Pandemia da COVID-19 2022

Em 30 dias, mais de 15% da população da Madeira apanhou Covid (com confirmação por teste). O número de infecções reais deverá ser no mínimo o dobro, pelo que estaremos a falar de possivelmente 30% / mês.

Ontem o número de novos casos ficou abaixo dos 1000 pela 1ª vez este ano, e é possível que a expansão da Omicron esteja a atingir um ponto de saturação.

Ao contrário do que inicialmente esperava, continuo com sintomas com principalmente a tosse a perdurar no tempo. Ao 5º dia perdi o olfacto.

Dose de reforço tomada. Até agora só dor no braço e uma soneira daquelas...
Uma amiga com quem estive a jantar deu positivo na semana passada mas mais uma vez consegui esquivar-me do vírus.

272373710_4894551070567475_7699107583065630939_n.webp

Hoje passámos os 10% da população isolada.
Os internamentos continuam a subir, assim como os óbitos.

Bares e discotecas abertos, campanhas eleitorais, restaurantes a abarrotar de gente. Parece que não se passa nada...
Apesar de só sair de casa praticamente para trabalhar e ir às compras, já estou à espera do dia em que o covid entre em minha casa. Será assim uma questão de tempo.

Os internamentos continuam a subir, assim como os óbitos.

Bares e discotecas abertos, campanhas eleitorais, restaurantes a abarrotar de gente. Parece que não se passa nada...
Apesar de só sair de casa praticamente para trabalhar e ir às compras, já estou à espera do dia em que o covid entre em minha casa. Será assim uma questão de tempo.
Tendo em conta a quantidade de gente infetada a cada dia e a situação nos hospitais no ano passado, com muito menos casos, a coisa nem está assim tão má. O número de casos tem sido tão alto que acho até que, não tarda muito, a incidência vai começar a descer com força - de facto, duas regiões (LVT e Madeira) já atingiram o pico, sendo que na Madeira até já começa a haver uma tendência de descida. O Norte, o Algarve, o Centro, a Madeira e os Açores ainda estão um pouco atrasados ao nível da vaga, mas diria que numa semana ou em duas chegam também ao valor mais elevado desta vaga. :D
Em março, se tudo correr como prevejo eu e como prevê a OMS Europa, estaremos literalmente numa situação de calmaria pandémica - semelhante à que tivemos no verão de 2020 em Portugal, mas pela imunidade da população em geral (natural ou artificial) e não por causa de confinamentos restritos e pouca mobilidade. :pray:

Neste momento, essa conversa de "passarem-se coisas" já não serve para nada. Portugal tem, neste momento, o menor nível de restrições desde março de 2020, e numa quinta vaga mais intensa que qualquer outra ao nível das infeções. Mal de nós se tivéssemos este nível de restrições em janeiro de 2021 - seria um descalabro! :rolleyes:

Boa tarde,

hoje é o sétimo dia, fiz teste rápido a 18/01, hoje veio o resultado do teste pcr que fiz a 21/01, positivo como era de esperar, amanhã supostamente já devia ir trabalhar, mas nada de contactos lol
Que trapalhada...Continuo apenas com a tosse, que parece que não deslarga:facepalm:

Parece que não se passa nada..
Mortalidade global perfeitamente na média para a época (com tempo fresco); afluência aos hospitais típica de dias de inverno; doença com mortalidade semelhante à da gripe (considerando população altamente vacinada e variante Omicron).
De facto, não se passa mesmo nada de relevante.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Boa tarde,

hoje é o sétimo dia, fiz teste rápido a 18/01, hoje veio o resultado do teste pcr que fiz a 21/01, positivo como era de esperar, amanhã supostamente já devia ir trabalhar, mas nada de contactos lol
Que trapalhada...Continuo apenas com a tosse, que parece que não deslarga:facepalm:
Não precisas de contactos nenhuns. Deste positivo, fazes sete dias de isolamento e vais trabalhar. A declaração de isolamento funciona como baixa. Só se tivesses sintomas graves é que seria diferente. A tosse vai demorar mais um pouco a ir embora. Tudo a correr bem.

Não precisas de contactos nenhuns. Deste positivo, fazes sete dias de isolamento e vais trabalhar. A declaração de isolamento funciona como baixa. Só se tivesses sintomas graves é que seria diferente. A tosse vai demorar mais um pouco a ir embora. Tudo a correr bem.
O que está em questão é que o @remember vai fazer 14 dias (em vez de 7) de isolamento por causa do atraso do resultado do PCR. E a tendência é para atrasar mais se não mudam o protocolo.

O que está em questão é que o @remember vai fazer 14 dias (em vez de 7) de isolamento por causa do atraso do resultado do PCR. E a tendência é para atrasar mais se não mudam o protocolo.
Porquê? São 7 dias a contar do dia dos primeiros sintomas ou do resultado do teste se não houver sintomas. A minha melhor amiga deu positivo no sábado mas o isolamento começou a contar na sexta, dia dos primeiros sintomas.

• Gosto
Reactions: remember
Porquê? São 7 dias a contar do dia dos primeiros sintomas ou do resultado do teste se não houver sintomas. A minha melhor amiga deu positivo no sábado mas o isolamento começou a contar na sexta, dia dos primeiros sintomas.
Exatamente, dos casos que conheço é tal e qual independentemente dos atrasos. Mais, são 7 dias inclusivé: desde o dia dos sintomas + 6.

Exatamente, dos casos que conheço é tal e qual independentemente dos atrasos. Mais, são 7 dias inclusivé: desde o dia dos sintomas + 6.
A minha amiga ficou toda contente porque julgava que ia ficar mais um dia de 'castigo' por ter dado positivo no sábado mas como, via SNS24, ficou registado que na sexta teve os primeiros sintomas (uma impressão na garganta, segundo ela), na sexta já está livre.

Quer dizer, estou a supor. Tenho um amigo que teve de ficar em casa 14 dias porque os profissionais do sns disseram-lhe que não importava a data de início dos sintomas mas sim o dia em que foi emitida a declaração.

Quer dizer, estou a supor. Tenho um amigo que teve de ficar em casa 14 dias porque os profissionais do sns disseram-lhe que não importava a data de início dos sintomas mas sim o dia em que foi emitida a declaração.
Isso foi recentemente? De todos os casos que conheço desde que o protocolo mudou, foi assim. Excepto quando os sintomas são graves. Aí é preciso contactar o SNS24 de novo e ser acompanhado medicamente.