Pandemia da COVID-19 2022

Obrigado,

Fui ver a Febre 38.9°C, de manhã não tinha, foi tudo muito repentino... Raio do Vírus

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Se não tens nenhuma história de doença renal nem doença renal actual, e se não tomas nada de suplementação com vitamina D na composição, Vigantol dez gotas por dia durante umas duas a três semanas, depois reduzir para a dosagem recomendada de 3 a 5 gotas. A vitamina D pode ajudar a atenuar alguns sintomas.

Voto dos isolados: Pessoas vão “recusar confinamento” e “nenhum médico vai poder dizer a alguém que tem de ficar em casa”, alerta Tato Borges​

Se eu tivesse numa mesa de voto, raspava-me dali antes das 18 h. :D

Voto dos isolados: Pessoas vão “recusar confinamento” e “nenhum médico vai poder dizer a alguém que tem de ficar em casa”, alerta Tato Borges​

Se eu tivesse numa mesa de voto, raspava-me dali antes das 18 h. :D
Claro, porque antes das 18h nenhum infetado vai votar...

Sinceramente, não sei como é que ainda não apanhei isto. Voltei a chumbar no teste de hoje. De há três semanas para cá fico sempre surpreendida (e aliviada!).
Nem eu, no último mês várias pessoas que me rodeiam tiveram Covid, estiveram comigo poucas horas antes de sentirem os primeiros sintomas, e eu testei 7 vezes negativo desde 10 de dezembro. Das duas uma, ou os testes têm vindo errados ou por alguma razão estarei imune...

Nem eu, no último mês várias pessoas que me rodeiam tiveram Covid, estiveram comigo poucas horas antes de sentirem os primeiros sintomas, e eu testei 7 vezes negativo desde 10 de dezembro. Das duas uma, ou os testes têm vindo errados ou por alguma razão estarei imune...
Como eu David.

Eu tive 3 exposicoes significativas com pessoas com covid nos ultimos 3 meses e praticamente em todas as ocasioes nao fiquei doente. Estou com boa imunidade!

Nessas 3 vezes, essas pessoas ficaram doentes no dia seguinte a terem estado comigo indoors a menos de 1 metro de mim, e sempre sem mascara (quer eu, quer o infectado/a).

A primeira vez foi em Novembro (contacto com 4 positivos), e fiquei com uma ligeira dor de garganta e tosse (mas nada de mais). Testei negativo, apesar de todos terem testado positivo a minha volta.

A segunda vez na noite de passagem de ano (contacto com 1 positivo, que fez teste , e estive praticamente assintomatico excepto um ligeiro cansaco e uma subtil sensacao na garganta por dois dias. Nao consegui fazer PCR, os testes laterais deram todos negativos.

A terceira vez foi na passada sexta feira de novo. Desta vez nao tive quaisquer sintomas.

Antes destas 3 exposicoes tive covid duas vezes. A primeira vez foi severo. A segunda foi ligeiro, mas fiquei bastante cansado durante algumas semanas.

Assim fica a timeline:
Marco 2020: covid severo
Maio/Julho 2021: vacina covid
Setembro 2021: covid ligeiro (2a vez)
Novembro 2021: ligeiros sintomas apos exposicao
Dezembro 2021: terceira dose da vacina
Janeiro 2021: duas exposicoes, e praticamente sem sintomas

Continuo a ganhar mais confianca.

PS: uso sempre mascara em supermercados, por cautela para com os mais idosos.
Mas em muitos encontros de amigos, nao uso.

Os governos britanico e escoces eliminaram quase todas as regras anti-contagio.
A pandemia esta praticamente terminada, creio eu.

Conheco casos de pessoas que testaram negativo em PCR 2 vezes, e depois testaram positivo na 3a vez. Ou que o marido testou negativo 3x apesar de ter sintomas significativos, e a esposa testou positivo mesmo com os mesmos sintomas. Os testes falham a deteccao em varios casos, porque o covid tende a alojar-se profundamente na cavidade da nasofaringe, ou bem abaixo da garganta, nos bronquios.

