Pandemia da COVID-19 2022

Obrigado, @guisilva5000 .

Obrigado, @ClaudiaRM !

Fico contente que tu e o teu pai só tenham tido, sintomas leves. :) A mim, não fosse a espectoração com sangue, penso que não teria ido parar ao hospital.

Como é vives com essas tensões, se for baixa mas não tiver tonturas ainda escapa, mas agora com tonturas não sabe lá muito bem.

Muito obrigada!
Levantando-me devagarinho. Muito devagarinho. Ou, se me esqueço de o fazer, a agarrar-me à primeira coisa que aparecer... Às vezes, quando me esqueço, vejo tudo preto durante uns segundos. À medida que o verão e o calor se instalam, o organismo vai-se habituando. O café não tem qualquer efeito na minha tensão, feliz ou infelizmente. Medida agora mesmo (de manhã costuma estar um pouco mais baixa):

V13Tcxh.jpeg

Há muita gente que nem tenta ligar para o SNS porque está-se horas e horas à espera
Não faz sentido nenhum que as pessoas tentem falar com alguém na linha SNS24 a não ser que precisem de conselhos médicos. Se for para ter acesso ao PCR ou declaração de isolamento, o processo pode e deve ser totalmente automático. Se o teste for feito em farmácia, fica logo no sistema e recebe-se tudo por mensagem no telemóvel. Também se podem registar auto-testes positivos online e recebe-se tudo por mensagem. Eu não liguei porque não precisava de declaração de isolamento. Não tenho que justificar faltas ao trabalho e não tenho direito a baixa. O meu pai também não. Enviei mail ao centro de saúde a informar.

Entretanto hoje acordamos a saber que a máscara volta a ser obrigatória nos consultórios dentários. A Graça Freitas e a sua equipa não brincam em serviço.
Não deixa de ser curioso pois tinha a ideia que as máscaras ainda eram obrigatórias, por lei, nos estabelecimentos de saúde... :unsure:
É verdade que estamos a enfrentar uma nova vaga da pandemia, com uma linhagem mais transmissível, mas cuidado para não cairmos na espiral do sensacionalismo (não, não estamos numa das piores fases da pandemia): :D
https://sol.sapo.pt/artigo/771747/novos-casos-de-covid-19-ameacam-festividades

• Gosto
Reactions: Aine
Se os testes ainda fossem gratuitos provavelmente já haveriam muito mais casos do que aqueles que foram registados na onda anterior após o natal e ano novo.
Há muita gente que nem tenta ligar para o SNS porque está-se horas e horas à espera. Eu vi pelo caso da minha mãe que esteve 4 horas à espera no dia em que testou positivo e só conseguiu falar com eles no dia a seguir de manhã e mesmo assim ainda teve cerca de 2 horas a ouvir a gravação.

@algarvio1980 ainda bem que já tiveste alta e que recuperes na totalidade rapidamente! ;)

Obrigado, @joralentejano , hoje ligeiramente melhor, com ainda alguns picos de febre, menos tosse que ontem mas ainda com a tensão marada, com a medicação passo mais tempo a dormir que acordado. :D

Ontem na parte da tarde era para estar em um evento da empresa onde trabalho.
Tendo em conta que das 40 pessoas que estavam no anfiteatro do umas 4 tinham máscara, dei meia volta e vim-me embora ( a chefia ficou chateada, mas estou-me ralando).
Assim não dá. As pessoas não têm a noção de que isto está a descambar!
E ainda falam em bom senso...

• Gosto
Reactions: ClaudiaRM
Ontem na parte da tarde era para estar em um evento da empresa onde trabalho.
Tendo em conta que das 40 pessoas que estavam no anfiteatro do umas 4 tinham máscara, dei meia volta e vim-me embora ( a chefia ficou chateada, mas estou-me ralando).
Assim não dá. As pessoas não têm a noção de que isto está a descambar!
E ainda falam em bom senso...
Esquece, as pessoas não vão voltar a usar máscara em espaços fechados, mesmo com vagas de pandemia como a atual. Falava-se muito de muita coisa no início, mas afinal até vou ter razão na questão de a COVID-19 no final ser tratada como algo desprezável e semelhante à gripe - de facto, tudo o que está a acontecer cá na Europa (e no mundo ocidental) nestes dias parece ser uma reprodução do que aconteceu em 1920, com a gripe espanhola! :confused:

E oito dias depois de o meu pai testar positivo, testa positivo também a minha mãe. Enfim.

