Pandemia da COVID-19 2022

Os casos de repente voltaram novamente a crescer. Este novo crescimento deve-se à tal sub-variante que vos mencionei no outro dia, que é mais contagiosa mas menos letal (e muito menos notória, para aqueles que têm sintomas). Felizmente não deixa de ser uma variação da Ómicron, ou seja, já há muita imunidade natural seja das três doses da vacina ou da infeção por SARS-CoV-2! :D
 
Já tive 2 ou 3 vezes impressão na garganta (2 a 3 dias) este Inverno, com diferença de 1 mês entre cada vez. 2 das vezes fui fazer teste, deu negativo. À terceira não fui fazer o teste. Mais nada associado. Não costumava ter esta 'constipação' tão fraca e irrelevante.

Se foi Covid, é uma boa estirpe esta. A maior parte dos internados e mortes são Nao vacinados, quando temos uma população quase toda vacinada. O que significa que podemos estar aqui a entrar na banalização deste vírus, ou vá la, poder finalmente comparar com a gripe.
 
É o que tenho. No Sabado fui ao restaurante estava cheio e abafado. Começou ontem, mas nada de febre, arrepios, tosse. Apenas garganta inflamada
Uma boa parte da malta nova vacinada que eu conheço e que teve Covid nos últimos tempos, teve dor de garganta primeiro. Alguns tiveram só mesmo dor de garganta outros tiveram outros sintomas mais adiante.
 
3 dia de sintomas, a dor de garganta passou, mas surgiu um febre ligeira, 38.0C. e curta duracao. Tosse ligeira muito seca.
E voila, perda de olfato de novo. Algo que nunca tinha tido na minha vida, e com o Covid ja tive 3x!
No entanto, ainda nao testei positivo. Mas o meu housemate testou postivo e so tem um sintoma, perda de olfato. E mais duas familias com quem tenho contacto proximo (que tem febre mais acentuada). So eu nao testo positivo, apesar dos sintomas ligeiros.
Curioso, nao e?
Deve ser da imunidade.

Pelo andar da coisa, os sintomas sao copia chapada do meu caso com Covid ligeiro em Fevereiro 2022. Muitos similares a uma constipacao/ bronquite.
Em Fevereiro foi a unica vez q acusei um teste positivo. Mas foi um teste so, e uma banda positiva fraquinha, no dia em que estava pior.

Mas parece que desta vez os sintomas sao mais ligeiros. A dor de garganta nao foi horrivel como em Fevereiro.
E a febre foi menor agora.

E aprendi a licao, vou tomar um anti-inflamatoria e prevenir a tosse mais prolongada, que foi a coisa mais dificil em Fevereiro (durou 2 semanas).

Em Setembro 2021 tive tambem perda de olfato, bem mais prolongado, e cansaco mais severo. O cansaco foi a coisa mais dificil nessa altura, e mais agressivo do que o caso de Fevereiro. Cansaco e tonturas.
A Delta era mais violenta.

Claro que nada comparado com o meu primeiro caso de covid em Marco 2020.
Ai foram os mesmos sintomas multiplicados por 100.

Ja perdi a conta de quantas vezes tive covid.

Tambem tive sintomas muito fraquinhos quando contactei com pessoas positivas em Novembro 2021 e no Natal passado.

Em conclusao, tive 6 vezes exposicao a contactos positivos. Na primeira vez fiquei com doenca severa, na segunda doenca moderada, na terceira estive quase sem sintomas, na quarta, estive quase sem sintomas, na quinta, os sintomas sao similares a uma bronquite, e agora na sexta, os sintomas sao de ligeira constipacao.

Perdi o olfato na 2a, 5a e 6a. Tive hipoxia na 1a (significativa), e 2a (ligeira) e 5a (ligeira). So tive um teste positivo na 5a vez. Tive febre em quase todas as ocasioes (mas sempre de cura duracao e ligeira, excepto na 1a que durou 15 dias e chegou aos 40C!). Os sintomas duraram mais tempo na 1a vez (3 meses - tipico long covid) e 2a vez (quase 1 mes), 2 semanas (5a vez), e nas outras ocasioes so duraram uns dias no maximo.

Mereco recorde do Guiness?
Quantas vezes foste diagnosticado com Covid com base num teste? Pelo que percebo, 2. E as outras supões que tiveste Covid.

