Pandemia da COVID-19 2022

A Covid é como uma roleta russa, uns passam bem e outros passam mal. Eu tive em Maio e ainda não recuperei o olfacto totalmente, cheiros de perfume sinto muito mais forte do que antes, cheiro dos coentros, hortelã ou flores continuam ausentes, o cansaço esse durou até meados de Agosto a partir daí melhorou finalmente. Já consigo dar uma volta de bike subir uma subida e não ficar com a língua de fora.

Cada pessoa é um caso e o Covid mostrou que somos diferentes se uns podem passar sem ter sintomas outros têm sintomas que nem lembra o diabo, em locais como supermercados ou espaços fechados com muitas pessoas coloco a máscara ainda hoje tive uma reunião e avisaram-me logo quando marcaram que era obrigatório usar máscara.

@vitamos , as melhoras!
Sem dúvida! Sempre pensei que, se tivesse Covid, não ia ser tranquilo (por vários motivos) e foi. Conheço pessoas que passaram bastante mal, já com a Ómicron, sem aparentes factores de risco. Mas não é por ter sido tranquilo da primeira vez que dou de barato que seja exactamente assim numa eventual próxima vez. Por enquanto, tenho usado apenas nos transportes públicos porque tenho ido às compras a sítios/horas calmos. Mas está sempre comigo. Na sexta vou ao Hospital e estou curiosa para ver se ainda exigem máscara (mesmo que não exijam vou usar) e em caso negativo se haverá muita gente sem ela. A ver o que traz o Outono/Inverno...

Última edição:
  • Gosto
Reactions: algarvio1980
Sem dúvida! Sempre pensei que, se tivesse Covid, não ia ser tranquilo (por vários motivos) e foi. Conheço pessoas que passaram bastante mal, já com a Ómicron, sem aparentes factores de risco. Mas não é por ter sido tranquilo da primeira vez que dou de barato que seja exactamente assim numa eventual próxima vez. Por enquanto, tenho usado apenas nos transportes públicos porque tenho ido às compras a sítios/horas calmos. Mas está sempre comigo. Na sexta vou ao Hospital e estou curiosa para ver se ainda exigem máscara (mesmo que não exijam vou usar) e em caso negativo se haverá muita gente sem ela. A ver o que traz o Outono/Inverno...
Nos hospitais é ainda obrigatório! E a meu ver bem.

Nos hospitais é ainda obrigatório! E a meu ver bem.
Acho que depois do final do estado de alerta, há uns dias, deixou de ser obrigatório. Pelo menos foi o que li algures e é o entendimento de alguns. Acho que não faz grande sentido mas deduzo que continue a ser incentivado à entrada. Na sexta já descubro. Estás recuperado?

Acho que depois do final do estado de alerta, há uns dias, deixou de ser obrigatório. Pelo menos foi o que li algures e é o entendimento de alguns. Acho que não faz grande sentido mas deduzo que continue a ser incentivado à entrada. Na sexta já descubro. Estás recuperado?
Do que entendi é ainda obrigatório em todos os estabelecimentos de saúde. Já não o é em Farmácias e aí discordo. Restantes locais concordo com fim de obrigatoriedade.

Perfeitamente recuperado (penso). Chateia-me sentir ainda que me canso demasiado facilmente. Mas ainda é cedo para descobrir se existem estas sequelas ou se estou ainda a passar por sintomas da infecção.

Do que entendi é ainda obrigatório em todos os estabelecimentos de saúde. Já não o é em Farmácias e aí discordo. Restantes locais concordo com fim de obrigatoriedade.

Perfeitamente recuperado (penso). Chateia-me sentir ainda que me canso demasiado facilmente. Mas ainda é cedo para descobrir se existem estas sequelas ou se estou ainda a passar por sintomas da infecção.
Em farmácias já há bastante tempo. Quando caiu o estado de alerta li algures que seria difícil impor a obrigatoriedade de máscara onde quer que fosse. Na sexta vou fazer uma experiência: chegarei à entrada da consulta externa (é ao ar livre!) sem máscara e quando mostrar o papel da consulta e me deixarem entrar vejo se me dão máscara. Dêem ou não, lá dentro usarei. Talvez ainda sejam sintomas. Passou pouquíssimo tempo. Eu só tive um dia de cansaço e depois nunca mais senti nada fora do vulgar mas não sou exactamente o tipo atlético. Se fosse, não sei se notaria. Uma pessoa muito próxima teve em Agosto e ainda sente muito cansaço. Julgo que ainda não é estranho sentires cansaço.

Eu também achava que sim, mas ao que parece a legislação relativa às máscaras não estava no contexto do Estado de Alerta - de facto, foi algo que foi imposto muito depois de o Estado de Alerta ter sido oficialmente ativado em fevereiro de 2020. :)

• Gosto
Reactions: ClaudiaRM
Eu também achava que sim, mas ao que parece a legislação relativa às máscaras não estava no contexto do Estado de Alerta - de facto, foi algo que foi imposto muito depois de o Estado de Alerta ter sido oficialmente ativado em fevereiro de 2020. :)
Amanhã já tiro a prova dos nove.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Tudo mascarado, ainda, no Hospital!
A fofa da minha médica quer que eu faça um raio-X ao tórax por ter tido Covid, ainda que eu não tenha qualquer queixa nem ela tenha ouvido nada na auscultação. É uma mulher muito cuidadosa. Fiquei agradavelmente surpreendida por já não haver taxas moderadoras. Nos centros de saúde, sabia mas não estava a par de que também era o caso nas consultas externas. Não paguei nada. Nem análises.

E receita da vacina da gripe 'cravada'. Na terça devo ir à farmácia levá-la.

Tudo mascarado, ainda, no Hospital!
A fofa da minha médica quer que eu faça um raio-X ao tórax por ter tido Covid, ainda que eu não tenha qualquer queixa nem ela tenha ouvido nada na auscultação. É uma mulher muito cuidadosa. Fiquei agradavelmente surpreendida por já não haver taxas moderadoras. Nos centros de saúde, sabia mas não estava a par de que também era o caso nas consultas externas. Não paguei nada. Nem análises.
Isso é uma idiotice. Um Raio-X tem riscos e só deve ser feito quando há critérios que o justifiquem.

Isso é uma idiotice. Um Raio-X tem riscos e só deve ser feito quando há critérios que o justifiquem.
Eu tenho historial de pneumonia e infecção respiratória. Aliás, foi precisamente esse historial que fez com que nos conhecessemos e passasse a ser seguida no Hospital.

Ah ok não sabia aí o caso muda de figura.
Também por isso sempre julguei que se tivesse Covid seria mais complicado. Tive sorte. Nem tosse nem nada relacionado com as vias respiratórias, ao contrário do que seria de esperar. Mas nada garante que da próxima seja assim. A primeira chatice do género que tive, uma broncopneumonia, tinha 17 anos.

Só ontem antes de ir dormir é que percebi que tinha uma mensagem do SNS24. A minha médica propôs-me para a vacina contra a Covid. No ano passado fiz a Prevenar. Na terça a ver se passo lá para me vacinarem.