Pandemia da COVID-19 2022

230 pessoas em quase 200.000 casos, o que dá uma taxa de mortalidade de 0,1%. Relembro que esta é a taxa de mortalidade típica da gripe sazonal, em anos normais cá em Portugal.

Para efeitos de comparação, há um ano a taxa de letalidade era de 1,8%. Há apenas quatro meses, era de 0,4%. :disgust:

Continuam a ser 230 pessoas. Idealmente com famílias que sentirão a sua falta. 230 pessoas que morreram vítimas de uma doença contagiosa. Não são números. São pessoas. Não, não há motivo nenhum para usar :D

230 pessoas em quase 200.000 casos, o que dá uma taxa de mortalidade de 0,1%. Relembro que esta é a taxa de mortalidade típica da gripe sazonal, em anos normais cá em Portugal.

Para efeitos de comparação, há um ano a taxa de letalidade era de 1,8%. Há apenas quatro meses, era de 0,4%. :disgust:
Bom, eu em mais um dia de Covid cá vou andando, tenho a família toda infectada e desconfio que a cadela também..
Relativamente a essa taxa de letalidade, isso para mim é anedotas, pois o número de casos andara sempre muito ligados ao número de testados.
Se resolver numa semana fazer o teste a população inteira, em vez de 200000 positivos se calhar aparecem uns 400000 infectados ou acham que os assintomáticos fazem todos o teste.
E aí a taxa de mortalidade ficaria menor ainda.
No meu caso eu fiz o auto teste, deu positivo, tenho sintomas leves a moderados, não fiz teste pcr, pelo que não o certificado de isolamento.
Porque?
Porque estou de férias e não quero substituir as férias pela baixa, mas não ando sem máscara nem na rua, e só saio de casa por alguma emergência..
A fome aperta.

• Gosto
Reactions: hurricane e belem
Continuam a ser 230 pessoas. Idealmente com famílias que sentirão a sua falta. 230 pessoas que morreram vítimas de uma doença contagiosa. Não são números. São pessoas. Não, não há motivo nenhum para usar :D
Claro que sim. Mas o que podemos mais fazer ? Não estamos a falar de maio de 2020 ou de janeiro de 2021 em termos de mortalidade.

Claro que sim. Mas o que podemos mais fazer ? Não estamos a falar de maio de 2020 ou de janeiro de 2021 em termos de mortalidade.

O que podemos fazer?

1 - dar o nosso melhor para não contribuirmos para o aumento do número de vítimas (isto é mesmo a parte essencial!).

2 - não usar smilies quando falamos de uma doença contagiosa que ao fim de mais de dois anos e com uma esmagadora da população vacinada triplamente ainda mata 230 pessoas numa semana. São perto de 1000 pessoas num mês, se estes números se mantiverem. Não sugiro que andemos pela rua a chorar ou que usemos preto. Só um bocadinho de respeito. Mais nada.

Eu começo a desconfiar que a minha teoria do vinho tinto pode estar certa. Ou isso, ou há muitos irresponsáveis.

Mas faz sentido sequer comparar uma doença sazonal com a covid que é tudo menos sazonal?

Praticamente toda a gente que conheço ou já teve ou tem covid. Desta vez foi uma razia geral.
Eu apenas dei um exemplo. Não deixa de ser uma doença provocada por um vírus respiratório com várias características semelhantes à COVID-19. :facepalm:

O meu pai acabou de receber mensagem para levar a quarta dose. E quer ir! :unsure:

Capture.png

O excesso de mortalidade já é aparente há várias semanas, mas as declarações das autoridades sobre isto são inexistentes. É preciso notar que o facto dos mortos Covid não justificar a totalidade do aumento da mortalidade geral, não significa que a maioria do restante excesso na mortalidade geral não sejam também mortos Covid. Efectivamente, só pode morrer de Covid quem tiver teste positivo Covid e não são realizados testes covid pós-mortem. Com a redução do número de testes, haverá muitos casos a passar ao lado. E até na questão da quebra de protocolo no reporte obrigatório de estar infectado. Há pessoas que fazem auto-teste positivo e não reportam à autoridades pelo que nunca entrarão no sistema, nem poderão ser usadas para o tratamento estatístico/científico.

Seria interessante perceber se este excesso de mortalidade está a ocorrer em determinados contextos, como lares.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
  • Gosto
Reactions: ClaudiaRM