Eu tive Covid em meados de Janeiro deste ano. Tive sintomas ligeiros, com dor de garganta mais intensa nos primeiros 2 dias e perda de olfacto ao 5º dia. Todos na minha casa ficaram infectados. Entretanto os meus filhos voltaram a ter constipações com febre e eu há 2 semanas tive uma constipação com sintomas mais fortes do que o Covid em Janeiro. Por descargo de consciência, voltámos a fazer teste e deu sempre negativo. E também temos tido contacto próximo com algumas pessoas que testaram positivo. Em suma, as outras constipações "normais" continuam entre nós. Os outros vírus respiratórios normais para a época estão em circulação. Não podem partir do pressuposto que todas estas constipações são Covid, mesmo nos casos em que tivemos contacto com casos positivos.
 
Pai com dor de garganta. Zaragatoa a postos...
 
Entretanto dá a sensação que o número de casos já esteja a diminuir, o pico foi atingido na terça feira, comparando hoje com a semana passada tivemos mais 500 casos.

Ou então o número de testes terá caído, também explicava a descida.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Entretanto dá a sensação que o número de casos já esteja a diminuir, o pico foi atingido na terça feira, comparando hoje com a semana passada tivemos mais 500 casos.

Ou então o número de testes terá caído, também explicava a descida.
Em Março são só dois testes/mês por cada utente. Deve ter influência.
 
  • Gosto
Reactions: Albifriorento
Entretanto dá a sensação que o número de casos já esteja a diminuir, o pico foi atingido na terça feira, comparando hoje com a semana passada tivemos mais 500 casos.

Ou então o número de testes terá caído, também explicava a descida.
O número de testes até aumentou, mas a positividade aumentou também para 21%, em comparação com os 17,5% de dia 6. :)
 
  • Gosto
Reactions: Albifriorento
Depois de 2 ou 3 semanas de acalmia, voltaram a existir casos conhecidos um pouco por todo o lado. Sintoma comum: garganta. Dor ou o que muitos chamam 'impressão' na garganta.

A minha irma também teve Covid esta semana e os sintomas foram dor de garganta. Eu já me sinto melhor. Nao perdi nem olfacto nem paladar, como em Novembro, portanto duvido que tenha sido Covid.
 
A minha irma também teve Covid esta semana e os sintomas foram dor de garganta. Eu já me sinto melhor. Nao perdi nem olfacto nem paladar, como em Novembro, portanto duvido que tenha sido Covid.
Ontem o meu pai tinha dor de garganta. Fez teste e deu negativo. Hoje disse-me que tinha pingo no nariz. Tomou um Ilvico. Ontem almocei com eles. A ver vamos. Com a Ómicron, perda de paladar e de olfacto é bem mais incomum. Do pessoal que conheço e que teve Covid nesta última leva, ninguém perdeu nenhum desses sentidos.
 
  • Gosto
Reactions: hurricane
Passou aqui uma nova vaga de covid e algumas pessoas ficaram com febre e doentes, sem grande energia. Como o meu housemate q esta com Covid aqui na casa.

Os meus sintomas actuais sao fraquinhos. Vou no dia 6. Nao Vai passar disto. Sinceramente ja nao ligo importancia. Nem uma grande maioria das pessoas. Pessoas com Covid convivem com pessoas sem infeccao, como se nada fosse.

So a perda do olfato é o sintoma mais estranho e especifico a Covid. Perdi-o durante 3 dias. Tal como nas outras ocasioes em q tive covid no passado. Mas recuperei o olfato rapidamente. Febre tive um dia. O resto assemelha-se a constipacao. Os meus testes rapidos deram todos negativo. Em Fevereiro ainda tive um teste positivo.

Obviamente nao pode ser constipacao devido à alteracao e perda do sentido de olfato. As constipacoes entopem o nariz mas nao fazem isto (q é dificil descrever para quem nunca teve). O Covid causa uma sensacao estranha no nariz e sem ter nariz entupido. O nariz deixa de cheirar coisas como óleos essenciais e perfume. O Covid costuma causar isto.

Hoje vou ao teatro.
Vao ser 150 pessoas (indoors) e tudo sem mascara. Muitos infectados vao estar la. Varios amigos meus. Ninguém se preocupa. Ja teve quase tudo covid uma vez pelo menos.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial