Performance e verificação de modelos e de previsões

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

O problema é serem PCs a modelarem o Tempo actual. Há muito ainda a fazer na perfeição e fiabilidade dos algoritmos. Penso que falta o " human touch ".

O "human touch" está em todas as observações que os algoritmos recolhem mundialmente. SYNOP's, METAR's, dados de balões meteorológicos (são todos sujeitos a controlo de qualidade humano), etc. E sem o "human touch" não haveria algoritmo, e é por isso que de vez em quando há upgrades ao ECMWF e GFS.
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93


Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

E depois dos calculos? Onde se reflete a perspicácia do meteorologista? Cadê a " human touch " ?
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Mas o que é que fez com que o evento tivesse ficado aquém das expectativas?

Na minha modesta opinião, foram as próprias "expectativas"!
Transcrevo o que escrevi muma mensagem que coloquei numa das regiões de seguimento (Interior Norte e Centro).
Foi um evento típico em que os fenómenos são bastante localizados e não há uma distribuição geral homogénea que contente assim todos nós. Observando sistemática e pormenorizadamente os registos de radar, de descargas eléctricas e de estações houve eventos realmente de grande potência que talvez não tenham sido seguidos, observados ou medidos, isto é, testemunhados de alguma forma por membros desta comunidade. Só para dar um exemplo, se a célula que passou a Leste de Coruche tivesse passado sobre Lisboa, o espectáculo teria sido testemunhado por muita gente e o "evento" e sua previsão teriam sido considerados positivos. Mas como foi "perdida" numa zona com baixa densidade de observadores e de medições, quase passou despercebida. E como ela podem ser apontadas muitas outras. Houve pois uma concentração em áreas e rarefacção noutras, típico destas situações.
Àcerca das expectativas, convém lembrar a data em que estávamos ainda, 7 de Setembro, talvez estivéssemos com expectativas que seriam mais próprias de uma segunda quinzena de Setembro ou talvez mais de Outubro.
:)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

E depois dos calculos? Onde se reflete a perspicácia do meteorologista? Cadê a " human touch " ?

A única maneira que um meteorologista pode ser ajudado a fazer uma previsão é via modelos computorizados, já por si aperfeiçoados por humanos. Cabe ao meteorologista investigar melhor a situação com todas as ferramentas que tem. É impossível fazer meteorologia sem algoritmos, portanto nunca irá ser apenas "human touch". Os humanos apenas o aperfeiçoam à medida que conseguem.
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Houve menos actividade do que o esperado...

Ou será que és tu que crias sempre expetativas demasiado elevadas e alguns membros seguem a tua "onda", e pensam que vem aí algo em grande ...
Quando olhei aos modelos sempre me pareceu que a maior actividade de iria verificar primeiro em parte do litoral oeste de Setubal para cima e posteriormente no interior durante o dia de Domingo.

Ou seja havia tendência para que fosse tudo muito localizado ....

Desculpa, mas és tu a criar demasiadas expetativas .... em quase sempre que chove fazes parecer que vem aí sempre algo em grande, o que não é o caso.

Um pouco mais de moderação,

Abraço

PS: Já que resolveram fugir ao tópico fui na "onda"
 

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Em relação a este evento, posso confirmar duas coisas:
- Estrutura possivelmente super-celular, muito organizada, sobre Don Benito - Espanha (aproximadamente), com chuva intensa e diversos raios. Cerca das 16H.

- Chuva moderada (com diversos pontos alagados), acompanhado com alguns raios, em Estremoz, cerca das 18.30H. Houve uma queda abrupta de temperatura de cerca de 7 graus (29º - 22º)

Vinha de viagem de Madrid :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Ou será que és tu que crias sempre expetativas demasiado elevadas e alguns membros seguem a tua "onda", e pensam que vem aí algo em grande ...
Quando olhei aos modelos sempre me pareceu que a maior actividade de iria verificar primeiro em parte do litoral oeste de Setubal para cima e posteriormente no interior durante o dia de Domingo.

Ou seja havia tendência para que fosse tudo muito localizado ....

Desculpa, mas és tu a criar demasiadas expetativas .... em quase sempre que chove fazes parecer que vem aí sempre algo em grande, o que não é o caso.

Um pouco mais de moderação,

Abraço

PS: Já que resolveram fugir ao tópico fui na "onda"

E o IPMA?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Bom, não vou estar aqui a defender nem a discutir avisos Amarelos, Laranjas, Cor-de-Rosa, seja do IPMA, seja do Stormy, seja o que for, não é esse o objectivo.
Mas há aqui da parte da maior parte do pessoal uma clara reação típica de estarmos sem um evento interessante há muito tempo, típico de final de Verão. Ou seja, o total esquecimento de que sendo um evento convectivo, é sempre uma "lotaria", e que vão sempre haver locais onde nem uma pinga ou raio cai, e outros onde parece o fim do mundo e pode haver prejuízos. Já se esqueceram do tipo de situação? Era uma dessas bem típica! Ainda para mais, estamos ainda no início de Setembro, depois de 2 meses em que maior parte do país nem uma pinga praticamente viu cair!

Estava tudo à espera de um evento generalizado com tornados e supercélulas privativas no quintal de cada um? Se era essa a expectativa então sim, foi um fiasco! Se calhar se alguma das muitas células agressivas que houve nos 2 últimos dias tivesse passado em cima de Lisboa ou do Porto estava tudo aqui a catalogar o evento como épico! Mas por azar, o mais interessante passou em regiões menos povoadas ou observadas. Mas convém estar ciente do tipo de situação que é, tipicamente convectiva. E desculpem lá, mas para início de Setembro foi um evento até acima da média diria eu.

Percam um pouco de tempo a ver as imagens de satélite e de radar dos 2 últimos dias antes de se queixarem que foi uma desgraça porque não caiu 1 metro de granizo à porta de casa!
:D

Aliás, vejam os acumulados de ontem por exemplo, e volto a referir que se trata de um evento CONVECTIVO e estamos somente na primeira semana de Setembro...

DbEnhXy.jpg


E penso que o mapa tem falhas por defeito em algumas estações off...

Acumulados de fiasco? Está bem, sim para quem esperava 50mm em todo o lado ou à porta de casa, volto a realçar...
E quanto ao falhanço dos modelos? Também não o vejo, todos apontaram instabilidade, precipitação, e com a típica também divergência na localização dos maiores acumulados como estamos habituados a ver neste tipo de eventos, realçando a tal "lotaria", que deveriamos estar lembrados, e que deveriamos estar sempre cientes quando olhamos para eles. Não vi também qualquer falhanço geral nos modelos, apenas um excesso de expectativa generalizada do pessoal, vá lá, desculpável por estarmos há tanto tempo sem animação...


E agora não vale a pena mais lamentos, e de continuarmos esta discussão, que eu próprio já estou a sair demasiado do tópico para o que queria. Afinal estamos a 2 dias de outro evento do mesmo tipo, que poderá (ou não) ser muito interessante, pelo menos para alguns. Portanto refrear os ânimos, e estar ciente do tipo de sinóptica que estamos a falar, e esperar ter sorte quando chegar o dia. E entretanto, mesmo hoje, vejo bastantes "pipocas" a rebentar sobre terra, até hoje alguns poderão ter sorte com alguns aguaceiros interessantes!
;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014


Falhou aqui no Algarve onde nunca na vida se justificaria qualquer aviso pois a nebulosidade de evolução apenas cresceria do Baixo Alentejo para cima durante a tarde, enquanto que durante a madrugada tb seria do litoral alentejano para cima.

Por isso também falhou ... só que os avisos do IPMA era amarelo por precipitação localmente forte que de acordo com os seus critérios é para precipitação na ordem dos 10 a 20 mm numa hora, que poderia perfeitamente acontecer só que o mapeamento desses avisos é que foi completamente errado, bem como as horas ....