A primeira vez que tive covid, foi direitinho aos pulmoes, e comecou a dar cabo destes (sem nunca ter afectado a garganta ou nariz). Foi a tosse mais profunda que alguma ja tive. E a febre durou-me 15 dias. Nem vos conto!

Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Ainda ontem estive a falar com uma aluna que esteve infectada (e com a qual estive antes de ela dar positivo) e que saiu no início desta semana do isolamento. Muito interessante. Começou por ter tosse ligeira e pingo no nariz. Depois a mãe. Parecia uma constipação comum e não desconfiaram de Covid. Até que o pai começou a ter arrepios e começaram a achar estranho. Pai faz auto-teste e dá positivo. Mãe faz auto-teste e dá positivo. Miúda faz auto-teste: positivo. Irmã da miúda faz e dá negativo. Toca a ligar SNS24 e vão todos fazer PCR no dia seguinte. Todos os que deram positivo no auto-teste vêem o PCR confirmar o positivo e a irmã que deu negativo no auto-teste continua negativa no PCR e sem sintomas. Estavam todos duplamente vacinados. Tiveram sintomas ligeiros. Pai foi quem teve menos sintomas. Miúda com muita tosse durante vários dias e foi quem teve mais sintomas. Sete dias de isolamento e vida normal. Outro aluno infectado mas com o qual não estive. Avô apanha Covid através das senhoras do centro de dia que vão lá a casa ajudar com a higiene. Avô passa à avó. Avó transmite à nora que passa ao filho (meu aluno). O miúdo estava vacinado há apenas uma semana. Diz que teve os sintomas todos mas durante pouco tempo. Mãe ok, avó abalada mas ok. Avô morreu. Idoso, acamado, com demência. Um pitéu para a Covid, claro, que foi direitinha aos pulmões. Esta semana estive a fazer trabalho de investigação e só uma miúda não tem colegas de turma a faltar. Todos os outros têm vários. Quatro, cinco, seis. Professores também. No trabalho não tenho distanciamento social nenhum. Máscara uso sempre, claro. E álcool-gel em cima da mesa a bombar mas distanciamento não é possível. Estou com eles que estão com mais trinta enfiados numa sala e que nos intervalos estão ao monte e comem juntos, etc. Até à Ómicron achei sempre que tinha escapado por ser muito cuidadosa. Agora acho que é mais sorte do que outra coisa. Já disse à minha médica que se isto acabar sem me infectar, me voluntario para ser estudada. Ela disse que se junta a mim porque até agora escapou e ela é de medicina interna. Está com doentes todos os dias.

Após o meu filho testar positivo, começei logo com a garganta a arranhar. Pensei que era psicossomático mas o teste veio a confirmar a infecção e a dor de garganta persiste assim como a tosse e dores de cabeça. Até agora é uma constipação daquelas mais chatinhas.

A minha mulher fez o teste antigénio na farmácia quando já tinha sintomas e deu negativo. E menos de 24h depois fez o auto-teste em casa e já deu positivo.

8 miúdos de uma sala de 21 estão neste momento em casa com Covid. Na farmácia onde fiz o teste e onde a privacidade não é muito tida em conta, era um festival de testes positivos. A rapariga que fazia os testes disse que nunca tinha tido uma taxa de positivos tão alta. Não me parece certo que esta seja a semana de pico.

Após o meu filho testar positivo, começei logo com a garganta a arranhar. Pensei que era psicossomático mas o teste veio a confirmar a infecção e a dor de garganta persiste assim como a tosse e dores de cabeça. Até agora é uma constipação daquelas mais chatinhas.

A minha mulher fez o teste antigénio na farmácia quando já tinha sintomas e deu negativo. E menos de 24h depois fez o auto-teste em casa e já deu positivo.

8 miúdos de uma sala de 21 estão neste momento em casa com Covid. Na farmácia onde fiz o teste e onde a privacidade não é muito tida em conta, era um festival de testes positivos. A rapariga que fazia os testes disse que nunca tinha tido uma taxa de positivos tão alta. Não me parece certo que esta seja a semana de pico.
Esse foi logo um dos sintomas que senti, o arranhar a garganta, mas o mais estranho é que fui correr sábado e domingo, terminei o treino no sábado umas dores horríveis no joelho direito, o mesmo no domingo, quando estava a ligar para a Saúde24, estava na app e falava em dores nas articulações, a verdade é que as dores no joelho começaram a libertar quando todos os sintomas apareceram... Mais uma noite de festival com tosse para o prédio todo, agora está seca com especturacao, deixei de ter tanta dificuldade em engolir, é aquela tosse apelidada de "cão", a febre parece estar a querer ceder por enquanto...apesar de ontem ter acordado todo molhado a meio da noite, sinal que ainda deve ter subido bem.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

A incidência de casos na Madeira é brutal... Quase 10.000 casos por 100.000 habitantes em 14 dias (por outras palavras, 10% da população a cada dia, um absurdo)! :eek:

A incidência de casos na Madeira é brutal... Quase 10.000 casos por 100.000 habitantes em 14 dias (por outras palavras, 10% da população a cada dia, um absurdo)! :eek:
Sim, a incidência na Madeira é muito alta, cerca de 2000 casos diários (0.8% da população por dia).

De qualquer forma o que reportei acima foi no Porto onde estou a residir actualmente.

Ainda ontem estive a falar com uma aluna que esteve infectada (e com a qual estive antes de ela dar positivo) e que saiu no início desta semana do isolamento. Muito interessante. Começou por ter tosse ligeira e pingo no nariz. Depois a mãe. Parecia uma constipação comum e não desconfiaram de Covid. Até que o pai começou a ter arrepios e começaram a achar estranho. Pai faz auto-teste e dá positivo. Mãe faz auto-teste e dá positivo. Miúda faz auto-teste: positivo. Irmã da miúda faz e dá negativo. Toca a ligar SNS24 e vão todos fazer PCR no dia seguinte. Todos os que deram positivo no auto-teste vêem o PCR confirmar o positivo e a irmã que deu negativo no auto-teste continua negativa no PCR e sem sintomas. Estavam todos duplamente vacinados. Tiveram sintomas ligeiros. Pai foi quem teve menos sintomas. Miúda com muita tosse durante vários dias e foi quem teve mais sintomas. Sete dias de isolamento e vida normal. Outro aluno infectado mas com o qual não estive. Avô apanha Covid através das senhoras do centro de dia que vão lá a casa ajudar com a higiene. Avô passa à avó. Avó transmite à nora que passa ao filho (meu aluno). O miúdo estava vacinado há apenas uma semana. Diz que teve os sintomas todos mas durante pouco tempo. Mãe ok, avó abalada mas ok. Avô morreu. Idoso, acamado, com demência. Um pitéu para a Covid, claro, que foi direitinha aos pulmões. Esta semana estive a fazer trabalho de investigação e só uma miúda não tem colegas de turma a faltar. Todos os outros têm vários. Quatro, cinco, seis. Professores também. No trabalho não tenho distanciamento social nenhum. Máscara uso sempre, claro. E álcool-gel em cima da mesa a bombar mas distanciamento não é possível. Estou com eles que estão com mais trinta enfiados numa sala e que nos intervalos estão ao monte e comem juntos, etc. Até à Ómicron achei sempre que tinha escapado por ser muito cuidadosa. Agora acho que é mais sorte do que outra coisa. Já disse à minha médica que se isto acabar sem me infectar, me voluntario para ser estudada. Ela disse que se junta a mim porque até agora escapou e ela é de medicina interna. Está com doentes todos os dias.
Claudia, provavelmente ja tiveste covid e nem o sabes.
Eu NUNCA testei positivo.

Da primeira vez, que tive covid, sei somente que tive covid devido aos sintomas classicos que eram bem diferentes de qualquer doenca respiratoria que ja tive, diagnostico de pneumonia, hipoxia consideravel, e acusei anticorpos para covid meses depois.

Das outras vezes testei sempre negativo, mas tive os mesmos sintomas mas muito mais ligeiros (excepto com a minha reinfeccao com a delta, quando tive tambem perda de olfato durante uns dias).

Em todas as ocasioes tive contacto com alguem positivo. E sei porque testei sempre negativo. Porque o covid costuma entrar profundamente em direccao aos pulmoes em algumas pessoas, e portanto o PCR nunca vai apanhar o virus, se este so se estabelecer nos bronquios e pulmoes. Mas os testes de anticorpos revalam que o corpo teve contacto com o virus.

