 600 hospitalizacoes. Sabe quantas tem agora? 30 mortos diários e 270 hospitalizacoes. Ainda acha que as vacinas sao uma desilusao? Por favor!

São uma desilusão (parcial), estando em foco a Pfizer pela publicidade inicial e utilização massificada -> https://www.cnbc.com/2021/11/22/got...ions-are-more-common-than-people-realize.html

A Pfizer 'sofre' por ser uma dose mais baixa. Mas mesmo na competição acontece o mesmo e não não há propriamente grandes queixas -> https://www.reuters.com/business/he...otection-wanes-makes-case-booster-2021-09-15/

É preciso ter cuidado na comparação de mortes e hospitalizações.

Nas mortes, porque as anteriores ondas removeram muitos indivíduos suscetíveis.

Nas hospitalizações, porque a vacinação decorreu ao longo de muitos meses.

Se nos países onde há menos vacinados, é mais do mesmo (aumentos avassaladores), é bem provável que nos países com mais vacinados se assista a planaltos prolongados. Porque o vírus não vai desaparecer e a qualquer momento há sempre indivíduos com imunidade reduzida ou nula -> https://www.gov.uk/government/news/...-can-cut-household-transmission-by-up-to-half

Todos os anos se assistirá a cenários como o atual. Enquanto que é certo que haverá vacinação, que mais medidas haverá?

Duvido que as máscaras desapareçam do quotidiano. Serão facultativas, obviamente.

Última edição:

Surto em lar no concelho de Nisa com 37 infetados.​

Hoje às 18:23

Um surto de covid-19 num lar em Montalvão, no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, já infetou 37 pessoas, entre utentes, funcionários e elementos da administração.

De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, Rogério Belo, o surto no lar Joaquim Maria da Costa infetou pelo menos "27 utentes, nove funcionários e a própria provedora da Santa Casa da Misericórdia de Montalvão", que gere aquele equipamento.

"Os utentes infetados" com o novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, "estão isolados e foi contratada uma equipa de reforço, para ajudar nos trabalhos do lar", acrescentou.

O presidente da Junta de Freguesia de Montalvão indicou ainda que se suspeita que, na comunidade, possam existir mais pessoas infetadas e defendeu uma operação de testagem por parte das autoridades de Saúde aos 200 residentes naquela freguesia.

Contactada pela Lusa, a presidente da Câmara de Nisa, Idalina Trindade, avançou que a população de Montalvão vai ser testada na quinta-feira, a partir das 14.30 horas, no mercado coberto daquela freguesia.

A autarca recordou ainda que já foi testada, no início desta semana, "metade" dos funcionários do município, decorrendo também na quinta-feira ações de testagem aos demais funcionários e colaboradores.

Este tipo de notícias deviam vir sempre com a informacao sobre a gravidade dos casos. É uma forma de mostrar as leitores que as vacinas sao eficientes e previnem casos graves na populacao idosa. Já toda a gente sabe que as vacinas nao previnem a infecao, portanto sem a informacao da gravidade, estas noticias sao inuteis.

São uma desilusão (parcial), estando em foco a Pfizer pela publicidade inicial e utilização massificada -> https://www.cnbc.com/2021/11/22/got...ions-are-more-common-than-people-realize.html

A Pfizer 'sofre' por ser uma dose mais baixa. Mas mesmo na competição acontece o mesmo e não não há propriamente grandes queixas -> https://www.reuters.com/business/he...otection-wanes-makes-case-booster-2021-09-15/

É preciso ter cuidado na comparação de mortes e hospitalizações.

Nas mortes, porque as anteriores ondas removeram muitos indivíduos suscetíveis.

Nas hospitalizações, porque a vacinação decorreu ao longo de muitos meses.

Se nos países onde há menos vacinados, é mais do mesmo (aumentos avassaladores), é bem provável que nos países com mais vacinados se assista a planaltos prolongados. Porque o vírus não vai desaparecer e a qualquer momento há sempre indivíduos com imunidade reduzida ou nula -> https://www.gov.uk/government/news/...-can-cut-household-transmission-by-up-to-half

Todos os anos se assistirá a cenários como o atual. Enquanto que é certo que haverá vacinação, que mais medidas haverá?

Duvido que as máscaras desapareçam do quotidiano. Serão facultativas, obviamente.

