Não me lembro de alguma vez uma gripe fraca causar uma média de 20 mortes diárias em Portugal com 90% da população vacinada com 3 vacinas.E sim, a Covid-19 actualmente é uma gripe fraca.
Já estou como o outro: é uma questão de fazer as contas. Mesmo que mate o mesmo que uma gripe, só o facto de estar sempre presente todo o ano, a diferença é enorme. Em termos de efeitos que ficam para quem sobrevive, em termos de recursos, em termos de vidas que se perdem. Se e quando deixar de matar (ou de causar consequências sérias!) ninguém me ouvirá mais a falar disto.Não me lembro de alguma vez uma gripe fraca causar uma média de 20 mortes diárias em Portugal com 90% da população vacinada com 3 vacinas.
Não me lembro de alguma vez uma gripe fraca causar uma média de 20 mortes diárias em Portugal com 90% da população vacinada com 3 vacinas.
EDIT:
E como a gripe ainda anda aí, é sempre a somar, 1+1...
"Durante a época de gripe 2018/2019 o número de óbitos atribuíveis à gripe e às temperaturas baixas extremas foi estimado, respetivamente, em 3.331 e 397 óbitos", refere o relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, a que a Lusa teve acesso e cujos principais resultados foram hoje discutidos em Lisboa.
Ainda assim, a atividade gripal na época passada foi considerada "moderada".
E agora analisemos o potencial do ponto da situação actual...![]()
Mais de 3 mil pessoas terão morrido devido à gripe em Portugal no último inverno
Os dados constam do relatório do Programa Nacional de Vigilância da Gripe na época 2018/2019, apresentado pelo Instituto Ricardo Jorge, que indica uma baixa dos números da mortalidade atribuída à gripewww.dn.pt
Aproximadamente 100 dias de inverno, dá mais de 30 óbitos/dia.
Não necessariamente. Houve épocas gripais severas, como 1998/99 em que a gripe sazonal matou quase 9000 pessoas durante o inverno.E agora analisemos o potencial do ponto da situação actual...
20 mortes diárias * 365 dias do ano == 7300 mortes anuais.
Mais vale uma gripe forte do que esta gripe fraca, como tú dizes.
Sublinhe-se que nunca se teve com a gripe os cuidados e restrições que se tiveram com a Covid e não existe qualquer comparação em termos de cobertura vacinal. Já nem falo em restrições mais severas mas com máscara e uma cobertura vacinal igual à da Covid, como seriam os números da gripe? Estou confiante que, um dia, com outras vacinas ou medicação adequada que todos possamos ter em casa, a Covid deixará de matar e passará mesmo a uma constipação. Enquanto o fizer da forma que continua a fazer todos os dias, com 3 vacinas para quem as quis e cuidados que só muito recentemente deixaram de ser obrigatórios, desvalorizar estas mortes é, no que me toca, frieza. Para não dizer ofensivo.E agora analisemos o potencial do ponto da situação actual...
20 mortes diárias * 365 dias do ano == 7300 mortes anuais.
Mais vale uma gripe forte do que esta gripe fraca, como tú dizes.
Andámos, claro! A ignorância mata. Nunca mais voltarei a ir trabalhar ou socializar constipada sem máscara, por exemplo. Já tinha outros cuidados (lavar as mãos frequentemente, tossir para o braço e não cumprimentar ninguém com beijinhos, abraços ou apertos de mão). A estes juntarei a máscara quando me sentir doente. Chama-se aprender com a experiência. Passar pela vida e não aprender nada é triste.Então andámos estes anos todos a sacrificar os mais vulneráveis porque não usámos máscara durante os picos de gripe?
Certo e estou de acordo.A estes juntarei a máscara quando me sentir doente.
Eu a única coisa que peço é tino na cabeça das pessoas, não havendo tino podem-se fazer uns ajustes. Sim eu sei bem que isto veio para ficar, mas menosprezar algo sério não é solução para nada.Não necessariamente. Houve épocas gripais severas, como 1998/99 em que a gripe sazonal matou quase 9000 pessoas durante o inverno.
A covid-19 vai manter-se entre nós e sempre que aparecer uma nova estirpe haverá um pico de casos. O que propõem, medidas restritivas para sempre? Então andámos estes anos todos a sacrificar os mais vulneráveis porque não usámos máscara durante os picos de gripe?
Não é menosprezar, é usar de bom senso. Claro que quem está doente deve ficar em casa os 5 dias que são recomendados. Nem é preciso testar-se, desde que a Omicron se instalou conheço N casos de testes negativos poucas horas antes do início dos sintomas que geraram teste positivo no dia seguinte.Eu a única coisa que peço é tino na cabeça das pessoas, não havendo tino podem-se fazer uns ajustes. Sim eu sei bem que isto veio para ficar, mas menosprezar algo sério não é solução para nada.
Tu não sabes logo que estás doente! Eu infectei o meu pai antes de ter sintomas! Sim, com os números actuais é do mais elementar bom senso usar máscara em espaços fechados onde não exista possibilidade de distanciamento mínimo e sem ventilação. Não devia é ter de ser obrigatório se toda a gente usasse o cérebro que lhe foi atribuído à nascença. Quanto aos assintomáticos Covid, não conheço um único caso confirmado que não tenha tido sintomas nenhuns. Conheço alguns que quando deram positivo não tinham sintomas (fizeram porque tiveram contacto com positivos ou em contexto profissional) mas depois os desenvolveram. Devem existir entre aqueles que nunca fizeram teste (precisamente porque não tinham sintomas). Casos confirmados, positivos, que não tenham tido qualquer sintoma não conheço nenhum. Isto, de miúdos desde os 10 anos até nonagenários. Claro que isso vale o que vale. Também conheço quem tenha tido sintomas e os desvalorizou e não fez teste sequer, não sabendo se teve Covid ou outra coisa qualquer.Certo e estou de acordo.
Mas o que se pede por aí é o regresso da máscara em vários locais mesmo para aqueles que não estão doentes... A prevalência de assintomáticos da gripe e da Covid é semelhante...
O meu paladar e o meu olfacto desapareceram quase por completo algures entre esta noite e esta manhã! É estranhíssimo!

Obrigada! É estranhíssimo! A primeira vez na vida que como batatas fritas e não apreciei a experiência...A mim foi igual. Só desapareceu ao fim de 4 dias de sintomas de Covid. Depois recuperei ao fim de 5 dias. As melhoras Claudia![]()
Mas acho que ainda não desapareceu a 100%. A clara do ovo tinha um sabor semelhante ao normal. Cheirei uma garrafa de vinagre, que detesto, e nicles. É muito estranho.