Pandemia da COVID-19 2022

Boa noite,

Pois é eu sabia que mais tarde ou mais cedo calharia a mim, depois de escapar tantas vezes.
Sintomas iguais aos da gripe... Até agora, fiz o teste de farmácia e deu positivo.
Dor de garganta, tosse, alguma febre, fadiga muscular!

Pois... Muita gente que eu conheço que tinha escapado até agora, foi apanhado nesta onda. E hoje soube de uma miúda que trabalha num ginásio e está infectada pela terceira vez! Espero que seja leve e rápido. As melhoras!

• Gosto
Reactions: belem
Pelo que parece que o pico da sexta vaga já foi ultrapassado, entre a semana passada e esta semana. O R(t) já deve andar abaixo de 1 neste momento. E isto com muito poucas mudanças nas restrições em vigor (tirando os testes prescritos ou as máscaras nas termas e clínicas dentárias): :eek:
EZsnhbYh.png

Até ao momento, os efeitos na mortalidade têm sido também muito reduzidos, e não me parece que este índice vá aumentar muito. Pelo que vejo nos gráficos de outros países, que tiveram vagas de BA.2 semelhantes à nossa de BA.5, acho que vamos ter um verão particularmente tranquilo no que diz respeito à COVID-19, com um número de casos irrisório e uma mortalidade praticamente nula. Neste contexto, as restrições que ainda restam deverão ser eliminadas no dia 1 de julho. :pray:

Pelo que parece que o pico da sexta vaga já foi ultrapassado, entre a semana passada e esta semana. O R(t) já deve andar abaixo de 1 neste momento. E isto com muito poucas mudanças nas restrições em vigor (tirando os testes prescritos ou as máscaras nas termas e clínicas dentárias): :eek:
EZsnhbYh.png

Até ao momento, os efeitos na mortalidade têm sido também muito reduzidos, e não me parece que este índice vá aumentar muito. Pelo que vejo nos gráficos de outros países, que tiveram vagas de BA.2 semelhantes à nossa de BA.5, acho que vamos ter um verão particularmente tranquilo no que diz respeito à COVID-19, com um número de casos irrisório e uma mortalidade praticamente nula. Neste contexto, as restrições que ainda restam deverão ser eliminadas no dia 1 de julho. :pray:

Todas deverão cair excepto transportes públicos, zonas de saúde e farmácias.
Nesses sitios acredito que eventualmente ainda vamos ter de levar com as mascaras mais um ou dois anos, sendo que nas zonas de saúde (hospitais por exemplo), poderá ser para sempre.
Veremos, pois o fim da pandemia ainda não está "ao virar da esquina".

Nesses sitios acredito que eventualmente ainda vamos ter de levar com as mascaras mais um ou dois anos, sendo que nas zonas de saúde (hospitais por exemplo), poderá ser para sempre.
Não me parece. Há muitos países onde nos estabelecimentos de saúde já nem é obrigatório e a própria ECDC não recomenda já o uso obrigatório do equipamento de proteção no transporte público (transporte aéreo), logo é apenas uma questão de tempo até que o seu uso deixe de ser obrigatório. :)

Segundo o critério do Centro Europeu, o qual a DGS e INSA seguem, as restrições podem ser todas levantadas abaixo das 20 mortes por milhão de habitantes, ou seja, um valor que deverá ser atingido lá para meios/finais do mês de junho. Não é por acaso que ontem o fim do Estado de Alerta foi prolongado até 30 de junho, pois por essa altura já deveremos ter a pandemia controlada (e não há perspetivas de surgimento de novas variantes, tendo a última surgido há 7 meses). :D