Isso é o que está a acontecer no RU desde Junho. Lá teremos de viver com o virus até os mais "fracos" se forem. Com o tempo a imunidade vai sendo mais prolongada. É a natureza a fazer o seu trabalho.

Isso é o que está a acontecer no RU desde Junho. Lá teremos de viver com o virus até os mais "fracos" se forem. Com o tempo a imunidade vai sendo mais prolongada. É a natureza a fazer o seu trabalho.
É isto... Não há alternativa, todos iremos ser contagiados e teremos reinfecções recorrentes. Acontece assim com todos os outros coronavírus que infectam humanos, não havia lógica não ser assim com este.

Nao há? Curioso... eu estaria disposto a levar e consta que não posso...
Eu a partir de meados do mês que vem também me voluntario... Quem vai morrendo é capaz de não estar muito entusiasmado com a estratégia do deixar rolar. Eu cá, se me sair a 'lotaria' a mim, até posso ir mas vou contrariada!

Nova variante da Covid-19 descoberta no Botswana com um número "extremamente alto de mutações"​

25 nov.

Com 32 novas mutações na proteína spike, há uma nova variante a preocupar a comunidade científica. Estirpe foi detetada no Botswana e já há dez casos confirmados em três países.

A comunidade científica está preocupada com uma nova variante da Covid-19 (designada de B.1.1.529) descoberta no Botswana. Esta nova estirpe tem um “número extremamente alto” de mutações (32), o que pode colocar em risco a eficácia das vacinas.

“É realmente uma preocupação significante“, diz ao The Guardian Ravi Gupta, professor de microbiologia clínica da Universidade de Cambridge.

O que está em cima da mesa: adiar regresso às aulas, teste e certificado na passagem de ano, controlo nas fronteiras, teletrabalho​

O 1º sinal é o adiar o regresso ás aulas no 2º período, depois o teletrabalho e depois confinamento para todos, para lá caminha não é nada que não fosse esperado, vamos "salvar" outra vez o Natal para em Janeiro estar tudo lixado. :D

• Gosto
Reactions: Aine e Snifa

SMS convoca utentes de Fafe para centro de vacinação que está encerrado.​

Em Fafe, as pessoas estão a receber mensagens de telemóvel com convocatórias para vacinação num centro encerrado há duas semanas. O problema faz com que pessoas de idades avançadas se dirijam ao edifício da escola, junto ao centro de saúde, para depois serem enviados para o Pavilhão Multiusos, do outro lado da cidade.

Dalila Fernandes, de 73 anos, achou estranho quando recebeu a mensagem com a convocatória para fazer as vacinas da gripe e de reforço contra a covid-19 na rua José Ribeiro Vieira de Castro (edifício da escola). Moradora na cidade, já se tinha apercebido da retirada da tenda e da redução de movimento. Depois de confirmar a presença, voltando a receber nova mensagem com a mesma morada, resolveu telefonar. "Achei estranho e liguei para lá, não queria ir enganada", afirma.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
vamos "salvar" outra vez o Natal

Acho estranho, por esta altura, o nosso "hipocondríaco das selfies" ainda não ter falado no salvamento do Natal... :unsure:

Viseu desaconselha jantares e festas de Natal.​

Hoje às 02:25

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Viseu desaconselhou "todo e qualquer tipo" de ajuntamentos, nomeadamente a realização de jantares-convívio e festas de Natal, tendo em conta a evolução pandémica no concelho

"Sem prejuízo das regras, normas e orientações da Direção-Geral da Saúde" (DGS) em vigor, a Comissão Municipal de Proteção Civil apela em comunicado "a toda a comunidade um empenho extraordinário para travar o crescimento de casos observado.

Podemos sempre ir todos para os jerónimos festejar...não sei digo eu... :unsure:

Última edição:
Mais uma miúda ranhosa, fungosa e 'espirrosa'. Estou bem arranjada.

Adiar a abertura das escolas por uns dias nao deve ser prejudicial, mas voltar a fechar as escolas quando quase 90% da populacao está vacinada, é completamente desnecessário e absurdo. Uso de máscara e melhor controlo no isolamento de casos positivos é suficiente! Eu por exemplo apanhei o virus, mas respeitei o isolamento e nao infetei ninguem. Sei de muita gente que nao respeita o isolamento. No RU quase metade dos infetados nao respeitava. E depois claro tem de vir outras medidas mais restritivas como o controlo de fronteiras ou encerramento dos espacos que é prejudicial para a economia.