Conheco montes de casos deste tipo. Ela testa positivo, ele negativo. Ambos com sintomas.
Ou casos em que ele so testa positivo na terceira ou quarta tentativa.

O covid nao é brincadeira. Os mais idosos podem morrer mesmo apos as vacinas e a Omicron. A Delta é muito pior que a Omicron.

Claudia, provavelmente ja tiveste covid e nem o sabes.
Eu NUNCA testei positivo.

Da primeira vez, que tive covid, sei somente que tive covid devido aos sintomas classicos que eram bem diferentes de qualquer doenca respiratoria que ja tive, diagnostico de pneumonia, hipoxia consideravel, e acusei anticorpos para covid meses depois.

Das outras vezes testei sempre negativo, mas tive os mesmos sintomas mas muito mais ligeiros (excepto com a minha reinfeccao com a delta, quando tive tambem perda de olfato durante uns dias).

Em todas as ocasioes tive contacto com alguem positivo. E sei porque testei sempre negativo. Porque o covid costuma entrar profundamente em direccao aos pulmoes em algumas pessoas, e portanto o PCR nunca vai apanhar o virus, se este so se estabelecer nos bronquios e pulmoes. Mas os testes de anticorpos revalam que o corpo teve contacto com o virus.

Conheco montes de casos deste tipo. Ela testa positivo, ele negativo. Ambos com sintomas.
Ou casos em que ele so testa positivo na terceira ou quarta tentativa.

O covid nao é brincadeira. Os mais idosos podem morrer mesmo apos as vacinas e a Omicron. A Delta é muito pior que a Omicron.
Não tive, não. Nestes dois anos, não tive sequer uma constipação e eu fazia coleção delas antes da Covid (se calhar até me ajudaram a fugir do Sars-CoV-2 até agora). Tive uma ou outra situação de espirros e tosse seca porque tenho rinite. Este inverno seco parece uma primavera, nesse aspecto. Água e passa. Quando ainda não estava vacinada, fiz teste serológico. Nicles. Mas estou convencida que é uma questão de tempo. Na segunda levo a dose de reforço. Se pudesse esperar 2 semanas depois de ser inoculada, agradecia.

Última edição:
Não tive, não. Nestes dois anos, não tive sequer uma constipação e eu fazia coleção delas antes da Covid (se calhar até me ajudaram a fugir do Sars-CoV-2 até agora). Tive uma ou outra situação de espirros e tosse seca porque tenho rinite. Este inverno seco parece uma primavera, nesse aspecto. Água e passa. Quando ainda não estava vacinada, fiz teste serológico. Nicles. Mas estou convencida que é uma questão de tempo. Na segunda levo a dose de reforço. Se pudesse esperar 2 semanas depois de ser inoculada, agradecia.
Antes do covid também ficava doente por tudo e por nada. No outono de 2019 estive com constipação ou gripe pelo menos umas 4 vezes, até que nesse inverno (2019/2020) tomei pela primeira vez a vacina contra a gripe e desde então têm sido muito menos frequentes e menos agressivas, felizmente.
Por falar nessa situação de que provavelmente já tivemos covid e não sabemos, no final de fevereiro de 2020 estive bastante doente, até sem paladar e olfato fiquei e nunca me tinha acontecido. Além disso, algumas pessoas de quem sou próximo também estiveram bastante doentes ao mesmo tempo. Às vezes até digo que se calhar era o covid e nem sabíamos porque nessa altura já se ouvia falar do vírus, mas ainda era impensável que passado umas semanas tudo mudaria e que entrávamos em confinamento.
Até ao momento, pelo menos que saiba, tenho conseguido escapar do bicho, mas também acho que é uma questão de tempo até ele bater à porta, por muitos cuidados que se tenha. Independentemente do que aconteça, sempre me sinto mais seguro com a dose de reforço.
O meu concelho registou hoje um novo recorde de casos ativos, existem atualmente 98. De acordo com o relatório de hoje, a incidência é superior a 4000 casos por 100 mil habitantes, tal como em grande parte dos concelhos do país.