PCE FWS20 Higrometro

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boa Tarde Pessoal.

Desde que tenho a a Estação PCE FWS20 tenho tido sempre problemas ao nível de registos de humidade.

A primeira ISS passado algum tempo começou a ter problemas não passava dos 88% depois aconteceu o mesmo com um ISS que a PCE me mandou pela garantia também depois em dias de muita chuva continuava a nao passar dos 88%.


Depois decidi então comprar uma ISS nova e está a meio ano lá no RS e nos dois primeiros meses até chegava aos 99% mas nestes dias de chuva continua não passa dos 88% e já está a ter os mesmo sintomas que as outras duas ISS.
E conheço estações da PCE que com um dia de chuva chegam muito facilmente aos 99%.


Só não estou para andar sempre a comprar ISS todos os anos.
Mais alguém teve o mesmo problema?

E dantes a PCE fabricava as estações com higrómetros capacitivos agora os higrómetros são uma grande bosta.


Cumprimentos
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Coloquem sensor de humidade novo. São baratos e não custa nada a meter

Eu enquanto tive PCE também me aconteceu uma vez, mas só uma! Troquei o ISS e pronto.

pedro_cvl como se faz essa mudança!? Podias deixar aqui um, manual "how to"? Certamente para muitos de nós poderá ser muito bom e poupar umas massas! ;)

Eu ainda tenho um ISS desses, o tal que referi antes que avariou o sensor da humidade relativa, e assim tentaria fazer a sua reparação de forma a ficar com o sensor operacional novamente.

Desde já obrigado! ;)
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boa Noite

As primeiras versões da PCE os higrómetros eram capacitivos sao higrómetros muito melhores como a Davis e a Vaisala que também usam higrómetros capacitivos ;)

Agora a PCE mete do material mais fraco que há que é para render no dinheiro:mad:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Isso não será agua no emissor...que a uns dá esses problemas a outros e/ou problemas na transmissão;)
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Primeiro digam-me se os sensores da Davis sao do tipo SHT15. Se forem cada um custa uma media de 20 euros. Se forem sensores de humidade normais sao centimos cada um. O que acontece é que os sensores de humidade tem uma pelicula em cima dos circuito que tem a propriedade de absorver mais ou menos humidade do exterior. Quando recebe muita humidade torna-se mais facil passar a corrente e quando esta mais seca torna-se mais dificil. O sistema electronico interpreta a corrente que passa no sensor e atribui um valor em % de humidade. Como sao sensores que estao no exterior danificam-se mais rapido porque o sol e os UV que incidem indirectamente no sensor dão cabo da dita pelicula. Na minha Auriol decidi por fim meter o sensor com um protector que ja vinha com o sensor. Remedio santo. Tanto vai dos 20% de humidade como vai aos 99%. Li uma vez aqui num poste dum tipo que se ria porque a Auriol usava termistores para medição da temperatura....é uma das formad mais certas de medir temperatura. A resistencia do mesmo altera com a temperatura e os valores nada ficam atras dum sensor SHT.
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Isto é um sensor dos normais. Reparem que os contactos não se tocam. Em cima existe uma pelicula que com a humidade deixa passar mais ou menos corrente entre os contactos. São baratos e faceis de mudar.É agarrar no ferro de soldar e troca-los.


Isto é um sensor da gama SHT



São mais caros que os outros mas tambem podem ser mudados.
Existem ainda outros embutidos nos sensores da gama DHT que são extremamente sensiveis. Tenho ca em casa mas nunca usei. Mas se querem que a humidade passe dos 8 para os 80 em segundos então estes são optimos. Penso que numa estação se quer algo que seja gradual e não imediato como tal nunca usei.
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Isto é um sensor dos normais. Reparem que os contactos não se tocam. Em cima existe uma pelicula que com a humidade deixa passar mais ou menos corrente entre os contactos. São baratos e faceis de mudar.É agarrar no ferro de soldar e troca-los.


Isto é um sensor da gama SHT



São mais caros que os outros mas tambem podem ser mudados.
Existem ainda outros embutidos nos sensores da gama DHT que são extremamente sensiveis. Tenho ca em casa mas nunca usei. Mas se querem que a humidade passe dos 8 para os 80 em segundos então estes são optimos. Penso que numa estação se quer algo que seja gradual e não imediato como tal nunca usei.

A PCE acho que usa os ultimos;)
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Não digo que não mas custa-me a acreditar......
Acredito que usem este tipo de sensores na consola mas no exterior devem ser poucas as que usam este sensor. So vendo. Alguem que abra a caixa e que veja :)
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Não digo que não mas custa-me a acreditar......
Acredito que usem este tipo de sensores na consola mas no exterior devem ser poucas as que usam este sensor. So vendo. Alguem que abra a caixa e que veja :)