Assunto encerrado da minha parte, escusam de responder ;)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

(...)
Estava tudo à espera de um evento generalizado com tornados e supercélulas privativas no quintal de cada um? (...)
Percam um pouco de tempo a ver as imagens de satélite e de radar dos 2 últimos dias antes de se queixarem que foi uma desgraça porque não caiu 1 metro de granizo à porta de casa!
:D

Aqui está uma análise absolutamente assertiva, do meu ponto de vista! Queremos sempre um evento YIMBY (Yes, in my back yard) e ficamos aborrecidos quando o evento é NIMBY (Not in my back yard)... o que acontece quase sempre!

Enfim, isto é totalmente off topic, mas não podia deixar de o dizer. Se assim o entenderem, agradeço que a moderação apague este comentário.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Acho muito interessante que seja considerado secundário o facto de uma instituição paga com o dinheiro do erário público falhar (e não me refiro a este caso em particular mas sim na genaralidade). Já relativamente às previsões de membros de fóruns parece exigir-se total acerto. Acho interessante mas não surpreendente e tal não me parece completamente alheio ao estado a que este país chegou.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Acho muito interessante que seja considerado secundário o facto de uma instituição paga com o dinheiro do erário público falhar (e não me refiro a este caso em particular mas sim na genaralidade). Já relativamente às previsões de membros de fóruns parece exigir-se total acerto. Acho interessante mas não surpreendente e tal não me parece completamente alheio ao estado a que este país chegou.

O IPMA acertou na sua previsão, preveu trovoada e concretizou-se, não em todo o território mas sim em algumas partes, preveu chuva forte e concretizou-se. Se os membros do fórum fossem das zonas onde ocorreu intensa trovoada e onde houve supercélulas, refiro-me ao Alentejo, muitos de vocês viam de maneira diferente as coisas e não crititicavam o ipma, pois o ipma acertou nas previsões.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Alguém aqui tem estatísticas de qual o nível de fiabilidade do antes e agora uso de modelos numericos?
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

No meu ponto de vista e não querendo alimentar muito mais este assunto, eu pensei que iria ser algo melhor do que o que foi, com base num evento do ano passado também no inicio de Setembro, refiro-me ao evento convectivo de dia 4 de Setembro para a madrugada de 5 de Setembro. Foi um evento mais localizado e generalizado no interior norte centro e também no Litoral centro e norte, aqui por exemplo lembro-me de raios muito frequentes quase durante toda a madrugada. Ainda assim o IPMA não emitiu nenhum aviso relativo a estas trovoadas e aos aguaceiros pontualmente fortes. Portanto pensei que o IPMA ao lançar um aviso amarelo no domingo passado e ainda por cima para todos os distritos estivesse a transmitir que iria ser algo bastante interessante. :(
 
  • Gosto
Reactions: ClaudiaRM

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

O IPMA acertou na sua previsão, preveu trovoada e concretizou-se, não em todo o território mas sim em algumas partes, preveu chuva forte e concretizou-se. Se os membros do fórum fossem das zonas onde ocorreu intensa trovoada e onde houve supercélulas, refiro-me ao Alentejo, muitos de vocês viam de maneira diferente as coisas e não crititicavam o ipma, pois o ipma acertou nas previsões.

Não é isso que está em causa nem eu tenho críticas particularmente graves a fazer ao IPMA. A intenção da minha intervenção é só uma: cada vez que as pessoas ficam desiludidas com a intensidade dos eventos (principalmente os mais complexos de prever que são de origem convectiva) cai-se em cima dos foristas que têm a coragem de aqui se expor ao fazer previsões, enquanto que a falta de exactidão de um organismo público pago com o dinheiro dos nossos impostos é tida como secundária. É a isso que me refiro e que me parece, de todo, irracional.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Mr. Neves