Pandemia da COVID-19 2021

Surge a variante Omicron.
Tive covid e duas vacinas. Ha umas semanas atras, tive contacto com varias pessoas infectadas e nao contrai sintomas (excepto dores de garganta e ligeira tosse - mas testei negativo).
Sera que vou tomar uma terceira dose ou espero ate Marco, quando as vacinas estiveram adjustadas para a nova variante?
Ou se calhar espero ate ver o que cientistas dizem da nova variante.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Nota-se nos últimos dias uma clara tendência de desaceleração do crescimento do número de casos em Portugal, o crescimento de casos face à semana anterior foi de cerca de 10% nos últimos 3 dias. Isto numa semana em que se acentuaram as condições invernais e sem qualquer medida preventiva de contágio aplicada.
 
Nota-se nos últimos dias uma clara tendência de desaceleração do crescimento do número de casos em Portugal, o crescimento de casos face à semana anterior foi de cerca de 10% nos últimos 3 dias. Isto numa semana em que se acentuaram as condições invernais e sem qualquer medida preventiva de contágio aplicada.
Em minha opiniao, a pandemia vai acabar em 2-3 anos.
O covid parece ser um problema para quem apanha pela primeira vez, mas nao parece ser um problema tao serio numa segunda ocasiao. A vacina permite preparar a pessoa para a primeira experiencia. Em breve, toda a gente ira estar imunizada com o virus, ou a vacina, ou ambos, e as reinfeccoes subsequentes vao ser mais moderadas. De qualquer modo, este e um virus cuja memoria imunitaria decai rapidamente e tambem sofre mutacoes rapidamente. Logo, o numero de casos vai manter-se permanentemente elevado durante todos os invernos. Todos nos vamos apanhar covid como quem apanha constipacoes, excepto que este virus tem mais riscos. Com o passar dos anos, o numero de mortes e hospitalizacoes vai reduzir-se mas continuar algo elevado. Vai ser um problema social talvez similar ao da malaria.
 

Garcia de Orta fecha urgência e consultas de pediatria após caso da variante Ómicron relacionado com surto da B-SAD​

O Hospital Garcia de Orta encerrou os serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria, devido a um caso de Covid-19 da variante Ómicron relacionado com o surto na Belenenses SAD.

Os serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, encerram a partir desta terça-feira por um período de 14 dias na sequência de um caso de Covid-19 da variante Ómicron relacionado com o surto na Belenenses SAD. O Observador confirmou que se trata de um médico que presta serviços ao emblema azul, sendo que no momento tem apenas sintomas leves.

Luís Amaro, presidente do Conselho de Administração da unidade hospitalar, revelou, em conferência de imprensa, que 28 médicos estão em isolamento profiliático e 19 utentes, perfazendo 47 pessoas.

O médico que testou positivo esteve no Hospital Garcia de Orta pela última vez no dia 25 de outubro, trabalhando quer no serviço de consulta externa de pediatria, quer na urgência pediátrica. “Isso levou a que houvesse um número muito significativo de profissionais que contactaram com ele”, sinalizou Luís Amaro.

O presidente do Conselho de Administração do Garcia de Orta indicou ainda que o encerramento urgência pediátrica e consulta externa de pediatria foi determinado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e garante que medida não é “excessiva”. Luís Amaro conta ainda que estes serviços reabram a 13 de dezembro, sendo que todos os contactos de alto risco vão fazer teste no quinto e décimo dia.


Nada excessiva de facto, ao colocar em causa a urgência e consultas de pediatria num hospital... :unsure: como se já não chegassem todos os tratamentos e consultas que ficaram por fazer ao longo destes quase dois anos de pandemia.

Olha se os outros hospitais seguem o mesmo exemplo sempre que se detectem casos...
 
Última edição:
Acho q está a haver demasiada histeria. A maioria das pessoas ainda nao apanhou covid, e tem medo, mas apanhar o virus é inevitavel num futuro proximo para toda a gente. Nao se pode fugir a essa realidade.

Mas sim, é preciso tambem impedir q os hospitais fiquem cheios.
 

Usar máscara dentro da discoteca ou num bar? DGS clarifica e diz que não é obrigatório​

A DGS clarificou que o uso de máscara dentro da discotecas não é obrigatório — apenas o será para trabalhadores. Insiste também que é necessário certificado digital e um teste negativo.


Faz sentido, até nem há muita gente junta e a dançar numa discoteca.

Toda a gente sabe que o vírus não gosta de barulho e ainda menos música muito alta... :D
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Mais de quatro mil novos casos em dia com 17 mortos por covid-19.​


Esta quarta-feira há 17 mortos por covid-19 e 4670 novas infeções confirmadas. Incidência volta a subir.

Em dia de atualização da matriz de risco, há um novo aumento da incidência de novos casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias, para 349,8 casos (325,9 na segunda-feira). Quanto ao risco de transmissibilidade Rt, desceu para 1,15 (1,17 na atualização anterior).

 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Costa pede "máxima cautela" e não afasta mais medidas para o Natal.​


O primeiro-ministro afirmou, esta quarta-feira, que a variante ómicron aparenta ser "mais transmissível, mas não mais danosa para a saúde", apelando a que se tenha o "máximo de cautela".

Falando aos jornalistas pouco depois de participar na cerimónia de comemoração do 1.º de Dezembro, que decorreu na Praça dos Restauradores, em Lisboa, António Costa salientou que, das informações que o Governo tem recebido tanto das "autoridades sul-africanas" como "dos contactos com médicos portugueses que trabalham na África do Sul", a variante ómicron terá "um maior índice de transmissibilidade", mas não tem uma "sintomatologia muito diferente das variantes anteriores".


De mansinho, pé ante pé, o Costa lá vai falando e avisando... :D

Já vimos este filme não? :rolleyes: Oxalá não se repita e o Natal possa ser o mais normal possível, dadas as circunstâncias..

Costa não te"estiques" muito, olha as eleições em Janeiro... :D
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Pelo andar da carroagem, dificilmente teremos um natal normal.
Vai haver um jantar de natal da minha empresa, sendo que vai ser obrigatório um teste negativo para estar presente (não são aceites os certificados, porque dizem não ser o sufuciente).
Metade dos convidados já se "cortaram".

Se agora temos quase 5000 casos, nem quero imaginar daqui a 15 dias...
 
  • Gosto
Reactions: remember
Se agora temos quase 5000 casos, nem quero imaginar daqui a 15 dias...
O ritmo de transmissão tem vindo a diminuir bem nos últimos dias, e com estas medidas em vigor é possível que ainda ocorra uma diminuição maior. Vendo os gráficos de casos, diria até que vamos atingir o pico de casos não tarda muito e uma ou duas semanas antes do Natal... :)
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig
Metade dos convidados já se "cortaram".

Os das farmácias antigénios são gratuitos até 4 por pessoa e por mês, mas por um lado ainda bem que muitos já desistiram, se calhar o mais seguro para todos é, e tendo em conta as circunstâncias, dispensar o jantar de Natal ( para este ano eu também já abdiquei do meu no local de trabalho). Ninguém "morre" se não houver num ano jantares de Natal nas empresas e noutros locais de trabalho. Já em família, e tendo em conta que muitos só estão juntos ( por serem emigrantes por exemplo) praticamente nesta altura do ano é mais complicado, caso haja restrições ao ponto de dificultar ou impedir, como por exemplo a livre circulação de pessoas entre concelhos nessa quadra, mas penso que este ano não se chegará a tanto.

Para já, uma das recomendações para o natal passa pelo facto dos familiares/amigos que irão estar presentes se testarem antes dos jantares/encontros como medida de prevenção ( embora o teste não seja 100 % garantido ) eventualmente poderão também recomendar o estarem só x pessoas reunidas, mas isso é muito difícil de controlar, tinha que haver um "polícia" a fiscalizar a casa de cada um... :unsure:
 
O ritmo de transmissão tem vindo a diminuir bem nos últimos dias
Hoje parece que voltou a acelerar. Hoje é feriado por isso, teoricamente amanhã teremos um dia com casos abaixo da média. Na semana que vem volta a ser feriado, por isso só daqui por duas semanas é que veremos se está a aumentar ou não.

No worldmeters, a taxa de crescimento vinha de facto a reduzir-se, chegamos a andar nos 50% de crescimento de casos, hoje estamos nos 29%, mas como já disse, os resultados de hoje foram brutais.
 
Se agora temos quase 5000 casos, nem quero imaginar daqui a 15 dias..
Com as medidas que entraram em vigor hoje, acredito que os casos continuem a aumentar, visto que em teoria vai haver mais gente a fazer testes para entrar em discotecas, bares, num convívio de natal, entre outros.
Penso que está a haver demasiado alarmismo e na semana passada então, nem se fala por causa de ter sido detetada a Omicron, mas pelos vistos já anda a circular pela Europa há mais tempo do que se pensa. A pior variante é a da comunicação social e acho que isso já todos sabemos. No entanto, se fossemos pela ideia de algumas pessoas, fechava-se tudo e só saíamos de casa quando o vírus desaparecesse, o que provavelmente já nunca vai acontecer.
Muitos casos é verdade, mas noutros sentidos a situação não se compara mesmo à do ano passado. Há 1 ano tínhamos 3000 e tal pessoas internadas em enfermaria e mais de 500 em UCI. Chegámos ao natal sem qualquer margem nos hospitais.
 
É que nem bem paga me apanhavam num jantar de Natal!