Uma solução para estas questões seria uma cláusula temporária na questão laboral, semelhante à que houve entre outubro do ano passado e fevereiro deste ano nos locais privados onde tinha deixado de ser obrigatória (maioritariamente locais ao ar livre). Assim, os proprietários que quisessem a máscara obrigavam-na temporariamente e os outros mantinham-na como não obrigatória. :D

Relembro que nenhuma destas medidas é consensual - de facto, nessa questão dos restaurantes, uma das associações quer o regresso da máscara e a outra afirma o contrário. Se fosse uma decisão individual, decidida por cada proprietário, as pessoas não perderiam qualquer liberdade já que poderiam escolher o espaço onde se sentissem melhor, matando dois coelhos numa cajadada. :thumbsup:

O problema da autoresponsabilização do uso da máscara tem duas vertentes. A primeira, e mais séria, foi a descredibillização que as entidades competentes deram à eficácia da mesma. Toda a gente conhece as declarações da DGS a esse respeito que culminaram com um "eu infectei-me de máscara" da responsável máxima da DGS. Se as autoridades competentes colocassem muitas duvidas na utilização do cinto de segurança ou do capacete no código da estrada aconteceria o mesmo. Mas neste caso o uso é generalizado porque a mensagem da sua eficácia sempre foi forte e pragmática.

A segunda vertente é ideológica e o uso da máscara foi estupidamente raptada pelos defensores dos direitos liberdades e garantias à la carte.

O uso da máscara deve ser essencialmente uma questão de cortesia nos contactos próximos e individuais, cara a cara. Se alguém num serviço atende-me de máscara, eu coloco a máscara independentemente de ser obrigatório ou não. Se eu estiver de máscara agradeço que façam no mesmo. Nos contactos de grupo pouco haverá a fazer mas, em ambiente fabril, os trabalhadores devem ser sensibilizados para as consequências de surtos dentro da empresa e cessação temporária de produção devido a esses surtos quando os outros continuam a produzir. Já toda a gente tem idade para para perceber que toda a acção tem uma reacção, esteja ou não tudo legislado.

Última edição:

Portugal é o segundo país do mundo com mais novos infetados.​

Hoje às 18:24

Portugal é o país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias e o segundo no mundo neste indicador, segundo o site estatístico Our World in Data.

A média diária de novos casos está em 2290 por milhão de habitantes, seguindo-se a Irlanda, com 636, Alemanha, com 533, Itália (448) e França (435).

Considerando os países e territórios com mais de um milhão de habitantes, Taiwan tem a maior média de novos casos diários (3.300), seguida de Portugal, Austrália (1920), Nova Zelândia (1.520) e Panamá (712).

No que toca às novas mortes diárias atribuídas à covid-19, Portugal tem também a maior da União Europeia (3,17), seguida da Finlândia, com 3,14, a Irlanda de 2,12, a Grécia 1,97 e a Itália 1,68.

Em termos mundiais, a Islândia tem a maior média diária de novas mortes atribuídas à covid-19 (12,78), seguida de Portugal, Finlândia, Nova Zelândia (2,45) e Irlanda.

A média de novos casos diários por milhão de habitantes na União Europeia está em 337 e a de novas mortes diárias em 1,15.

A média mundial de novos casos está em 69 e a de novas mortes atribuídas à covid-19 está em 0,21.

Hoje às 18:24

Portugal é o país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias e o segundo no mundo neste indicador, segundo o site estatístico Our World in Data.

A média diária de novos casos está em 2290 por milhão de habitantes, seguindo-se a Irlanda, com 636, Alemanha, com 533, Itália (448) e França (435).

Considerando os países e territórios com mais de um milhão de habitantes, Taiwan tem a maior média de novos casos diários (3.300), seguida de Portugal, Austrália (1920), Nova Zelândia (1.520) e Panamá (712).

No que toca às novas mortes diárias atribuídas à covid-19, Portugal tem também a maior da União Europeia (3,17), seguida da Finlândia, com 3,14, a Irlanda de 2,12, a Grécia 1,97 e a Itália 1,68.

Em termos mundiais, a Islândia tem a maior média diária de novas mortes atribuídas à covid-19 (12,78), seguida de Portugal, Finlândia, Nova Zelândia (2,45) e Irlanda.

A média de novos casos diários por milhão de habitantes na União Europeia está em 337 e a de novas mortes diárias em 1,15.

A média mundial de novos casos está em 69 e a de novas mortes atribuídas à covid-19 está em 0,21.

E se após o fim da obrigatoriedade de uso de máscara era esperado um aumento do número de casos, esta subida vertiginosa não tem apenas a ver com isso (tem até pouco a ver com isso). Porque se o uso voluntário de máscara em Portugal é reduzido, há países da Europa (Benelux, Alemanha, por exemplo) em que é nulo. E estão com a incidência de casos por milhão de habitantes 10 a 20 vezes mais baixas que Portugal.