Quase todos os meus familiares e colegas de trabalho mais próximos já tiveram covid, ontem (finalmente) testei positivo.
Comecei a ter alguns sintomas anteontem, mas muito leves (espirros muito ocasionais e alguma expetoração), ontem à tarde piorou um bocado: a voz mudou, os espirros passaram a alternar com tosse, e comecei a perder o olfato/gosto.
Sintomas atuais: alguma (agora pouca) comichão na garganta, tosse e espirros ocasionais, alguma expetoração. O olfato e o gosto, ainda não os perdi completamente.
Curiosamente, pelo menos até agora, nada de febre, nem cansaço.
Talvez as 3 vacinações, também estejam a ajudar.
Estou a tomar Paracetamol, Vitalis vitamina C, muita água, sumo de limão com mel.
Tenho comido bastante fruta: morangos, laranjas, kiwis....

Falso alarme, já estou melhor. Uma alergia quase de certeza.
Os meus sintomas foram iguais aos teus depois de estar com 2 infetados (Só fizeram o teste 3 horas depois de estarmos juntos num lanche de 2 horas). Tive próximo esse tempo todo, no Domingo. 2 dias depois tinha alguns sintomas. Fiz o teste e deu negativo. Melhorei e quinta fiz novo teste só para ter a certeza. Deu negativo também. 2 horas com dois infetados mesmo à frente e nada. Nenhuma das outras pessoas que esteve no lanche ficou infetado. Acredito que seja das três doses.

Os meus sintomas foram iguais aos teus depois de estar com 2 infetados (Só fizeram o teste 3 horas depois de estarmos juntos num lanche de 2 horas). Tive próximo esse tempo todo, no Domingo. 2 dias depois tinha alguns sintomas. Fiz o teste e deu negativo. Melhorei e quinta fiz novo teste só para ter a certeza. Deu negativo também. 2 horas com dois infetados mesmo à frente e nada. Nenhuma das outras pessoas que esteve no lanche ficou infetado. Acredito que seja das três doses.
Eu acho que as vacinas não impedem o contágio.

Claro que não! Mas ajudam a evitar o pior. Não em todos os casos, claro, infelizmente.
Sim, isso parece-me verdade (tal como referi no meu testemunho pessoal).
Geralmente atenuam os sintomas e acho que ajudam também a mitigar possíveis efeitos nefastos (a curto, médio e longo prazo).

Última edição:

Covid-19: Portugal com quase 189 mil casos e 230 mortes entre 17 e 23 de maio​

Números algo surreais, principalmente os mortes e os internados e quase 100 pessoas em cuidados intensivos (99), agora estes são menos pessoas do que quando morriam meia dúzia. :facepalm:

Números algo surreais, principalmente os mortes e os internados e quase 100 pessoas em cuidados intensivos (99), agora estes são menos pessoas do que quando morriam meia dúzia. :facepalm:

É. A realidade é tramada. 230 pessoas morreram de uma doença muito contagiosa numa semana. Um aumento de mortalidade de 30%. Talvez ainda não seja o momento para :D

Números algo surreais, principalmente os mortes e os internados e quase 100 pessoas em cuidados intensivos (99), agora estes são menos pessoas do que quando morriam meia dúzia.
É normal que seja assim, até porque a maioria das mortes por COVID-19 neste momento ocorrem em lares, em pessoas com uma idade elevada. Aliás, neste momento a incidência nos maiores de 75 anos está no nível mais elevado desde o começo da pandemia. :eek:

Enquanto for assim, o uso de máscara em locais frequentados por um maior número de pessoas vulneráveis continua a fazer sentido. :D

É. A realidade é tramada. 230 pessoas morreram de uma doença muito contagiosa numa semana. Um aumento de mortalidade de 30%. Talvez ainda não seja o momento para sorrir.
230 pessoas em quase 200.000 casos, o que dá uma taxa de mortalidade de 0,1%. Relembro que esta é a taxa de mortalidade típica da gripe sazonal, em anos normais cá em Portugal.

Para efeitos de comparação, há um ano a taxa de letalidade era de 1,8%. Há apenas quatro meses, era de 0,4%. :disgust: